18 de Abril

Aeroporto de Cordisburgo asfaltado

O aeroporto de Cordisburgo se encontra com a pista de pouso e decolagem finalizada em toda sua extensão de 1.600 metros, por 30 de largura e dá mostras de sua majestosa grandeza. Podendo ser operada por aeronaves de pequeno e médio portes, a mesma, construída na saída de Cordisburgo para Curvelo, ao lado da rodovia, está localizada no eixo magnético 020/200 e com as pistas (cabeceiras) devendo ser identificadas por 02/20, para orientação dos comandantes dos aviões e para aqueles ligados à aviação. (Boca do Povo – Sete Lagoas)

Recursos de acordos para base do Samu

Aproximadamente R$125 mil já estão assegurados para consolidar a implantação da base aérea do Samu Regional em Uberaba. Os recursos são provenientes de acordos judiciais celebrados pelo Ministério Público devido a danos ambientais verificados na região. De acordo com o coordenador regional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Carlos Valera, os valores foram arrecadados por meio de medidas compensatórias estabelecidas em acordos judiciais. Ele ressalta que a verba já está disponível em conta e será gerida pela Funepu, devido a um Termo de Cooperação Técnica existente entre o Ministério Público, a UFTM e o IFTM. (Jornal da manhã – Uberaba)

Secretaria tem laudo de casos de diarreia

A secretaria de saúde de Varginha, por meio do setor de Epidemiologia, comunica o laudo da Fundação Ezequiel Dias – Funed para os casos de diarreia ocorridas no município em 2018 e reforça medidas de controle e prevenção. Das 15 amostras coletadas, 10 confirmaram a presença do vírus Norovírus. As gastroenterites virais são transmitidas por meio de água contaminada, alimentos manipulados por pessoas infectadas ou contato direto com o material fecal de uma pessoa doente. Existem diversos vírus responsáveis pela etiologia das gastroenterites, com destaque para rotavírus A, norovírus, adenovírus entéricos e astrovírus. (Gazeta de Varginha)

Prefeito traça plano para retomar voos da Azul

Depois da saída da Socicam da administração do Aeroporto Brigadeiro Cabral, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, vem buscando uma solução para a volta dos voos da Azul. Em conjunto com o prefeito Galileu Machado (MDB) foi traçada uma estratégia para resolver o problema. A Prefeitura enviará ainda nesta semana para a apreciação da Câmara Municipal um contrato emergencial. A intenção é firmar parceria com a empresa LG Serviços Aeroportuários, de Divinópolis. Em seus quadros, a empresa tem profissionais que prestaram serviços pela Socicam no Brigadeiro Cabral. (Portal Agora – Divinópolis)

Lei de bares é aprovada na Câmara de JF

Após 14 meses de polêmicas, foi aprovado em primeira discussão, na Câmara Municipal, na noite desta terça-feira, 17, o projeto de lei que restringe o horário de funcionamento de bares infratores. De autoria do vereador José Márcio Guedes (Zé Márcio, PV), o texto sofreu mudanças e se tornou mais brando ao longo desse tempo, após inúmeras reuniões com a Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Similares da Zona da Mata (Abrasel-ZM) e os sindicatos laboral e patronal do setor. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Cirurgia eletiva é tema de Audiência

Com o objetivo de debater e encontrar soluções sobre cirurgias eletivas que estão represadas no município, a Câmara Municipal de Leopoldina realizou uma audiência pública no dia 12 de abril. O encontro, aberto ao público, aconteceu no Salão Nobre Antônio Sérgio Lima Freire, sob a presidência do vereador Pastor Darci José Portella. Depois dos pronunciamentos iniciais dos autores do requerimento, Kélvia Raquel e José Ferraz, justificando a realização da audiência pública, Lúcia Gama informou que o município possui cerca de 1400 cirurgias represadas (hérnia, vesícula e catarata) e que esse número tende a aumentar. (Leopoldinense)

Prefeitura lança Guaxupé Café Festival

Neste ano a Prefeitura está lançando o Guaxupé Café Festival, com o objetivo de valorizar e reconhecer a produção de café, principal atividade agrícola do Município e que movimenta grande parte da economia da cidade. O evento pretende ainda atrair turistas e visitantes durante os cinco dias do evento que traz em sua programação exposições, teatro, artesanato, feira e os shows com artistas de renome nacional e também os “Filhos da Terra”, apresentados pelos artistas guaxupeanos. (A Folha Regional – Muzambinho)

Transporte em greve mobiliza trabalhadores

Pelo menos 50% dos trabalhadores do transporte público de Uberlândia aderiram à greve da categoria nesta quarta-feira, 18, o que trouxe lentidão no serviço e reclamações dos usuários. Motoristas, cobradores e outros trabalhadores do setor tentam negociar o reajuste salarial. Apesar da greve, foram mantidos 60% dos ônibus em circulação, segundo o Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Uberlândia (Sinttrurb). Ainda durante manhã de ontem, os trabalhadores que aderiram ao movimento se reuniram na praça Sérgio Pacheco, em frente ao Terminal Central, para uma manifestação. (Diário de Uberlândia)

Projeto Cidadão Consciente em Caratinga

O Projeto ‘Cidadão Consciente’ tem por objetivo promover o contato direto dos jovens com a Justiça Eleitoral, levando noções de cidadania e participação para estudantes do 3° ano do ensino médio das 28 escolas selecionadas da rede pública de ensino, os chamados, eleitores em potencial. A iniciativa foi apresentada na tarde desta segunda-feira (16), em coletiva de imprensa no Fórum Desembargador Faria e Sousa. Trata-se de uma parceria entre o Foro Eleitoral de Caratinga, a 6ª Superintendência Regional de Ensino, Academia Maçônica de Letras do Leste de Minas (AMLM), Lions Clube Caratinga Itaúna, A.R.L.S. obreiros de Caratinga e Fundação Educacional de Caratinga (Funec). (Diário de Caratinga)