COLUNA MG

06 de Setembro

Rede de Notícias Sindijori MG

Mulheres ganham mais espaço no Norte

Dados de pesquisa divulgados pelo Observatório do Trabalho do Norte de Minas (OTNM), órgão vinculado à Unimontes, confirmam que por três meses consecutivos neste ano (maio, junho e julho), Montes Claros está entre poucas cidades de Minas Gerais a ter saldo positivo no mercado de trabalho. Segundo o OTNM, no período avaliado foram feitas 2.581 admissões contra 2.557 desligamentos. Outro dado importante mostra que, durante o período de um ano, foi observada a substituição de trabalhadores com mais de 30 anos por pessoas mais jovens, mas que passaram a receber remuneração menor. As firmas que mais contrataram foram as microempresas – com perfil de até quatro empregados. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)

 

Projeto prioriza o produtor rural

A Câmara de Vereadores de Divinópolis aprovou Projeto de Lei, de autoria do vereador Nego do Buriti, que prioriza a participação dos produtores rurais e orgânicos do Município de Divinópolis em eventos organizados, patrocinados ou apoiados pelo Poder Executivo. A proposta foi aprovada por 13 votos favoráveis e segue agora para análise do prefeito Galileu Machado (MDB). Durante a defesa da proposta em Plenário, Nego do Buriti reafirmou que a agricultura orgânica merece destaque nos eventos de caráter público, especialmente, por promover a geração de emprego e renda para o agricultor familiar como também se destaca de forma positiva no âmbito da preservação do meio ambiente. (Gazeta do Oeste- Divinópolis)

 

Universidade perde 68 bolsas de pós

Sessenta e oito bolsas de cursos de mestrado e doutorado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vão ser suspensas. O número foi contabilizado pela instituição após o anúncio de cortes feito pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última segunda-feira, 2. O órgão, responsável por financiar pesquisas de pós-graduação, informou que vai congelar 5.613 bolsas em todo o país por conta da redução de recursos. O Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2020, elaborado pelo Governo Jair Bolsonaro (PSL), reduz em 17% o dinheiro direcionado à educação, em comparação com 2019. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

 

Nove casos de sarampo são confirmados

Nove casos de sarampo foram confirmados em Uberlândia nesta quinta-feira, 5. Segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), em todo o estado há 13 confirmações, ou seja, Uberlândia concentra a maioria dos diagnósticos da doença. Ainda de acordo com o boletim divulgado pelo governo, quem transmitiu a doença aos pacientes de Uberlândia é um trabalhador da cidade de Araras (SP) que realiza a manutenção de equipamentos de laboratório junto a estabelecimentos de saúde do Triângulo Mineiro e Sul de Minas. (Diário de Uberlândia)

 

Programa visa regularizar ambulantes

Foi realizado na Casa da Cultura o 1º Capacita Sete Lagoas. O Programa é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Assistência Social, tendo como objetivo regularizar o comércio ambulante no município, dando condições de trabalho e garantindo a utilização democrática do espaço urbano e a inclusão social. Todo o comércio ambulante atua de forma irregular no município, já que esse tipo de atividade é proibida pela Lei Municipal 5527/1998. A intenção do projeto é criar novas normas, de forma organizada, visando a harmonização entre o comércio ambulante e o comércio local. (Jornal Sete Dias- Sete Lagoas)

 

Conservatório registrado como patrimônio

A Fundação Cultural de Uberaba (FCU) vai realizar o registro do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi como patrimônio imaterial da cidade. A ação faz parte da comemoração de 70 anos de fundação do Conservatório e vai acontecer no dia 6 de setembro, dia do aniversário, no anfiteatro da Prefeitura de Uberaba, às 19h30. A instituição vai ser registrada na modalidade “Saberes, linguagens e expressões musicais”, proposta pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, o Iepha. O evento é aberto ao público. O reconhecimento partiu do presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Ronaldo Amâncio. (Jornal da Cidade- Uberaba)

 

Conselho Tutelar é tema de audiência

O aumento da criminalidade e o crescimento do número de moradores são fatores determinantes para a criação da segunda unidade do Conselho Tutelar em Araguari, afirma o vereador Carlos Machado (PSL). Para discutir o assunto, acontece nesta sexta-feira, 6, uma reunião no plenário da Câmara Municipal. Para ampliar o debate, foram convidados representantes do setor, como poder Judiciário, Polícias Civil e Militar, Conselho Tutelar, Comissário de Menores, bem como, vereadores, pastas e autoridades municipais. Atualmente, a cidade conta com cinco conselheiros tutelares, em conformidade ao artigo 132 do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). (Gazeta do Triângulo- Araguari)

© 2017 Folha da Manhã - Criado com o  Wix.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now