06 de Maio

Usiminas anuncia reforma do alto-forno 3

O presidente da Usiminas, Sérgio Leite acompanhado do seu staff, recebeu a imprensa regional para uma coletiva, quando anunciou a proposta de reforma do alto-forno 3 da siderúrgica em 2021, quando este completa 21 anos de operação, construção do gasômetro, os impactos com a tragédia de Brumadinho e confirmou o lucro líquido da Usiminas no primeiro trimestre que foi de R$ 76,3 milhões. A empresa vai investir nos próximos anos R$ 1 bilhão, sendo 70% na siderurgia, iniciando este ano com R$ 130 mi. Durante a coletiva Sérgio Leite disse “que a reforma do alto-forno 3 da empresa será em 2021 e deve durar cerca de 110 dias, e gerar mais de mil empregos temporários para o serviço, mas não ocorrerá a contratação de empregos fixos”. (Jornal Classivale – Ipatinga)

UFJF tem R$ 23 milhões bloqueados

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reuniu-se, nesta sexta-feira, 3, a fim de discutir as implicações do corte orçamentário de 30%, anunciado pelo Ministério da Educação (MEC), às universidades e aos institutos federais. A Reitoria identificou, na terça, 30, bloqueio de R$ 23 milhões do orçamento de custeio e capital, montante correspondente à porcentagem estabelecida pela pasta. Embora ainda estude os reais impactos do bloqueio, a Administração Superior compreende consequências no funcionamento técnico da instituição, bem como nas comunidades beneficiadas com os projetos e os serviços desenvolvidos. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

Zebuiada coloca ABCZ no Guiness Book

A programação oficial da Expozebu 2019 foi encerrada neste domingo, 5, com a realização do “Zebu para todos”, que produziu seis toneladas de Zebuiada, que tem como base carne de Zebu. O preparo de um total de 4.778 quilos de carne de Zebu, de uma única vez em uma mesma panela, colocou a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) no Livro dos Recordes. Foram postos 10 mil convites à venda vendas para o evento. O balanço total deve ser divulgado ainda nesta segunda-feira, 6. O valor arrecadado vai ser doado a três instituições: Hospital de Amor de Barretos (SP), grupos Vencer e Oásis, de Uberaba. Foram utilizados os cortes de coxão duro e acém, em receita preparada pelo Chef Allan Vila. (Jornal da Manhã- Uberaba)

NM bate recorde na declaração do IR

O Norte de Minas bateu recorde na quantidade de declarações de imposto de renda. No total foram registradas 120.790 declarações, quando a estimativa da receita era de 118 mil. Entretanto, a cidade de Montes Claros ficou abaixo do desejado, com nove casos a menos, pois a estimativa era de 53.000 casos e apresentou 52.991, conforme os dados do delegado regional da Receita Federal, Filipe Florence. O curioso é que o Norte de Minas tem uma população estimada de 1,5 milhão de pessoas, mas segundo o delegado, as 120.790 estão dentro do parâmetro, pois esse é o número de declarações e muitas vêm com mais de um contribuinte e dependentes. Ele reconhece que o Norte de Minas tem uma informalidade muito grande. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)

Salários podem ser reduzidos em 50%

O vereador Luis Henrique Sabino Messias é o autor de um projeto de projeto de lei que pretende reduzir em 50% o valor do subsídio pago ao prefeito e vereadores e em 20% os valores mensalmente repassados ao vice-prefeito secretários municipais de Arcos. A proposta prevê que prefeito e vereadores que passariam a receber R$12.112,20 e R$3.074,60 respectivamente. Já o vice-prefeito e secretários receberiam R$5.167,12 e R$6.380,52 respectivamente. Além da economia de R$ 420 mil ao ano que vai ser gerada pela redução de cadeiras na próxima legislatura, que passa de 13 para 9, segundo proposta aprovada em maio de 2017, outros R$2 milhões, em 4 anos de governo, podem deixar de sair dos cofres do município para arcar com o pagamento de salários do primeiro escalão. (Jornal Nova Imprensa- Formiga)

Projeto cria Fundo Municipal de Cultura

A Câmara Municipal aprovou esta semana os Projetos de Lei Ordinária que tratam da criação do Fundo Municipal de Cultura. O projeto altera a lei de 17 de outubro de 1995 que “institui o Fundo Municipal de Cultura e dá outras providências”, alterada pela lei n° 6.652/2002”. E o PLO 248 “altera a lei nº 5.187 de 28 de agosto de 1996 “dispõe sobre incentivo fiscal à cultura e dá outras providências”. "Foram 24 anos de muita luta, discussão, derrotas e agora essa importante vitória. A cidade agora ganha uma Lei Municipal de Cultura estruturada, com previsão de edital para o fomento e fundo", comemorou o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Rogério Pardal. (Jornal Sete Dias- Sete Lagoas)

Hospital vai passar por reformas

O Hospital São Lourenço comunicou na quinta-feira, 02, que iniciou uma importante conquista para toda população: as obras de reforma completa da Ala-3 / Enfermaria, ala de internação que atende pacientes pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A unidade vai ser inteiramente renovada, tornando-se assim, um espaço mais confortável e adequado a melhor assistência aos seus usuários. Portanto, à partir do próximo dia 9 de maio e até a conclusão das obras, os pacientes da Ala-3 vão ser transferidos para o Hospital de Carmo de Minas, instituição bem próxima a São Lourenço e que possui uma excelente estrutura para receber os pacientes que vão continuar na responsabilidade do Hospital São Lourenço. (Jornal O Popular Net- São Lourenço)