18 de Outubro

Portaria restringe uso de celular nas escolas

Através de uma portaria que entrou em vigor na terça-feira, 16, a Secretaria Municipal de Educação disciplinou o uso de aparelhos celulares durante o expediente nas unidades escolares de Poços de Caldas. Ao utilizar o celular para situações não voltadas ao trabalho, como o acesso às redes sociais, jogos e aplicativos dos mais diversos que atrapalham o desempenho, diminuem a produtividade e podem acarretar danos e acidentes e ainda, que o servidor está deixando de executar as atribuições de seu cargo com a necessária presteza e zelo, além dos efeitos negativos sobre a segurança e a própria saúde física e mental do servidor, a Secretaria Municipal de Educação decidiu restringir o uso do equipamento. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

Conjuntos terão reservas para idosos

Tem autoria conjunta de três vereadores o projeto de lei municipal que destina vagas em apartamentos térreos para idosos e pessoas com deficiência. O texto reserva vagas em apartamentos térreos, nos conjuntos habitacionais populares de Sete Lagoas, para idosos e deficientes físicos beneficiados nos programas habitacionais. De acordo com o texto, deverão ser reservadas pelo menos 3% das unidades habitacionais residenciais para atendimento aos idosos. (Boca do Povo – Sete Lagoas)

Atenção Primária registra 4 mil consultas

A Secretaria Municipal de Saúde de Araxá registra mensalmente cerca de 4 mil consultas e 9 mil visitas no área de Atenção Primária, composta por 18 unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESFs), oito delas também com atendimento em saúde bucal, e quatro Unidades Básicas de Saúde. A secretária Diane Dutra destaca que cada uma das ESFs conta com uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiras, auxiliares / técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais. As Unidades Básicas de Saúde estão instaladas nos setores Norte, Sul, Leste e Oeste da cidade. (Diário de Araxá)

Minas Novas tem semana do empreendedor

Uma parceria entre a Fundação Aperam Acesita e Aperam BioEnergia com a Junior Achievement de Minas Gerais, associação educativa sem fins lucrativos que promove projetos com o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos jovens, realizou programas de empreendedorismo nas escolas e comunidades do município de Minas Novas, com o apoio da Secretaria de Educação e Câmara Municipal. O presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, explicou que os programas da Junior Achievement propõem uma reflexão sobre o futuro profissional dos estudantes e os prepara para o mercado de trabalho. (Gazeta dos Vales – Capelinha)

Conferência debate enfrentamento

A Prefeitura de Divinópolis promove no dia 25, a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds) em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), terá como tema a “Proteção integral, diversidade e enfrentamento da violência”. A programação contará com café, seguido pela abertura da conferência, quando serão realizadas a leitura e a aprovação do Regimento Interno e do logo do Cmdca. (Gazeta do Oeste – Divinópolis)

Sedecon alerta sobre cobrança indevida

O Serviço de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Juiz de Fora (Sedecon) alerta os consumidores sobre postos de combustíveis da cidade que estão praticando preços diferentes conforme o método de pagamento, no dinheiro ou no cartão de crédito. Em pesquisa de preços realizada em 24 postos da cidade, constatou-se que cinco adotam esta prática. Para o coordenador do Sedecon, Nilson Ferreira Neto, a prática pode ser considerada abusiva. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Prefeitura divulga animais para adoção

A Prefeitura de Leopoldina deu início nesta quarta-feira, 17, à publicação em seu site oficial das fotos dos cães que estão no Canil Municipal, atendendo o que determina a Lei Municipal nº 4434, sancionada pelo Prefeito José Roberto de Oliveira a partir da iniciativa do vereador José Augusto Cabral, autor do Projeto aprovado pelo legislativo e sancionado em 23 de agosto deste ano. A divulgação de fotos e informações sobre os animais que foram abandonados e se encontram no Canil Municipal visa aumentar as possibilidades de sua adoção, beneficiando os cães, diminuindo custos e proporcionando economia para a administração. (O Vigilante Online – Leopoldina)

Câmara promulga leis em defesa dos animais

A Câmara Municipal de Uberaba (CMU) promulgou as Leis Complementares (LC’s) 578 e 579. Ambas tratam de maus tratos a animais. As LC’s têm origem em proposições apresentadas pela vereadora Denise Max (PR). A LC 578 altera a Lei Complementar 380/2008 que dispõe sobre o Código de Posturas do Município. Já a LC 579 altera a Lei Complementar 389/2008 que institui o Código do Meio Ambiente. Ambas proíbem amarrar animais em poste, árvores, grades, portões ou portas. Também proíbe acorrentar, confinar ou alojar animais inadequadamente. (Jornal da Manhã – Uberaba)