21 de Setembro

1. Usina de biogás já opera
        Já está em operação no município de Santana do Paraíso uma usina de biogás no modelo de Geração Distribuída, usado para referenciar a energia gerada por meio de fonte renovável de pequeno porte, próxima do local de consumo. A energia é gerada a partir do biogás proveniente da decomposição do lixo orgânico depositado no aterro sanitário e operado pela Vital Engenharia. O biogás é uma mistura de gás metano e gás carbônico, gerado a partir da decomposição dos resíduos orgânicos da ausência do oxigênio.
    (Diário do Aço - Ipatinga).

2. Escolas de Divinópolis premiadas
        Três escolas divinopolitanas serão contempladas com o prêmio estadual de destaque no Ideb (Índice de Ddesenvolvimento de Educação Básica). O “IDEB Transformação” é o programa lançado pelo governo de Minas para homenagear as escolas estaduais que alcançaram as metas do levantamento educacional deste ano. Para concorrer à premiação, a escola deve ter nota do Ideb e taxa de participação no último Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) igual ou superior a 80%. (Jornal Agora – Divinópolis)

3. MPMG proíbe empreendimentos
        O Ministério Público de Minas Gerais, MPMG, enviou recomendação à Prefeitura de Contagem, ao Conselho Estadual de Políticas Ambiental, (Copam) e ao Conselho Municipal de Meio Ambiente, (Comac), para que não autorizem a implantação de empreendimento imobiliário na Área de Proteção Ambiental de Vargem das Flores. A medida deve valer até decisões judiciais em ações que questionam irregularidades ambientais e urbanísticas na aprovação do novo Plano Diretor de Contagem. (Diário de Contagem).

4. Dnit retira radares em Caratinga
        Os condutores de Caratinga têm observado a retirada de radares do perímetro urbano da BR-116, desde a última semana. Os pontos são considerados críticos para a ocorrência de acidentes na cidade. Por meio de nota, o Dnit se limitou a dizer que sobre os radares em rodovias federais sob sua gestão, “a Autarquia está cumprindo o acordo judicial homologado em julho de 2019 pela Justiça Federal para a instalação de 1.140 radares eletrônicos em todo o território Nacional, visando o controle de velocidade em faixas de tráfego com criticidade ‘média’, ‘alta’ e ‘muito alta’”. (Diário de Caratinga0

5. Feira livre retoma atividades
        A Prefeitura de São Lourenço informou que a partir do próximo domingo, 27, a Feira Livre irá retornar suas atividades na Ilha Antônio Dutra. Segundo comunicado da PMSL, a Vigilância Sanitária fará todo procedimento e protocolo de segurança para que a feira livre ocorra de maneira segura e o protocolo de prevenção e combate ao covid-19 seja cumprido de forma organizada, contando com apoio da fiscalização. (O Popular - São Lourenço).

6. Preço do pão é mantido
        Com a alta do dólar, produtos que são importados para o Brasil, como arroz, óleo de soja ou farinha de trigo, tiveram um aumento significativo no preço. O pão é um desses alimentos que foi afetado pela alta inflação em quase todo o Brasil. Em Valadares, de acordo com o presidente do Sindicato das Confeitarias e Padarias de Governador Valadares – Sincap, Marcos Lopes, mesmo com o trigo bem mais caro, o pão francês, tão presente na mesa dos valadarenses, não deve ter um aumento, pelo menos por enquanto. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

7. Zoonoses vacinou mais de 22 mil
        A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde/Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, já imunizou 22.647 cães e gatos contra a raiva até quinta-feira, 17. Os números de sexta-feira, 18, ainda não haviam sido computados. Segundo a chefe da Seção de Controle de Animais de Pequeno Porte, Luma Tamm Luiz da Costa, foram 16.060 animais imunizados na zona urbana e 6.587 na zona rural. (Jornal de Uberaba).

8. Padroeiro terá documentário
        Liberdade vive um momento jamais imaginado: celebrar seu padroeiro Senhor Bom Jesus sem a presença constante dos fiéis que se reuniam a cada celebração do mês de setembro. Com o anseio de possibilitar a todos os fiéis uma celebração não menos festiva e fervorosa, o pároco e reitor do Santuário Basílica Bom Jesus do Livramento, padre Ivair Carolino, iniciou a realização de um documentário para celebrar a data. O documentário de Bom Jesus do Livramento "A Imagem Venerada” estará disponível no início de outubro. (Jornal Panorama – Baependi)

© 2021 Sindijori - Criado com o  Wix.