17 de Outubro

Maternidades do Norte serão fortalecidas

Com a possibilidade de fomentar, entre outras ações, a realização de cursos de capacitação de profissionais a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e o Ministério da Saúde concluíram a realização de visitas técnicas às maternidades do Norte de Minas. Durante quatro dias as visitas priorizaram as instituições que receberam incentivos para a implantação de serviços de referência ao atendimento às gestantes de alto risco sediadas em Montes Claros (Hospital Universitário Clemente de Faria, Santa Casa e o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira); em Taiobeiras (Hospital Santo Antônio); em Brasília de Minas (Hospital Senhora Santana); em Janaúba (Fundajan); e, em Pirapora, (Hospital Dr. Moisés Magalhães). (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)

Poços tem baixo risco de dengue

A equipe da Vigilância Ambiental, setor da Secretaria Municipal de Saúde, apurou através do LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti), que o Índice de Infestação Predial é de 0,3% em Poços de Caldas. Agentes de endemias percorreram todos os pontos do município, entre os dias 7 a 11 de outubro. Dentre os 3.577 locais visitados, foram encontrados 10 focos do mosquito Aedes. Detalhe: todos os focos estavam dentro de residências. Segundo a pesquisa, o IIP de 0,03% coloca o município em baixo risco para ocorrência de epidemia de arboviroses, de acordo com classificação do Ministério da Saúde. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

JF fará transporte de sangue por drone

O serviço de entrega por drones vai poder revolucionar o sistema de fornecimento de insumos médicos em Juiz de Fora. Em iniciativa pioneira no Brasil, a empresa de entregas por aplicativo Tá na Escuta e o Hospital Albert Sabin pretendem inaugurar, em novembro, um projeto de transporte de hemoderivados a partir dos dispositivos aéreos. O trabalho, que está sendo planejado há um ano, dever agilizar a chegada de sangue e derivados aos pacientes do hospital, com possibilidade de ser adotado também por outras instituições da cidade. Inicialmente, o transporte vai ser realizado de forma experimental com o trajeto fixo entre o Hospital Albert Sabin e a Fundação Hemominas Juiz de Fora. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

Equipamento monitora as máquinas

Monitorar as plantações acompanhando o desenvolvimento dos cultivos, o desempenho dos equipamentos e o manejo das colheitas é um importante passo para garantir a produtividade agrícola. A instalação de equipamentos de sensoriamento nem sempre é feita com facilidade, pois exige cabeamento em locais de difícil acesso, complicando a instalação e a manutenção dos aparelhos. Projeto desenvolvido no campus Araxá usa a automação, por meio de sensores sem fio de baixo custo, para reunir indicadores de desempenho de diferentes equipamentos. A equipe, desenvolveu o protótipo de um sistema de monitoramento, com sensores de umidade do ar, do solo e da temperatura ambiente para garantir a extração dos dados. (Diário de Araxá)

Programa Nota Certa é lançado oficialmente

O Programa Nota Certa vai ser lançado oficialmente na manhã desta quinta-feira, 17, no Centro Administrativo Municipal de Uberlândia. O objetivo da iniciativa é incentivar a exigência de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) por meio de sorteios e prêmios. O programa vai sortear mensalmente, através da Loteria Federal, R$ 50 mil divididos em 37 prêmios, sendo um de R$ 10 mil, dois de R$ 5 mil, quatro de R$ 2,5 mil, 10 de R$ 1 mil e 20 de R$ 500. No sorteio especial de fim de ano, vai haver um total de R$ 210 mil, divididos em cinco prêmios, um de R$ 100 mil, outro de R$ 50 mil, de R$ 30 mil, R$ 20 mil e R$ 10 mil. (Diário de Uberlândia)

Aprovado projeto para Serviço de Coleta

Na Seção Ordinária de terça-feira, 15, foi apresentado um projeto de autoria do poder executivo, que propunha a regulamentação do serviço de coleta seletiva na cidade de Divinópolis e dava outras providências. O projeto foi lido e discutido e a votação contabilizou 16 votos favoráveis à aprovação do projeto. O vereador Líder do Executivo na Câmara, Eduardo Print Júnior comentou sobre o projeto aprovado. “As pessoas dos bairros da cidade agora poderão receber essa coleta seletiva, pois a cidade será dividida em regiões, para que os coletores de material reciclável saibam qual ponto ficará com cada um; além de ficar mais claro, ficará mais lucrativo também para os catadores”, comenta. (Gazeta do Oeste- Divinópolis)

Projeto Despertar oferece espaço de fala

Idealizado pela equipe da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e com o Poder Judiciário, o Projeto Despertar e uma iniciativa que tem como objetivo, oferecer um espaço de fala e reflexão aos autores condenados pela Lei Maria da Penha, que têm sua participação condicionada por intimação judicial. Apesar de se tratar de um cumprimento de pena, o trabalho se vai se dar através de um grupo reflexivo, que vai abordar temas que favorecem a ressignificação de papéis sociais que reforçam a violência nas relações homo e hétero afetivas. (Diário Correio do Sul- Varginha)