COLUNA MG

14 de Junho

Rede de Notícias Sindijori MG

Projeto de despoluição de rio é selecionado

O projeto de pesquisa “Tratamento de sub-bacias do Rio Uberaba utilizando Moringa oleifera com foco na remoção de metais pesados e turbidez”, do aluno do curso de Engenharia Ambiental da UFTM, Paulo Sérgio de Vicente Júnior, coordenado pela professora Patrícia Diniz, foi um dos dez projetos contemplados pelo primeiro Edital da Água, da empresa Mosaic Fertilizantes. A iniciativa vai apoiar organizações da sociedade civil e instituições de ensino superior que tenham ações voltadas à gestão e disponibilidade de água. A empresa recebeu quarenta e quatro inscrições dos diversos municípios onde atua. (Jornal da Cidade- Uberaba)


 

Inseticida utilizado no fumacê está em falta

O inseticida Malathion, utilizado no fumacê em cidades com alto número de casos de dengue, está em falta em Minas Gerais. Este seria o motivo pelo qual a aplicação em Juiz de Fora, prevista para acontecer nesta semana, foi adiada, segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Em nota encaminhada ao jornal Tribuna de Minas na quarta-feira, 12, um dia após boletim epidemiológico apontar muito alta incidência de dengue na cidade, a pasta afirmou que o Ministério da Saúde é responsável pela compra do produto e por repassá-lo aos Estados. Entretanto, a reposição do inseticida pelo Governo federal ainda não teria ocorrido este ano. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)


 

Programação de aniversário é anunciada

Uma extensa programação de aniversário da cidade, reunindo música, teatro e dança. A programação dos 171 anos de Caratinga foi anunciada nesta terça-feira, 11, pela prefeitura e está disponível nas redes sociais. Como parte do evento, está o festival cultural Arteiros, que começou na sexta-feira, 14. O evento segue até o dia 24, incluindo atrações musicais para todos os gostos. O Festival Cultural é uma parceria da Prefeitura com a revista Jararaca Alegre, um projeto idealizado pelo produtor cultural Camilinho e apoiado pela Lei Rouanet, que teve como apoiador principal a Cachaça Caratinga. Vão ser 10 dias de muita música, teatro, dança, arte, cinema e literatura. (Diário de Caratinga)


 

"Viva Sem Tabaco" é aberto na UBS

Parar de fumar não é uma tarefa fácil. Para auxiliar os fumantes a deixar o vício, a Prefeitura de Muriaé oferece diversos grupos de apoio nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Mais um desses grupos foi aberto na UBS Marambaia recentemente e os encontros já estão acontecendo. As reuniões são realizadas as terças-feiras, às 8h. Todo o trabalho é feito com uma equipe multidisciplinar - antes de ser incluído no grupo, o paciente passa por consultas médicas, sessões com psicólogo e atendimento com enfermeiros. O programa de tabagismo tem duração de quatro meses e é composto por orientações e medicação. Durante os encontros são ministradas palestras apontando os malefícios do cigarro, a importância de se ter qualidade de vida e os benefícios para o corpo ao deixar de fumar. (Gazeta de Muriaé)


 

Cidade vai sediar evento motoesportivo

O Sul de Minas Gerais vai ser palco de um dos maiores eventos de esportes radicais realizado pela primeira vez no Brasil, o Xtreme Sports. De 20 a 23 de junho, a cidade de Fama, situada há 380 quilômetros da Capital, Belo Horizonte, vai receber provas simultâneas do Campeonato Brasileiro de MotoCross e Campeonato Brasileiro de Jet Ski na Arena Fama. A pequena cidade localizada as margens da Represa de Furnas, já havia sediado, em 2018, uma das etapas do Campeonato Brasileiro de MotoCross, sendo considerada uma das melhores provas pelos organizadores do circuito naquele ano. Em 2019, a cidade vai estar mais evidente ainda com esta super etapa que vai abrigar dois esportes pra lá de radicais e cheios de adrenalina. (Folha Regional- Muzambinho)


 

Posto Avançado de doação será inaugurado

Está previsto para o início do próximo mês de agosto, a inauguração do Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) de sangue da Fundação Hemominas em Barbacena, que vai funcionar anexo à Santa Casa de Misericórdia. Os últimos detalhes foram acertados na última terça-feira, 11, na sede da Fundação Hemominas, em Juiz de Fora, quando se reuniram o secretário municipal de Saúde e Programas Sociais de Barbacena, José Orleans da Costa, o coordenador do Hemocentro, João Paulo Bacara, a gerente técnica Andréa Nicolato e o gerente administrativo Márcio Rocha, que trataram temas como logística para instalação dos equipamentos cedidos pela Hemominas, a escolha e capacitação da equipe e o início dos trabalhos. (Folha de Barbacena)


 

Iniciada a limpeza do rio Formiga

A Secretaria de Gestão Ambiental iniciou nessa quarta-feira, 12, a limpeza do rio Formiga. A atividade está sendo realizada pelos servidores da pasta, que contam com o auxílio de uma escavadeira hidráulica. No momento, os trabalhos estão ocorrendo na região central da cidade, entre a ponte próxima ao estádio Juca Pedro (campo do Formiga) e a ponte que fica na região do “Comercial JK”. No entanto, de acordo com a Gestão Ambiental, toda a extensão do rio vai receber o procedimento de manutenção, que consiste na retirada da vegetação existente na calha e remoção das ilhas de areia. Posteriormente, a máquina vai trabalhar no rio Mata Cavalo. (Jornal Nova Imprensa- Formiga)

© 2017 Folha da Manhã - Criado com o  Wix.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now