07 de Abril

Acid ajuda manter Azul em Divinópolis

A Associação Comercial e Industrial de Divinópolis (Acid) se dispôs a assumir a compra dos equipamentos para continuar as operações da Azul no Aeroporto Brigadeiro Cabral. Os voos de Divinópolis para Campinas estão suspensos desde o dia 30 de março e o presidente da Acid, Leo Gabriel, teme que se essa suspensão ultrapasse os 30 dias, a situação não se reverta. Buscando uma solução, a Associação junto ao empresariado de Divinópolis assumiu bancar o valor necessário para continuar as operações, que dependem de três ítens: Raio-X, Maleta e Pórtico. O valor estimado para a compra dos ítens é de R$121 mil mais o aluguel mensal. (Gazeta do Oeste – Divinópolis)

MP analisa preço da passagem em 3 Corações

Vereadores de Três Corações entregaram ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais a representação que pede, entre outras medidas, que seja revogado o último aumento do preço da passagem de ônibus. Para os vereadores, a empresa deve voltar a praticar o valor do ano passado, que era de R$ 3,50, até que a justiça analise as informações e um preço justo seja cobrado pelo transporte público em Três Corações. O MP aceitou a representação e encaminhou imediatamente ao Instituto Técnico para análise dos documentos. (Correio do Sul – Varginha)

Evento “Livre da Aftosa” em Pedro Leopoldo

O governo federal realizou na semana que passou a semana em homenagem ao Brasil Livre de Febre Aftosa, com eventos em Brasília (DF) e Pedro Leopoldo. A comemoração fez parte da certificação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que deve reconhecer o Brasil como país livre de febre aftosa com vacinação no dia 24 de maio, em Paris, França, informou o Ministério da Agricultura, em nota. As solenidades iniciaram na segunda-feira, dia 2, quando aconteceu uma sessão solene no Senado Federal, no dia 3, na Câmara Legislativa do DF. Na quarta-feira, dia 4 de bril, ocorreu uma visita técnica o Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) de Pedro Leopoldo referência internacional para aftosa e biossegurança máxima de diagnóstico da doença no Brasil. (Observador – Pedro Leopoldo)

JF vai ter mais pontos de monitoramento

Juiz de Fora terá mais 15 pontos de monitoramento de trânsito feito com câmeras. Hoje já existem 12 locais vistoriados na cidade (ver quadro). Para a colocação dos equipamentos, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) deu mais um passo esta semana com a divulgação das duas empresas habilitadas para seguirem no processo de concorrência para a instalação. Após análise jurídica e técnica, a Settra habilitou as empresas CBMap Soluções Tecnológicas Eireli- EPP e Gerenciamento e Controle de Trânsito S/A (GCT) a seguir os próximos passos da chamada pública número 003/2017. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Epamig instala Unidade em Teófilo Otoni

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) celebrou, na sexta-feira, 6, a instalação de sua Unidade Demonstrativa no município de Teófilo Otoni. Em parceria com a Prefeitura de Teófilo Otoni e o Instituto Federal do Norte de Minas - Unidade Teófilo Otoni e o apoio da Emater-MG, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Ufvjm) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a unidade vai disponibilizar tecnologias para cafeicultura, olericultura e forragicultura para os produtores rurais da região. (Tribuna do Mucuri)

Coleta seletiva será lançada em maio

O Seminário de Gestão da Coleta Seletiva e Sustentabilidade promove debate e troca de experiência sobre a gestão dos resíduos sólidos recicláveis em Uberaba. O evento foi realizado nesta quinta-feira, 5, e, durante as ações, foi apresentado o projeto de coleta seletiva a ser desenvolvido pela Prefeitura. O propósito do seminário, que foi realizado pela primeira vez, foi apresentar e debater temas que aprimorem a gestão dos resíduos sólidos recicláveis em Uberaba, buscando promover a sustentabilidade da coleta seletiva solidária. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Servidores da Educação mantêm a greve

Os servidores da rede estadual de ensino em Uberlândia que estão em greve desde o dia 8 de março decidiram manter a paralisação, seguindo a diretriz aprovada na assembleia estadual na última quarta-feira. Os funcionários se reuniram em uma assembleia local na tarde desta quinta-feira, 5, para discutirem uma nova estratégia de reivindicação. Segundo Raul Oliveira, um dos diretores presentes, das 69 escolas estaduais de Uberlândia, cinco estão totalmente paralisadas e outras 20 com interrupção parcial. (Diário de Uberlândia)

Varginha volta emitir o Certificado do Viajante

A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comunica o retorno da emissão do Certificado Internacional do Viajante, que havia sido interrompido recentemente devido a problemas do Sistema Sispafra da Anvisa/MS, que não estava reconhecendo o Centro de Orientação de Varginha, impossibilitando a definição da Agenda Padrão responsável pelo agendamento e posterior emissão do Cartão Internacional do Viajante. (Gazeta de Varginha)