COLUNA MG

15 de Junho

Rede de Notícias Sindijori MG

Uberaba está no ranking de saneamento

Uberaba aparece entre as oitenta cidades brasileiras em ranking de acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto e coleta de resíduos sólidos, de acordo com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). Segundo o Ranking 2018 da Universalização do Saneamento, de 1.894 cidades avaliadas, 1.613, ou 85% do total, ainda estão longe de oferecer saneamento básico para toda a população. Mas, das cidades pesquisadas, apenas quatro alcançaram a universalização do acesso a esses serviços. (Jornal da Manhã – Uberaba)

 

Jovens revitalizam pátio em Araxá

Cerca de 60 jovens do Projeto Casa Pequeno Jardineiro da Prefeitura de Araxá participaram de uma edição especial do programa Braços Abertos da VLI, na última quarta-feira, 13. Além de conhecer o pátio ferroviário de Araxá, a turma contribuiu para a revitalização do local com o plantio de espécies nativas da região. Durante a visita os convidados entenderam um pouco mais sobre as atividades da empresa e a importância da ferrovia para a região. O pátio dá suporte à operação local e recebe vagões e locomotivas para manutenção. Os adolescentes plantaram mudas de Ipê amarelo e Flamboyants na unidade. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Araxá. (Diário de Araxá)

 

Gás de cozinha ainda falta em Araguari

A falta de gás de cozinha ainda reflete sobre o município, após duas semanas do término da paralisação dos caminhoneiros. De acordo com informações da Associação Brasileira de Entidades de Classe das Revendas de Gás (Abragás), o problema está na demanda superior à capacidade de produção das distribuidoras; a situação se intensifica em locais que se encontram mais distantes das bases de envasamento. Na ocasião da greve, muitas pessoas estocaram botijões, o que zerou os estoques dos revendedores, gerando problemas que ainda repercutem em vários estados. (Gazeta de Triângulo – Araguari)

 

Evento discute racismo e exclusão em JF

Em parceria com o Slam de Perifa e o Coletivo Vozes da Rua, o Coletivo CineFanon vai promover, neste sábado, 16, a Jornada de Pensamento e Cultura – Diálogos com Fanon, em prol da conscientização e mobilização contra o racismo e a exclusão. O evento será realizado no Museu Ferroviário e no Centro de Referência em Direitos Humanos, e reunirá pesquisadores em racismo e cultura afro-brasileira de distintas áreas. Haverá, também, o lançamento de uma obra sobre o filósofo Frantz Fanon, francês nascido em Martinica, reconhecido ao tratar temas de descolonização. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

 

Minas pleiteia título para a colheita de flores

Minas Gerais pode ter o primeiro Patrimônio Agrícola Mundial brasileiro. A candidatura da coleta de flores sempre-vivas na Serra do Espinhaço, no Vale do Jequitinhonha, ao selo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO-ONU) será oficializada na próxima semana, durante evento em Diamantina. O sistema de agricultura tradicional é realizado por comunidades rurais ao longo de séculos na parte mineira do Espinhaço, abrangendo os municípios de Bocaiúva, Olhos d’Água, Diamantina, Buenópolis, Couto Magalhães, Serro e Presidente Kubitschek. (O Norte de Minas – Montes Claros)

 

Festival de Viola prorroga inscrições

Estão prorrogadas as inscrições para o 15º Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia. Cantores e compositores agora podem submeter seus trabalhos até o dia 30 de junho, através do site oficial do evento, www.festivaldepiacatuba.com.br, onde constam as informações necessárias. O candidato deve preencher um formulário e enviar o arquivo da música, obrigatoriamente em MP3. Também serão aceitas inscrições via correio, desde que sejam postadas até o dia 30 de junho. Basta preencher a ficha que está disponível no site e enviá-la para Rua José Furtado de Mendonça, 146, Piacatuba-MG, CEP 36.708-000. De acordo com o regulamento, cada compositor poderá inscrever apenas uma música. (Leopoldinense)

 

Coral recebe Moção na Câmara

O Coral Raízes do Futuro composto por reeducandos do Presídio de Varginha recebeu Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Varginha pela conquista do 1º lugar no FESTIPRI – Festival da Canção Prisional, realizado na cidade de São Lourenço. A honraria, de autoria do vereador Zacarias Piva, homenageou também o coordenador do coral, Maestro Elias de Brito Pereira, o diretor do Presídio Welton Donizeti Benedito e o diretor adjunto Rodolfo Correia Bandeira. Para o vereador Zacarias Piva, tal homenagem se justifica pela importância do coral como referência no trabalho de ressocialização dos reeducandos. (Gazeta de Varginha)

 

Hidrelétrica Senhora do Porto em operação

Cemig e Light anunciaram o início da operação comercial da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Senhora do Porto, localizada em Dores de Guanhães (MG), com capacidade instalada de 12 MW. A usina faz parte de um projeto que inclui outras três PCHs: Dores de Guanhães (14 MW) e Jacaré (9 MW), também situadas em Dores de Guanhães, e Fortuna II (9 MW), situada nas cidades de Virginópolis e Guanhães, no Leste de Minas. (Tribuna do Mucuri)

Foto/Sandro Neves

Baixe o arquivo >>

© 2017 Folha da Manhã - Criado com o  Wix.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now