15 de Maio

Expocafé teve início em Três Pontas

A 22ª edição da Expocafé teve início nesta quarta-feira, 15 e se prolonga até o dia 17 de maio, no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em Três Pontas. Considerada um dos principais eventos sobre a cafeicultura no país, a feira conta com uma diversificada programação técnica, além da exposição de máquinas e de diversos tipos de insumos e produtos para atividades agrícolas. O evento técnico, organizado pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) em parceria com a Epamig, é restrito a participantes previamente inscritos. (Correio trespontano – Três Pontas)

Araçuaí recebe Simpósio de Enfermagem

A Universidade Pitágoras Unopar - Campus Araçuai-, no Vale do Jequitinhonha (MG) promove nessa quinta-feira, 16, a partir das 19h, o seu II Simpósio de Enfermagem. A programação conta com palestras sobre Antibiograma e Multirresistência, Insalubridade e Periculosidade – O que pode mudar com a Reforma da Previdência e a Importância da atuação do enfermeiro no cenário do APH. O evento, que será realizado no auditório do Colégio Nazareth, é aberto para alunos, profissionais da área e demais interessados. (Gazeta de Araçuaí)

Teófilo Otoni teve oficina de ostomia

O Núcleo de Redes da Regional de Saúde de Teófilo Otoni, em parceria com o serviço de Ostomia do Hospital Bom Samaritano da cidade, realizou a primeira oficina de Ostomia, no município de Itambacuri. O evento teve o objetivo de capacitar enfermeiros e técnicos de enfermagem para o trato adequado com o paciente ostomizado. De acordo com a referência técnica da rede de cuidados da pessoa com deficiência da Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Luciana Handeri, a oficina foi muito importante, pois buscou “levar o máximo de informações para os profissionais da saúde que lidam diretamente com esse paciente em sua região”, afirma. (Diário Tribuna - Teófilo Otoni)

Moana entra em cena em Contagem

O espetáculo teatral “Moana – O Musical” entra em cena na Praça da Jabuticaba no próximo sábado, 18, a partir das 16h. A apresentação é gratuita e faz parte da programação da 5ª edição do Circuito Cultural de Contagem. Na história, a personagem que dá nome à peça não gosta de ser chamada de princesa, diz apenas que é “a filha do chefe”, mas não foge das responsabilidades. O Circuito Cultural é realizado de maio a novembro, com apresentações de graça no primeiro e no terceiro sábado de cada mês. Todos os espetáculos são acessíveis em Língua Brasileira de Sinais (Libras). (Diário de Contagem)

Muriaé apresenta show de música gratuito

O músico Kelmer se apresenta neste sábado, 18, no Teatro Belmira Vilas Boas, em Muriaé. O show do duo musical começa às 20h e é gratuito. A apresentação da dupla traz um formato diferente, mas surpreendente: a combinação do som das canções e do baixo de Kelmer, com a bateria comandada por Hellen, sua parceira no palco. O repertório do show do músico é totalmente autoral e traz importantes influências dos ritmos blues, rock'n roll, jazz, funky music e MPB. As diferentes faces da sua sonoridade vêm de um universo musical simples, mas ao mesmo profundo e duradouro. (Gazeta de Muriaé)

Feira do Azeite chega em São Lourenço

A partir dessa sexta-feira, 17, até domingo, 19, acontece a Feira Nacional do Azeite - Fenazeite Mantiqueira 2019 no estacionamento do Parque das Águas, em São Lourenço. Segundo a organização são esperados cerca de 5.000 pessoas no salão de negócios e nas atrações culturais, além de 350 participantes nas diversas capacitações técnicas. A estrutura conta com o Salão de Negócios com estandes para exposição, divulgação e demonstração de equipamentos, utensílios e serviços para a indústria do azeite. Espaço para apresentação e lançamento de produtos; local onde também funcionarão a Cozinha Show, as aulas e os cursos técnicos. (Correio do Papagaio – São Lourenço)

Araxá realiza Semana de Incentivo à Adoção

Araxá recebe a Semana Municipal de Incentivo a Adoção de Crianças e Adolescentes entre os dias 19 e 25 de maio. Em vigor desde 2017, o período é sempre um motivo de reflexão, debate, conscientização e união de todos que vivenciam e militam em prol da adoção. A semana promovida pelo Grupo Aquecendo Vidas (Apoio à Adoção e à Convivência Familiar e Comunitária) traz uma extensa programação com apoio de parceiros, abrangendo palestras, roda de conversa, caminhada, lazer, além de receber o Sempre Um Papo, trabalhando os aspectos jurídicos e psicoeducativos sobre o tema adoção. (Diário de Araxá)

Baependi e Caxambu sediam o Jemg

Estão definidas as seis cidades-sede da etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG/2019, que será realizada entre 24 e 29 de junho. Neste ano, 839 municípios se inscreveram no JEMG, o que representa 98% das cidades mineiras. O JEMG é uma ação executada pelo Governo do Estado e realizada pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais. A etapa regional acontece em seis municípios do Estado, representando o Centro, Norte, Sul, Triângulo, Vale do Aço e Zona da Mata. Nela, disputam as escolas inscritas das seis cidades-sede, além das equipes vencedoras da etapa microrregional e os quatro primeiros colocados no xadrez.

Os campeões seguem para a etapa estadual. (Diário Correio do Sul - Varginha)