COLUNA MG

02 de Julho

Rede de Notícias Sindijori MG

Norte recebe recurso para estiagem

A estiagem já faz estragos no Norte de Minas, com 85 dos 89 municípios da região decretando estado de emergência em função da seca. Mas para alívio principalmente de quem vive na área rural, o socorro já está para chegar. São R$ 5 milhões que vão ser liberados até o fim deste mês pelo governo federal para as cidades. O recurso vai ser utilizado para o aluguel de caminhões-pipa e compra de caixas d’água para armazenamento de água que vão ajudar o homem do campo a aplacar a falta do recurso hídrico. (Jornal O Norte- Montes Claros)

 

Sindijori promove assembleia e cursos

Foi realizada no último final de semana, na sede da Fiemg, em BH, a assembleia geral do Sindicato dos Proprietários de Jornais e Revistas do Estado de Minas Gerais (Sindijori). Jornais de todo o Estado se reuniram para debater problemas do setor e traçar as metas de atuação do sindicato em apoio à imprensa escrita mineira. A assembleia contou com a participação do subsecretário de Estado da Comunicação, Roberto Bastianetto, e o superintendente de Comunicação da Fiemg, Pedro Costa. Ambos destacaram a importância da imprensa escrita e sua modernização, bem como o trabalho de fortalecimento promovido pelo Sindijori. O sindicato também realizou cursos de modernização e estruturação dos jornais impressos oferecidos pelo Programa Fiemg Competitiva. Os temas abordaram a estruturação do meio digital nos jornais, com capacitação para vendas e atuação jornalística no meio digital. (Rede Sindijori)

 

Capelinha recebe Festival Gastronômico

O município de Capelinha receberá, até 13 de julho, o Festival Gastronômico Jequisabor, uma iniciativa do Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura de Capelinha. O objetivo é promover o turismo gastronômico e cultural sustentável na região, com resgate de temperos e sabores típicos da culinária de raiz. Durante o evento, profissionais de bares, restaurantes e similares poderão participar de oficinas e palestras, com foco na profissionalização do setor. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

 

Rotativo reinicia e será gratuito por um mês

O estacionamento rotativo voltou a valer em 29 ruas de Muriaé a partir desta segunda-feira, 1. No entanto, em acordo firmado entre a Prefeitura e a empresa Sinart, que é responsável pela operação da Área Azul, não vai haver cobrança de tarifa durante todo o mês de julho. Ao longo dos próximos 31 dias, a proposta vai ser exclusivamente de promover a adaptação dos motoristas ao novo sistema. Assim, os tíquetes para serem colocados no painel dos veículos podem ser retirados gratuitamente com os funcionários da Sinart nas ruas, bem como nos pontos de venda credenciados pela empresa junto ao comércio local. (Gazeta de Muriaé)

 

Conferência da Pessoa Idosa é realizada

Aconteceu na última sexta-feira, 28, no Paço da Misericórdia, a Terceira Conferência Municipal da Pessoa Idosa de Ouro Preto. Com o tema central: Desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas, o evento reuniu o presidente do conselho do idoso, Luiz Carlos Teixeira, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, Luciene Andreia Barbosa Ribeiro, o prefeito Júlio Pimenta e integrantes do conselho do idoso. A conferência foi aberta à população e contou com pessoas de Ouro Preto e dos distritos de Amarantina e Santo Antônio do Leite. (Jornal Voz Ativa- Ouro Preto)

 

Estoque de vacina contra gripe é fraco

A campanha de vacinação contra a gripe, que em sua primeira fase foi destinada apenas a grupos específicos da população, terminou na sexta-feira, 31 de maio. Após esse período, as vacinas restantes foram liberadas para todas a pessoas que desejassem se vacinar, porém, em alguns postos de saúde e unidades da Estratégia de Saúde da Família que possuem sala de vacinação, a vacina não foi encontrada na última semana. Em alguns postos de saúde contatados pelo jornal Sete Dias, a remessa com cerca de 300 vacinas, na semana passada, se esgotou no mesmo dia. (Sete Dias- Sete Lagoas)

 

Transporte por aplicativo é regulamentado

O Decreto municipal publicado na segunda-feira, 01, tem missão de trazer mais segurança a usuários regulamentando transporte por aplicativo. A proposição reforça normas já pré-estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro e cria diretrizes para que prestação de serviço seja legal e segura. O texto assinado foi construído junto após reuniões entre Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans) e representantes de aplicativos existentes, taxistas e motoristas individuais. Dentre normas exigidas, o decreto determina que veículos de aplicativos usados para transporte de pessoas sejam cadastrados e inspecionados pela Settrans e não devem ultrapassar sete anos de fabricação. (Gazeta do Oeste- Divinópolis)

 

Nível do Lago está abaixo do esperado

O nível do Lago de Furnas está abaixo do esperado para esta época do ano pela Associação dos Municípios. Atualmente, o nível do lago está em 51% de sua capacidade ou 761,23 metros. Há 10 anos, nesta mesma época, o nível do lago estava com 95% de sua capacidade. O nível mínimo, pelo qual as associações dos municípios tanto lutam, é que o lago fique sempre com pelo menos 762 metros. O que preocupa é que o nível está abaixo do mínimo já no período de estiagem. O nível de 762 metros é considerado o mais seguro para atender todos os setores, como turismo, piscicultura e geração de energia. Este é o 3º ano seguido em que o nível de Furnas entra neste período abaixo da cota. (Nova Imprensa- Formiga)

© 2017 Folha da Manhã - Criado com o  Wix.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now