08 de Julho

Uemg poderá abrir campus em Mariana

A possibilidade da implantação de um campus da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), em Mariana, foi anunciada pelo deputado estadual Thiago Cota. O parlamentar participou de uma reunião com a reitora da Uemg, Lavínia Rodrigues e com o vice-reitor, Thiago Torres para discutir o assunto. Segundo o político, a reitora foi extremamente solícita com a demanda e afirmou que as possibilidades da implantação da Uemg na cidade são boas, desde que haja uma parceria entre o Município e o Estado, já que também seria necessário a doação de um terreno para a instalação da Universidade. (Portal da Cidade- Mariana)

Uberaba fará substituição de lâmpadas

Para dar pontapé à Parceria Público-Privada da Iluminação Pública, o prefeito Paulo Piau (MDB) se reuniu com representantes do consórcio vencedor da licitação e definiu detalhes técnicos para o início da troca de todas as lâmpadas da cidade pelo sistema de LED. O prefeito ressalta que o contrato já foi assinado com o consórcio Consip. Pelo contrato, a partir de agora deve ser feito um investimento inicial de R$186 milhões no período de 18 meses para a substituição das lâmpadas e começar a modernização do parque de iluminação da cidade. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Fiemg inicia articulação política

O presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, participou da primeira audiência do novo Ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República no Ministério, General Luiz Eduardo Baptista Ramos Pereira no último final de semana. O líder industrial mineiro saiu entusiasmado do encontro: “Tive a melhor impressão possível do general Ramos, que me pareceu a pessoa ideal para a interlocução com o Legislativo em momento fundamental para o Brasil”, enfatizou. (Rede Sindijori)

Homologação de saneamento básico é assinada

Visando a melhoria na qualidade de vida dos moradores, a Prefeitura Municipal de Ouro Preto assinou a homologação do contrato com as empresas que vão ficar responsáveis pela captação e tratamento da água e esgoto tanto da cidade histórica quanto de seus distritos. A princípio idealizado como uma Parceria Público Privada (PPP), o processo licitatório teve início há 2 anos, mas foi revisto e repensado como uma concessão de serviço público pela nova gestão. Foram analisados documentos referentes à habilitação, proposta técnica e comercial da única participante da licitação. (Voz Ativa- Ouro Preto)

Miss e Mister Afro tem inscrições abertas

O tradicional concurso Miss e Mister Afro Monlevade está com as inscrições gratuitas abertas. O evento vai ser realizado no feriado de 15 de novembro, no salão do Real Esporte Clube. Podem se escreverem homens e mulheres entre 17 a 25 anos e senhoras acima de 40 anos, residentes ou não em João Monlevade. Os inscritos vão participar de uma pré-seleção que vai acontecer dia 4 de agosto. “Apesar das dificuldades enfrentadas para realização do evento e por vezes ter pensado em desistir, estou imensamente feliz com a crescente participação da família afro ano após ano. A boa notícia para quem já foi ver o Miss Afro é que poderá ir de novo e, para quem não foi, haverá outras oportunidades, pois garanto que muitas outras edições virão”. (Jornal A Notícia- João Monlevade)

ETE está pronta para inauguração

Com um investimento de mais de R$ 38 milhões e um atraso no início das obras, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), continuou a ser construída em março de 2017. Os recursos que possibilitaram executar o projeto da estação foram obtidos através de um financiamento junto ao governo Federal no valor de R$ 32 milhões; a verba restante foi conquistada em uma contrapartida da Superintendência de Água e Esgoto (SAE). Iniciada no ano de 2006, com o projeto elaborado pela empresa Tec Minas, de Belo Horizonte, as obras da Estação de Tratamento de Esgoto tiveram que ser paralisadas em 2007 devido à necessidade em realizar adequações que foram aprovadas apenas em 2013 pelo Ministério das Cidades. (Gazeta do Triângulo- Araguari)

Grupos folclóricos recebem R$ 54 mil

O seis grupos folclóricos de catopés, cablocinhos e marujos de Montes Claros vão receber R$ 54 mil nesse ano para se apresentarem durante as tradicionais Festas de Agosto, mantendo a mais antiga tradição cultural e religiosa da cidade, iniciada oficialmente em 1.834. O extrato de dispensa de inexigibilidade de licitação foi publicado no Diário Oficial de sábado, 6. Na noite de sábado os grupos desfilaram pelas ruas centrais de Montes Claros e se concentraram em espaço na avenida Cula Mangabeira, para um ensaio geral, mas sem as vestimentas. Cada grupo vai receber R$ 9 mil. O secretário municipal de Cultura, João Rodrigues explica que nos anos anteriores a ajuda foi de R$ 6 mil para cada grupo. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)