12 de Julho

Entrega Voluntária de Animais em Varginha

Animais silvestres, sejam eles criados irregularmente ou aqueles em que o tutor não tem mais interesse em mantê-los em sua residência, vão poder ser entregues voluntariamente, entre a próxima segunda-feira, 15 e quarta-feira, 17, na Superintendência Regional de Meio Ambiente do Sul de Minas, em Varginha. Ação, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Diretoria Regional de Fiscalização do Sul de Minas e apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) pretende também conscientizar a população acerca do cativeiro irregular de animais da fauna silvestre.. (Diário Correio do Sul- Varginha)

MOC inaugura aceleradora de startups

Foi inaugurada nesta sexta-feira, 12, às 17 h, em Montes Claros, a aceleradora de startups “A Fábrica”, em inciativa e parceria do SEBRAE Minas, Prefeitura de Montes Claros e Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), com apoio do Ecossistema de Inovação do Norte de Minas, que conta com a participação de diversas instituições de ensino da região. O objetivo da aceleradora é fomentar o empreendedorismo inovador, por meio do apoio às startups que já estão em operação ou prontas para começar suas atividades, como explica Haroldo Moraes Lopes, secretário executivo da Fundetec. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)

Rotativo deve chegar em novo bairro de Ipatinga

Comerciantes, moradores e funcionários do Departamento de Trânsito da administração de Ipatinga estiveram reunidos, no bairro Cidade Nobre, para discutirem a implantação do Estacionamento Rotativo Digital na localidade, que deve ocorrer no mês de setembro, conforme previsão do Departamento de Trânsito do município. O Cidade Nobre é considerado um dos principais polos comerciais de Ipatinga e será o terceiro local onde o governo municipal irá implantar o Estacionamento Rotativo Digital. (Diário do Aço – Ipatinga)

Cooperativa de Leite receberá aporte

A volta da Cooperativa dos Produtores de Leite de Mariana é essencial para o município, afinal ela gera empregos e produtos mais acessíveis e de qualidade para toda a população. Por isso, o Executivo enviou à Câmara Municipal de Mariana um Projeto de Lei, que já foi aprovado, e libera a gestão para investir 700 mil reais no projeto, quitando diversas dívidas e ainda investindo em ações para a manutenção. O prefeito Duarte Júnior disse que o intuito é de que a Cooperativa volte o mais rápido possível. (Portal da Cidade- Mariana)

Barbacena recebe Missão Consular Italiana

Barbacena recebeu uma Missão Consular Italiana, que teve como objetivo aproximar o Consulado aos cidadãos italianos que moram na cidade. Essas missões são organizadas pelo Consulado Italiano periodicamente, e visitam cidades no interior de Minas, com um “Funcionário Itinerante”, que recolhe as digitais dos cidadãos e cidadãs italianos interessados no passaporte. Na cidade, o atendimento foi realizado na Associação Comercial de Barbacena,. Somente foram aceitos os pedidos dos requerentes cujo registro no Consulado esteja regularmente atualizado. (Folha de Barbacena)

Projeto de capacitação em Divinópolis

A Prefeitura Municipal de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do Centro de Referência dos Profissionais da Educação (CRPE), realizou a oficina Letramento Crítico: Leitura Multimodal de Imagens em Gêneros Digitais, no dia 26 de junho. A capacitação foi ministrada pelo Professor Paulo Pinheiro Cruz, da Escola de Design da UEMG e Analista de Comunicação da PUC-Minas, de Belo Horizonte. O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com a participação de 40 educadores, envolvendo professores e pedagogos participantes do projeto desenvolvido para os alunos do Ensino Fundamental. Segundo o professor, as imagens estão e se fazem presentes na cultura mundial. (Gazeta do Oeste- Divinópolis)

Dengue ultrapassa 2.000 casos prováveis

João Monlevade possui 2.253 casos prováveis de dengue (que englobam os suspeitos e os confirmados), conforme dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), divulgado na segunda-feira, 8. Também no estado, a epidemia de dengue segue avassaladora. Em 2019, até o momento, Minas Gerais registrou 438.666 casos prováveis da doença. Segundo o Boletim, cerca de 700 casos foram registrados em junho em Monlevade. Já na primeira semana de julho, foram mais 23. A incidência da dengue na cidade é considerada muito alta se comparada ao número de habitantes, que é de 79,5 mil pessoas. (Jornal A Notícia- João Monlevade)

Audiência debate Centro Socioeducativo

A Câmara Municipal de Teófilo Otoni realizou Audiência Pública para debater sobre a implantação da Casa de Execução da Medida Socioeducativa de Semiliberdade, no Bairro Ipiranga. Além dos vereadores, moradores do Bairro Ipiranga, estiveram presentes representantes do Ministério Público, Prefeitura, Polícia Militar, OAB e outros, quando tiveram a oportunidade de emitir suas opiniões sobre o assunto. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)