17 de Maio

Cobertura vacinal atinge 76,88%

A Prefeitura de Araxá, através da Secretária Municipal de Saúde, alerta para a importância da vacinação contra Influenza. Todas as pessoas que se enquadram em um dos grupos prioritários devem procurar um posto de vacinação. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe já atingiu 76,88% de cobertura vacinal na cidade e vai até o dia 31 de maio. Em Araxá a vacina está disponível de segunda a sexta em diversos pontos. A Caderneta de Vacinação também está sendo atualizada com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional. (Diário de Araxá)

Virada à Mineira começa em Poços

Shows, teatro e outras atrações vão acontecer na rua São Paulo, perto da Praça Pedro Sanches, neste sábado, 18, e domingo, 19, dentro da programação da Virada à Mineira. Esta é a terceira edição do evento. Todas as atrações são gratuitas. A Virada é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e, repetindo as edições anteriores, todos os artistas participantes são da cena cultural. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

Etapa final de obras da Copasa é anunciada

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) anunciou na tarde de segunda-feira, 13, a assinatura da Ordem de Serviço para a etapa final das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Caratinga. Os serviços vão começar a ser executados na segunda-feira, 20, e têm previsão de conclusão para 20 de novembro de 2020, quando projeta-se o tratamento de 95% a 100% do esgoto de toda a sede municipal. Em coletiva de imprensa e representantes da empresa vencedora da licitação que realizará as obras, foram apresentados alguns detalhes do projeto. (Diário de Caratinga)

Anistia para quem tem débitos é aprovada

Câmara de Vereadores de Divinópolis (MG) realizou na tarde desta quinta-feira, 16, a 28ª reunião ordinária de 2019 e aprovou, por 12 votos favoráveis, o Projeto de Lei nº EM-027/2019 enviado pela Prefeitura Municipal que dispõe sobre critérios excepcionais para quitação dos débitos de contribuintes. Na prática, o projeto cria uma política de descontos em multas e juros para os cidadãos que tenham algum tipo de débito com a cidade de Divinópolis. Incluso na Ordem do Dia após aprovação em Plenário, a matéria determina que os pagamentos dos débitos municipais podem ser quitados, com desconto de 95% dos juros e multas, até a data de 30 de agosto de 2019. (Gazeta do Oeste- Divinópolis)

Antecipada acerto de Mariana e Brumadinho

As cidades de Mariana, na região Central de Minas, e Brumadinho, na Grande BH, vão receber, a partir desta quinta-feira, 16, de forma antecipada, as parcelas da dívida do Governo do Estado que só começariam a ser pagas a partir do ano que vem. Os dois municípios foram atingidos pelos rompimentos das barragens do Fundão, em novembro de 2015, e Córrego do Feijão, em janeiro de 2019, respectivamente. O primeiro depósito vai ser feito nesta quinta-feira, 16. As demais, vão ser depositadas no final de cada mês, até janeiro de 2022. Ao todo, o Governo de Minas Gerais deve R$ 14,3 milhões a Mariana e R$ 8,4 milhões a Brumadinho. (Portal da Cidade- Mariana)

Ambulatório é montado na UPA

A Secretaria Municipal de Saúde montou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Formiga, um ambulatório exclusivo para atendimento de pacientes acometidos por dengue. Uma equipe formada por enfermeiros e técnicos em enfermagem realiza os atendimentos. No espaço, é oferecida hidratação venosa e oral para as pessoas com dengue. De acordo com a Prefeitura, o espaço foi criado para agilizar os atendimentos. “Foi observada uma redução de 80% no tempo de espera por parte das pessoas com suspeita da doença”. Segundo a Secretaria de Saúde, Formiga já registrou mais de mil notificações de dengue. (Jornal Nova Imprensa- Formiga)

70% da UFJF está em vulnerabilidade social

Quase 70% dos estudantes de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) têm renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. O dado é um dos resultados da V Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais, realizada no primeiro semestre de 2018. As informações sobre os alunos da instituição foram divulgadas nesta quinta-feira, 16, em entrevista coletiva organizada pela UFJF. Na ocasião, estiveram presentes o reitor da UFJF, Marcus Vinícius David, o pró-reitor adjunto de Graduação da UFJF, Cassiano Caon Amorim, e o titular da Diretoria de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

Vereadores mirins são empossados em MOC

A Câmara Municipal de Montes Claros empossa nesta quarta-feira, 15, às 14 horas, 35 adolescentes como Vereadores Mirins, para um mandato de sete meses e com reuniões quinzenais. A iniciativa faz parte do Projeto da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Montes Claros. São estudantes, do 6º ao 9º ano, com idades entre 11 a 13, matriculados em cinco escolas estaduais: Doutor Carlos Versiani, Professor Plínio Ribeiro (Escola Normal), Antônio Figueira e Irmã Beata, além dos assistidos pelo Projeto Luz e Fé. Os vereadores mirins foram eleitos pelos seus colegas de escola. Os vereadores devem apresentar, durante o mandato, proposições que visem a melhoria da qualidade de vida da comunidade. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)