Semana com participação de 3 mil crianças

A Codau realiza de 21 a 23 de março mais uma edição da Semana da Água. O evento, que comemora o Dia Mundial da Água, vai reunir mais de 3 mil crianças no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (Ceta) de Uberaba. De acordo com a coordenadora dos Programas Ambientais do Codau, Ivone Borges, no Ceta, onde está a Alameda das Barrigudas, durante os três dias de evento o Codau fará apresentações para as crianças sobre as estações de tratamento de água e esgoto, como ler e entender a fatura de água, como economizar água e as curiosidades da fauna e flora do local. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Polo tem cursos técnicos e universitários

O Polo UAB de Conselheiro Lafaiete está com inscrições abertas para o curso de informática da terceira idade, as vagas são limitadas. Como requisitos, o candidato deve ter idade a partir de 55 anos e ser alfabetizado. O início das aulas acontece em abril, com turmas na manhã e tarde. O curso é gratuito e acontece na sua sede na rua Padre Teófilo Reyn, número 990- B, no Expedicionário. Já na segunda-feira, 19, o polo realiza uma aula inaugural do Mediotec, curso Técnico em Administração, que acontece às 19h. O curso será oferecido pela Universidade Federal de Viçosa. (Estado Atual – Conselheiro Lafaiete)

Transporte por aplicativo será debatido

Em Montes Claros, o primeiro secretário da Câmara Municipal, vereador Wilton Dias, do PHS, propôs, por meio de requerimento, audiência pública no dia 5 de abril, objetivando debater o sistema de transporte privado de passageiros por aplicativos. No último dia 28, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou duas de três emendas do Senado ao projeto de lei que regulamenta os serviços de transporte por aplicativos. (Jornal de Notícias – Montes Claros)

Divinópolis perde projeto de inclusão

Após 15 anos, o Projeto Fazendo Arte deixou de ser contemplado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Sem recursos para manter as oficinas, 1,5 mil crianças e adolescentes podem ficar sem as oficinas de arte. Coordenação, entidades, ex-alunos, familiares dos alunos e arte-educadores se mobilizam para o maior projeto sociocultura de Divinópolis não parar neste ano. A coordenadora do projeto, Lenir de Castro, confirmou a dificuldade de voltar com as oficinas de arte sem recursos financeiros. “Neste momento, Divinópolis perdeu maior e principal projeto sociocultural. Nossa proposta, após 15 anos, foi rejeitada na Lei de Incentivo a Cultura e precisamos da ajuda de todos”, afirmou Lenir. (Gazeta do Oeste – Divinópolis)

Paróquias preparam a Semana Santa

A comunidade católica de Itaúna, composta pelas seis paróquias da cidade, já está se preparando para a Semana Santa, que terá início oficialmente no dia 25 de março, com o Domingo de Ramos. Antecipando o momento maior da fé católica, ao longo desta semana de domingo, 18, os católicos participam da “Semana das Dores”, também chamada de “Setenário das Dores”, uma das celebrações da Quaresma, que retrata um período de reflexão sobre todas as dores vividas por Maria ao longo da vida de Jesus. Na Paróquia de Sant’Ana, nos dias 23 e 24 de março, próxima sexta e sábado, acontecem a Via-Sacra e a Caminhada Penitencial. (Folha Povo Itaúna)

Saúde recebe funcionários da CCL

A Casa de Caridade Leopoldinense participou no Hospital São Paulo, em Muriaé, no dia 8 de março, do Encontro Regional de Saúde, promovido pela Federassantas que tratou da Reforma Trabalhista e seus impactos para os hospitais. Estiveram presentes a Provedora da CCL, Vera Maria do Vale Pires, o administrador Hospitalar, Wolney Aguilar Silva, os membros do Departamento Jurídico Alessandro Rubim, Luiz Galdino e Carol e do Departamento de Recursos Humanos, Lívia. O Encontro foi realizado com o intuito de que os hospitais se adequem de maneira correta à reforma trabalhista. Foram abordados todos os temas da reforma trabalhista e as novidades trazidas por esta como o trabalho intermitente. (Jornal Leopoldinense)

Machadenses de destacam em campeonato

Três lutadores machadenses da equipe FTT, comandada pelo professor Tobias Vilela se destacaram neste domingo, 18, no Campeonato de Muay Thai de Campanha. Na competição, que foi promovida pelo Centro de Treinamento Michael Siqueira Team, todos venceram seus compromissos e obtiveram títulos de suas classes. Na categoria até 91 quilos, Welington Guerra ganhou o cinturão após nocautear o seu adversário na final. Na classe até 95 quilos, Júlio César Xavier ganhou a medalha de ouro, após decisão unânime dos árbitros. Já na categoria até 55 quilos e Livre, Marcos Paulo Pereira também superou seus oponentes e ficou com os dois primeiros lugares. Com isso, no total, os machadenses disputaram quatro lutas e venceram todas, resultando em três medalhas de ouro e um cinturão. (Gazeta Machadense)

Artista faz campanha para arrecadar fundos

As diversas inquietações e reflexões filosóficas do artista plástico marianense Deivison Silvestre resultaram na criação do conceito “Simiosofia”, que soma o significado de primata (Simio) ao de sabedoria (Sophia). Criado em 2011, o movimento artístico de arte contemporânea busca “abordar aspectos sociais vivenciados na sociedade, e criar uma gama de reflexão sobre esses recortes sócio-políticos”, de acordo com seu idealizador. No início deste mês, Deivison foi convidado a expor alguns de seus trabalhos na Rock Art Gallery, em Florença, na Itália. Na luta contra o tempo, o artista busca arrecadar recursos para levar suas obras e também para comparecer ao evento, que ocorrerá entre os meses de abril e maio. (Jornal Ponto Final – Mariana)

19 de Março