COLUNA MG

16 de Outubro

Rede de Notícias Sindijori MG

Itaúna cai no ranking de universidades

Se em 2017 a 174ª colocação no RUF – Ranking Universitário Folha já era ruim, em 2018 a situação piorou: a Universidade de Itaúna ficou com a 177ª colocação esse ano, caindo mais três posições e com nota abaixo de 20 (18,17) em 100 pontos possíveis. A Universidade de Itaúna nunca esteve bem posicionada no RUF, desde sua criação, em 2012, mas ano após ano a classificação da UIT vem piorando, já que na primeira edição (2012) estava na 166ª posição. E se a situação não é animadora no ranking geral, quando são analisadas apenas as classificações das instituições mineiras, a coisa piora. A UIT fica na antepenúltima colocação, em 22 instituições analisadas. Pior que a Universidade de Itaúna, que ficou com a 20ª posição no estado, só mesmo a Univas – Universidade do Vale do Sapucaí, 21ª em Minas e 181ª no geral; e Unincor, que ficou na lanterna em Minas (22ª) e é a 186ª no ranking geral. (Jornal Folha do Povo Itaúna)

 

Diocese realiza Encontro com prefeitos

No dia 20 de outubro será realizado pelo Movimento de Fé e Política da Diocese da Campanha, o III Encontro do Bispo Diocesano Dom Pedro Cunha Cruz com os prefeitos e vices dos municípios que compõe a diocese. O Encontro acontece das 11h às 13h30 no Teatro Mestrinho, no Colégio Marista, em Varginha. O objetivo, segundo a Diocese, é trazer o viés cristão da administração pública sob a inspiração dos documentos recentes do Papa Francisco e da Campanha da Fraternidade de 2018. (Correio do Sul – Varginha)

 

Câmara aprova elevação de alíquota

A Câmara Municipal de Uberlândia aprovou ontem o Projeto de Lei Complementar que eleva a alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) de 2% para 5% para empresas com atividades ligadas em rodovias mediante cobrança de pedágios. Em Uberlândia, o impacto direto será da MGO Rodovias, empresa que detém a concessão da BR-050 no trecho no Triângulo Mineiro e Sul de Goiás. De acordo com o projeto, a nova alíquota passará a valer a partir de 1º de janeiro de 2019 e, por enquanto, segundo a concessionária, ainda não é possível apontar qual será o impacto no valor da tarifa a partir de abril, quando é previsto uma nova revisão nos preços praticados ao usuário. (Diário de Uberlândia)

 

Cataguases tem festival com mostra de filmes

De 17 a 26 de outubro, o Festival Ver e Fazer Filmes promove uma ampla programação voltada para o público infanto-juvenil, especialmente, formado de crianças e jovens de Cataguases e da região do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais. Além de mostras audiovisuais, o evento realiza fóruns temáticos, arenas e workshops que irão reunir também dezenas de agentes culturais e educadores, realizadores e produtores audiovisuais, gestores de empresas, instituições e universidades, bem como, representantes de órgãos governamentais em âmbito regional, estadual e nacional. (Leopoldinense)

 

Programa Grandes Escritores inclui Muriaé

Promovendo desde 2002 a circulação de grandes nomes da literatura em eventos gratuitos de bate-papos e palestras, o Programa Grandes Escritores incluiu Muriaé entre as cidades que receberão a edição 2018 do projeto. No dia 24 de outubro, o público terá a oportunidade de conversar com os escritores Zuenir Ventura e seu filho Mauro Ventura a partir da palestra "Encontro de Gerações". O evento é gratuito e a classificação indicativa é livre. O jornalista, escritor e professor Zuenir Ventura é um dos mais respeitados nomes da literatura brasileira. Sétimo ocupante da cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras, ele é colunista do jornal "O Globo". (Gazeta de Muriaé)

 

Projeto apoia apresentações artísticas

Um projeto que apoia apresentações artísticas e culturais nas ruas da cidade, assim se define o "São Lourenço Itinerante que estreou durante o feriado de 12 de outubro com a realização do “Oktober Wenceslau”, onde bandas da região agitaram as noites da Rua Wenceslau Braz no centro da cidade. O “São Lourenço Itinerante” é um projeto que visa fomentar apresentações artísticas e culturais nas ruas de São Lourenço. Este é um incentivo à cultura e turismo com participação do poder público e empresários, do qual a prefeitura se encarrega do operacional para a realização dos eventos. (O Popular Net – São Lourenço)

 

Uberaba recebe SNCT

Acontece até o dia 20, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2018 traz o tema “Ciência para redução das desigualdades”. O evento propõe a aproximação da ciência e da tecnologia, aliadas às atividades do campus Uberaba. Segundo o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), a expectativa é que, a partir da estimulação da curiosidade, a população seja capaz de discutir as implicações sociais dos temas dessas áreas no cotidiano. Como o objetivo da Semana é aproximar a Ciência e Tecnologia da população, o campus Uberaba do IFTM, realizará várias ações no Praça Shopping Uberaba e na Praça Pôr do Sol. (Jornal da Manhã – Uberaba)

© 2017 Folha da Manhã - Criado com o  Wix.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now