06 de Setembro

Mulheres ganham mais espaço no Norte

Dados de pesquisa divulgados pelo Observatório do Trabalho do Norte de Minas (OTNM), órgão vinculado à Unimontes, confirmam que por três meses consecutivos neste ano (maio, junho e julho), Montes Claros está entre poucas cidades de Minas Gerais a ter saldo positivo no mercado de trabalho. Segundo o OTNM, no período avaliado foram feitas 2.581 admissões contra 2.557 desligamentos. Outro dado importante mostra que, durante o período de um ano, foi observada a substituição de trabalhadores com mais de 30 anos por pessoas mais jovens, mas que passaram a receber remuneração menor. As firmas que mais contrataram foram as microempresas – com perfil de até quatro empregados. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)

Projeto prioriza o produtor rural

A Câmara de Vereadores de Divinópolis aprovou Projeto de Lei, de autoria do vereador Nego do Buriti, que prioriza a participação dos produtores rurais e orgânicos do Município de Divinópolis em eventos organizados, patrocinados ou apoiados pelo Poder Executivo. A proposta foi aprovada por 13 votos favoráveis e segue agora para análise do prefeito Galileu Machado (MDB). Durante a defesa da proposta em Plenário, Nego do Buriti reafirmou que a agricultura orgânica merece destaque nos eventos de caráter público, especialmente, por promover a geração de emprego e renda para o agricultor familiar como também se destaca de forma positiva no âmbito da preservação do meio ambiente. (Gazeta do Oeste- Divinópolis)

Universidade perde 68 bolsas de pós

Sessenta e oito bolsas de cursos de mestrado e doutorado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vão ser suspensas. O número foi contabilizado pela instituição após o anúncio de cortes feito pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última segunda-feira, 2. O órgão, responsável por financiar pesquisas de pós-graduação, informou que vai congelar 5.613 bolsas em todo o país por conta da redução de recursos. O Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2020, elaborado pelo Governo Jair Bolsonaro (PSL), reduz em 17% o dinheiro direcionado à educação, em comparação com 2019. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

Nove casos de sarampo são confirmados

Nove casos de sarampo foram confirmados em Uberlândia nesta quinta-feira, 5. Segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), em todo o estado há 13 confirmações, ou seja, Uberlândia concentra a maioria dos diagnósticos da doença. Ainda de acordo com o boletim divulgado pelo governo, quem transmitiu a doença aos pacientes de Uberlândia é um trabalhador da cidade de Araras (SP) que realiza a manutenção de equipamentos de laboratório junto a estabelecimentos de saúde do Triângulo Mineiro e Sul de Minas. (Diário de Uberlândia)

Programa visa regularizar ambulantes

Foi realizado na Casa da Cultura o 1º Capacita Sete Lagoas. O Programa é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Assistência Social, tendo como objetivo regularizar o comércio ambulante no município, dando condições de trabalho e garantindo a utilização democrática do espaço urbano e a inclusão social. Todo o comércio ambulante atua de forma irregular no município, já que esse tipo de atividade é proibida pela Lei Municipal 5527/1998. A intenção do projeto é criar novas normas, de forma organizada, visando a harmonização entre o comércio ambulante e o comércio local. (Jornal Sete Dias- Sete Lagoas)

Conservatório registrado como patrimônio

A Fundação Cultural de Uberaba (FCU) vai realizar o registro do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi como patrimônio imaterial da cidade. A ação faz parte da comemoração de 70 anos de fundação do Conservatório e vai acontecer no dia 6 de setembro, dia do aniversário, no anfiteatro da Prefeitura de Uberaba, às 19h30. A instituição vai ser registrada na modalidade “Saberes, linguagens e expressões musicais”, proposta pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, o Iepha. O evento é aberto ao público. O reconhecimento partiu do presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Ronaldo Amâncio. (Jornal da Cidade- Uberaba)

Conselho Tutelar é tema de audiência

O aumento da criminalidade e o crescimento do número de moradores são fatores determinantes para a criação da segunda unidade do Conselho Tutelar em Araguari, afirma o vereador Carlos Machado (PSL). Para discutir o assunto, acontece nesta sexta-feira, 6, uma reunião no plenário da Câmara Municipal. Para ampliar o debate, foram convidados representantes do setor, como poder Judiciário, Polícias Civil e Militar, Conselho Tutelar, Comissário de Menores, bem como, vereadores, pastas e autoridades municipais. Atualmente, a cidade conta com cinco conselheiros tutelares, em conformidade ao artigo 132 do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). (Gazeta do Triângulo- Araguari)