Vagão do Corredor Turístico será inaugurado

No dia sete de abril será inaugurado o vagão que foi instalado no cruzamento entre as avenidas Mato Grosso e Coronel Belchior de Godoy, denominado como “Corredor Turístico” da cidade de Araguari. O local servirá como espaço de exposição da produção artesanal de artistas da cidade e como sede da Associação dos Municípios que tem Interesse Pelo Turismo da Alto Mogiana – Amitam. De acordo com o presidente da Fundação Araguarina de Educação e Cultura – Faec – Jean Carlos Laverdi, a inauguração ocorre no local com a presença das artesãs às 10h. “Após adequações, o espaço poderá receber o público e também ser ocupado por artesãos da cidade”, disse. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Acordo mantém voos da Azul em Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis e a Socicam Terminais de Passageiros selaram um acordo no último final de semana para os voos da Azul Linhas Áreas continuarem operando no município. A Socicam, responsável pela gestão do Aeroporto Brigadeiro Cabral, manterá a prestação de serviços. O município tem uma dívida de R$ 2,6 milhões com a Socicam referente a um contrato da gestão passada. O custo mensal para a prefeitura é de R$ 168 mil. Além da dívida com a Socicam, município tem R$ 1,4 milhão em crédito para receber de taxas dos permissionários dos hangares do Brigadeiro Cabral. A quitação dessa dívida seria fundamental para amenizar essa situação. A Azul chegou a anunciar a suspensão dos voos. (Gazeta do Oeste – Divinópolis)

Grupo Unis terá curso de psicologia

O Ministério da Educação divulgou no Diário Oficial do União a aprovação para a oferta do curso de Psicologia do Grupo Unis, de Varginha. A notícia foi muito comemorada, pois há anos a Instituição vem se mobilizando para ofertar mais essa graduação em seu hall de cursos. A proposta junto ao MEC foi feita em 2016. Em agosto de 2017 uma comissão enviada pelo Ministério da Educação visitou as dependências do Cetro Universitário do Sul de Minas e também estudou a proposta pedagógica oferecida antes de concluir a aprovação. (Correio do Sul – Varginha)

Ascomóvel entre em ação em JF

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora (Ascomcer), promoverá, durante todas as segundas-feiras de abril, ações de conscientização acerca do câncer de mama e para aumentar a rastreabilidade da doença. As ações vão acontecer com o apoio do Ascomóvel, um micro-ônibus que oferece serviço móvel de orientação, educação e promoção de saúde em Juiz de Fora e região. Durante o atendimento, as pacientes passarão por exames clínicos e, caso haja indicação para mamografia, serão encaminhadas para o agendamento do exame. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Leopoldina realiza sua 1ª Festa Literária

Entre os dias 19 e 26 de maio, a cidade de Leopoldina, MG, estará envolvida com sua primeira Festa Literária. A FliLeo é organizada por uma equipe comprometida com o desenvolvimento de atividades culturais na cidade, composta pela Academia Leopoldinense de Letras e Artes, Academia Jovem de Letras e Artes de Leopoldina, Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho, Cefet-MG Unidade Leopoldina, Conhecer Educação e Cultura, Superintendência Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura. (Leopoldinense)

Polo Audiovisual faz produção do longa

No dia 27 de março teve início, em Cataguases, as filmagens do longa-metragem "Arigó", que irá contar a fascinante história de um dos maiores médiuns brasileiros. José Pedro de Freitas, conhecido como Arigó, realizou milhares de cirurgias e curas espirituais, atraindo multidões em sua cidade natal, Congonhas, Minas Gerais. Ele morreu em 1971, aos 51 anos de idade, em um acidente automobilístico. O filme é uma produção da Moonshot Pictures (SP), associada a FJ Productions (SP) e Camisa Listrada BH (MG), com direção de Gustavo Fernández, reconhecido por suas realizações na TV como a novela "Avenida Brasil", "Além do Horizonte" e a recente minissérie "Os dias eram assim". (Gazeta de Muriaé)

Escola Livre de Teatro prorroga inscrições

Embora iniciados na semana passada, ainda restam algumas vagas remanescentes para os cursos pagos e também para os gratuitos da Escola Livre de Teatro, realizados pela Preqaria Cia de Teatro em Sete Lagoas. As mensalidades para os cursos pagos variam entre R$ 80 e R$ 160. Além dos cursos regulares da Escola Livre de Teatro, a Preqaria também ministra, por meio do projeto Arte Concreta, cursos gratuitos. O Arte Concreta tem patrocínio da Cimento Nacional, por meio da Lei Estadual de incentivo à Cultura, e é realizado em quatro bairros de Sete Lagoas: Centro (Casarão), Nova Cidade (Faculdades Santo Agostinho), Montreal (Paróquia do Divino) e Santo Antônio (Unifemm). (Sete Dias – Sete Lagoas)

Uberaba vai ter reforço do governo federal

Com auxílio financeiro federal, Uberaba terá R$804,9 mil de repasse extra para a Saúde, R$482,9 mil para a Educação e R$321,9 mil destinados à Assistência Social. Os números são de levantamento da Confederação Nacional dos Municípios. Pelo relatório, Uberlândia terá os mesmos valores. Já Araxá e Ituiutaba terão verba extra de R$462,4 mil para Saúde, R$277,4 mil para Educação e R$184,9 mil para Assistência Social. Para as cidades do porte de Conceição de Alagoas e Sacramento os repasses serão, respectivamente, de R$202,3 mil, R$121, 3 mil e R$80,9 mil.  Na região, os menores valores serão destinados a Campo Florido, Conquista, Delta, Pirajuba e Veríssimo. (Jornal da Manhã – Uberaba)