10 de Maio

Moradores podem denunciar por aplicativo

Uma nova iniciativa lançada pela Prefeitura de Muriaé chega com o objetivo de reduzir transtornos para pessoas que sofrem com abusos cometidos por motoristas. O programa "Você Fiscal", desenvolvido através do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (Demuttran), oferece o que o próprio nome já diz: a possibilidade de que cada muriaeense ajude a fiscalizar o trânsito, denunciando situações verificadas no dia a dia. O procedimento é gratuito e funciona via aplicativo WhatsApp. Para fazer uma denúncia, basta enviar mensagem, contendo foto que mostre, de forma clara e nítida, a placa do veículo e a possível infração de trânsito cometida. (Gazeta de Muriaé)

Clube de Tiro vai ser aberto

O Clube de Tiro Alvorada fica na Estrada da Vargem, Chácara em são ministrados cursos em seis pistas de tiro. Por enquanto, as pistas não estão cobertas, mas o presidente do clube, Gustavo Miranda de Oliveira disse que é o próximo passo. Para participar, é preciso ter documentação própria de colecionador ou atirador. Quem não tiver, precisa fazer o curso de seis horas. São ensinados princípios básicos de tiro, legislação e o uso seguro e responsável de arma de fogo. Também são explicados como manusear as armas e, até mesmo, como obter seu porte legal. (Diário Correio do Sul – Varginha)

IF Sul faz Abraço Simbólico

Nesta segunda-feira, 13, a Rede Federal de Ensino de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em todo o Brasil, fará um Abraço Simbólico ao redor de seus campi e reitorias. O IF Sul de Minas não fica de fora e adere ao ato às 10h, nos campi de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Pouso Alegre e Três Corações. Estarão envolvidos cerca de 1.108 servidores, mais de 400 terceirizados, quase 150 estagiários e centenas de estudantes de cursos técnicos, superiores e pós-graduação. Passos aderiu ao ato na quinta e Poços de Caldas o fará neste sábado, 11, em função de feriados municipais na data. (Folha Regional – Muzambinho)

Juro reduzido para empresas em Mariana

A linha de crédito com recursos da Fundação Renova gerida pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Fundo Desenvolve Rio Doce, teve a taxa mínima de juros reduzida de 0,79% para 0,59% ao mês, no início de maio. O valor mínimo de contratação vai de R$ 10 mil a R$ 200 mil. Os beneficiados têm até 48 meses para pagar o financiamento. O tempo máximo de carência para começar os pagamentos é de seis meses. Os interessados devem acessar o site do BDMG (www.bdmg.mg.gov.br) ou procurar a Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Mariana (Aciam). (Jornal Ponto Final – Mariana)

Campanha educativa é realizada

A MGO Rodovias e as delegacias regionais da Polícia Rodoviária Federal – PRF de Uberlândia (MG) e Catalão (GO) vão realizar ações educativas em postos da PRF na BR-050, nos dias 10 e 17 de maio, em campanha conjunta de apoio ao Movimento Maio Amarelo, pela redução de mortes e acidentes no trânsito. A proposta do Movimento Maio Amarelo, compartilhada pela concessionária e a PRF, é chamar a atenção sobre a importância da mudança de atitude nos deslocamentos, evidenciar que as mortes causadas por acidentes de trânsito precisam ser freadas e lembrar que cada um é responsável por mudar esse cenário adotando novos comportamentos. (Jornal de Uberaba)

DO publica reajuste de 4,59%

O Diário Oficial dos Municípios publicou o decreto que concede a revisão geral anual sobre os vencimentos dos servidores municipais. De acordo com o documento, fica concedida a revisão de 4,59% sobre o vencimento dos servidores públicos com incidência na folha de pagamento referente ao mês de junho de 2019. Segundo o prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, as dificuldades no pagamento dessa revisão se dão, principalmente, em decorrência do sequestro de recursos do município pelo governo de Minas, que foi estimado em R$120 milhões, montante que faz falta não só para quitar a folha, mas para obras e demais ações. (Portal Jornal G37 – Divinópolis)

JF tem 6 suspeitas de mortes por dengue

Mais um óbito que teria ocorrido por conta de complicações de dengue foi notificado à Secretaria de Saúde (PJF) no fim da tarde desta quinta-feira (9). Desta vez, a suspeita tem relação com o falecimento de uma idosa, de 87 anos. Até na quarta-feira, 8), a Prefeitura havia comunicado a investigação de cinco mortes suspeitas na cidade. De acordo com a pasta, a paciente já apresentava distúrbios de saúde, com históricos de AVC e problemas cardíacos, considerados fatores de risco para agravamento do quadro de dengue. Não foi informado o local em que idosa estava internada e nem o bairro onde ela morava. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)