19 de Abril

Inadimplência do IPVA chega a 10 milhões

Em comunicado enviado pelo Chefe da AF/Araxá – Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais, Ronaldo Reines de Souza informa que a inadimplência do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2018 chega a R$10,0 milhões em Araxá, o que corresponde a uma omissão de 28% da meta prevista para arrecadação no município neste ano que soma R$ 36 milhões. O contribuinte poderá emitir a guia de arrecadação do tributo através do site da Secretaria de Estado de Fazenda, ou de posse do número do Renavam do veículo e pagar nas agências bancárias e casas lotéricas. (Diário de Araxá)

Governo de MG atrasa novos repasses

O pesadelo dos prefeitos mineiros com os atrasos dos repasses do Transporte Escolar pelo Governo de Minas está de volta. Após as cobranças e movimentos da Associação Mineira de Municípios (AMM), o Governo quitou os valores referentes a 2017 no dia 15 de fevereiro deste ano. Em 2018, o Estado já está devendo as primeiras três parcelas do ano – de fevereiro a abril – e, com isso, os prefeitos ficam sem alternativas para manter o transporte dos alunos da zona rural. Quem sai perdendo, como sempre, é a população. (Tribuna do Mucuri)

Meia Maratona movimenta o comércio

Mais de mil pessoas já se inscreveram para a 5ª Meia Maratona de Divinópolis, “Encontro dos Rios” que em 2018, será realizada no dia 17 de junho. De acordo com o organizador do evento, Glayber Alves, a expectativa para este ano será de duas mil inscrições. Além da plataforma de 21km, corredores terão opções de 10km ou 5 km. O evento movimenta o comércio de prestação de serviço, uma vez que a cidade recebe atletas de vários estados e de outros países da América do Sul. (Gazeta do Oeste – Divinópolis)

Projetos de construção barrados na PJF

De cada cem projetos para novas construções, ampliações ou regularizações de imóveis submetidos à avaliação da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU), apenas 15 são aprovados em até segunda análise e recebem o alvará para início das obras. O dado foi repassado pelo gerente do Departamento de Licenciamento de Obras e Parcelamentos Urbanas (DLU), Adair Elpes, em entrevista concedida à Tribuna. O índice de 15%, considerado baixo pela pasta, é justificado, sobretudo, pelo fato dos documentos não seguirem os padrões exigidos na legislação e, por isso, necessitarem de correções. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Primeira morte por febre confirmada

A Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina obteve nesta quarta-feira, 18 de abril, a confirmação do primeiro óbito por febre amarela em humano em Leopoldina. Logo após receber a notícia, a Secretária Municipal de Saúde, Lucia Helena Fernandes da Gama, comunicou sobre o fato ao Prefeito Municipal, Dr. José Roberto de Oliveira que autorizou todas as medidas necessárias para o pleno e efetivo enfrentamento da situação. A secretária convocou representantes de todas as unidades de saúde do município e do programa de combate a endemias para uma reunião visando a elaboração das ações a serem implementadas. (Leopoldinense)

Preço do gás registra nova queda

O Procon divulgou na terça-feira, 17, a pesquisa mensal em relação aos preços de Gás de Cozinha praticados em Poços de Caldas. O levantamento foi realizado ontem, dia 16 de abril, em dez estabelecimentos do município. De acordo com a pesquisa, o preço do gás de cozinha caiu em relação à pesquisa realizada no mês passado. Houve uma redução de - 0,34 % para o consumidor que opta para a retirada direta no depósito, e para aqueles que optam pela entrega a queda foi de 0,42%. Ainda é possível comparar os valores praticados entre os estabelecimentos. Na opção retirada no depósito, o menor valor encontrado foi de R$ 59,80 e o maior chega a R$ 68. (A Folha Regional – Muzambinho)

MPE aponta falta de participação popular

O Ministério Público Estadual recomendou que a Câmara Municipal se abstenha de votar o projeto de lei que trata da revisão do Plano Diretor de Uberlândia até que sejam sanadas as irregularidades referentes a ausência de participação popular na definição dos temas colocados em apreciação. Segundo levantamento realizado por um grupo de representantes da sociedade civil organizada, o texto que está na Câmara contém ao menos 19 modificações na comparação com o projeto que foi elaborado e aprovado em audiências públicas no ano de 2016. (Diário de Uberlândia)

Varginha recebe Encontro de Fuscas

Uma reunião realizada na Fundação Cultural de Varginha marcou o início de mais um projeto que vai agregar entretenimento, cultura e responsabilidade social para a cidade de Varginha. Recebidos pelo Diretor Superintendente Leandro Acayaba e pelo Produtor Cultural da Fundação Rosildo Beltrão, o presidente do Varginha Fusca Clube Rogério Galanti e o secretário da entidade Helvécio Massote buscaram apoio para a realização do 1º Encontro Regional de Fuscas e Veículos derivados à ar em Varginha. O evento vai reunir na cidade uma parte da história automobilística brasileira. (Correio do Sul – Varginha)

Trabalhadores encerram a greve em MG

Os trabalhadores da rede estadual de ensino decidiram em assembleia, ontem (18), encerrar a greve da categoria no estado. Segundo o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE-MG), as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (23).Ainda de acordo com o sindicato, a greve foi suspensa temporariamente, e a categoria vai avaliar outras formas de continuar pressionando o governo. O Sind-UTE explicou ainda que por causa do período eleitoral, o governo não pode enviar projeto de lei para Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e, com isso, o PL para pagamento do piso não poderia ser apreciado. (Boca do Povo – Sete Lagoas)

Baixe o arquivo >>