23 de Maio

Em Teófilo Otoni ação contra impostos

O Dia da Liberdade de Impostos (DLI), evento promovido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com as Câmaras de Dirigentes Lojistas Jovem de todo o Brasil (CDLs Jovem), será realizado nesta quinta-feira, 24. O evento marca, simbolicamente, a data em que os brasileiros param de trabalhar apenas para pagar impostos. Em Teófilo Otoni, a CDL-TO Jovem, conta com a parceria de três empresas no evento, no ramo de remédios, gás de cozinha e combustíveis. Somente nesta quinta, a rede de Farmácias Indiana, vai vender medicamentos genéricos de 4 laboratórios e artigos de perfumaria. O Posto Atalaia vai vender 3.000 litros de gasolina comum. A Gasval vai vender 100 botijões de 13kg, todos os produtos sem impostos. (Tribuna do Mucuri)

Varginha tem números negativos no Caged

Varginha não começa bem o ano quanto à geração de empregos. Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que há retração de empregos, considerados os quatro primeiros meses do ano. Mês a mês, em janeiro os números se mostraram negativos em 396; em fevereiro -22; e em abril, -34. Apenas em março houve mais admissões que demissões em Varginha: 141 vagas. Assim é que nos quatro primeiros meses deste ano 311 vagas de empregos com carteira assinada foram fechadas em Varginha, pior que em 2017 quando os números foram positivos em 355. (Gazeta de Varginha)

Estudantes em ações para o trânsito

Desde o começo do mês, a prefeitura, por meio da secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Settrans), está engajada em atividades alusivas ao Maio Amarelo. A primeira ação educativa, ocorrida no dia 7, foi uma palestra no Centro Educacional Municipal Tenente Coronel Vilagran Cabritta, na qual foram abordadas informações de como é possível ter um trânsito mais seguro com simples mudanças de comportamento. Este ano, as atividades são inspiradas no tema “Nós somos o Trânsito”, anunciado em fevereiro pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O movimento é conhecido internacionalmente e, no Brasil, está em sua 5ª edição. O objetivo central é educar para prevenir, sensibilizando motoristas e futuros condutores dos cuidados necessários para um trânsito com mais segurança. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Feira noturna movimenta R$ 7 milhões

Sete milhões de reais. Este foi o valor movimentado pela primeira Feira Livre Noturna que, há um ano, é realizada na Praça Antônio Carlos, no Centro de Juiz de Fora. A edição de número um, aconteceu em 24 de maio do ano passado e reuniu dezenas de pessoas. Atualmente, a feira conta com cerca de 100 barracas de produtos da agricultura familiar e artesanato, que dividem espaço com o público, além do tradicional pastel e caldo de cana. Diante dos resultados positivos, a Feira Livre Noturna foi inscrita em um projeto de empreendedorismo do Sebrae, em que concorre com iniciativas de todo o Estado de Minas Gerais. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Transporte especial apresenta problemas

O vereador Valcir Soares (PTB) cobra agilidade da prefeitura e da MCTrans para resolver problemas relacionados ao Transporte Especial para Deficientes, o Transpecial. Ele enviou ofício ao chefe do Executivo pedindo uma definição nos próximos 15 dias. O prazo, de acordo com o vereador, está na Lei Orgânica e caso o prefeito Humberto Souto não aponte um caminho, deverá responder judicialmente pelo prejuízo. O documento pede agendamento fixo para estudantes que precisam diariamente do serviço, uma linha de telefone extra para receber os pedidos, além de aumento da frota de veículos e auxiliar dentro de cada carro. (O Norte de Minas – Montes Claros)

Revisão do Plano Diretor é discutida

Revisão do Plano Diretor foi discutida nesta terça-feira, 22, com o prefeito em exercício, Luiz Humberto Dutra (MDB). Equipe da Secretaria Municipal de Planejamento apresentou as mudanças propostas na legislação e o andamento do trabalho para finalizar o projeto que será enviado à Câmara de Vereadores. Na reunião, Dutra defendeu que as novas diretrizes em discussão para o Plano Diretor de Uberaba precisam acompanhar a modernidade. Segundo ele, o debate do projeto é importante para ouvir sugestões, realizar ajustes e facilitar a votação no Legislativo. O superintendente de Planejamento Urbano, Daniel Rodrigues, destacou que o assunto recentemente foi também discutido com todos os vereadores. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Temporada traz espetáculo de bonecos

A 5ª Temporada de Teatro de Sete Lagoas foi um sucesso de público, com sessões lotadas e gente tendo que ir embora. Uma das atrações foi o espetáculo "A Queixa", com apresentação na "Praça da Feirinha". Na última sexta-feira, 25, a 5ª Temporada de Teatro de Sete Lagoas apresentou um tema sério, mas retratado com a leveza do humor do teatro de bonecos: a violência contra a mulher. O evento foi realizado com entrada franca mediante doação de 1kg de alimento não perecível. Usando a linguagem do boneco popular brasileiro, o mamulengo, a trupe A Torto e A Direito, da Faculdade de Direito da UFMG, narrou, no espetáculo, a violência cometida por ex-namorados contra suas companheiras. (Sete Dias – Sete Lagoas)