Alago luta em defesa do Lago de Furnas

Matérias denunciando o uso indevido das águas do Lago de Furnas – não para geração de energia – mas notadamente em favor da manutenção da navegabilidade na hidrovia Paraná-Tietê, fizeram com que a Alago – desse início a uma série de reuniões com os prefeitos das 34 cidades lindeiras e demais que compõe à bacia hidrográfica, para conseguirem de maneira ordenada, reverter a situação que nos últimos anos tem trazido sérios prejuízos econômicos e sociais àqueles municípios. Nesta sexta, 22, haverá nova reunião na cidade de Nepomuceno, contando com a presença de membros dos ministérios, agências e outros órgãos governamentais envolvidos nesta questão, para tratar do problema. (Nova Imprensa – Formiga)

Telefonia e bancos lideram reclamações

O Procon/Poços divulgou o ranking das empresa com o maior número de atendimentos preliminares registrados no ano passado. Empresas dos setores de telefonia e instituições bancárias lideram o ranking. A empresa com o maior número de atendimentos foi a Oi, com 1.486. A Telefônica (Vivo, Telefônica e GVT) vem a seguir, com 568. A Tim vem a seguir, com 436. Depois, aparecem Claro (357), Bradesco (283), Caixa (171), Brasil Card (155), Outcenter (152), Pernambucanas (136) e Sky (130). (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

TM ganha novas trilhas em Parque

O Parque Estadual do Pau Furado, no Triângulo Mineiro, ganhou duas novas atrações, com início da visitação das Trilhas do Angico e Prainha, celebrando também a abertura da VIII Semana das Águas e das Florestas, na sede da unidade de conservação, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O público vai poder conhecer os locais das 8 às 17h. Um dos destaques é um painel interpretativo sobre o geosítio Prainha, com informações sobre a origem dos terrenos, rochas e fenômenos (geologia) do parque. A estrutura é um dos resultados de uma pesquisa de pós-doutorado feita no local e foi instalada para a reabertura das trilhas. (Diário de Araxá)

Ponte do Rio Jequitinhonha é inaugurada

Nesta terça-feira, 19, foi inaugurado pela Cemig, uma ponte rodoviária sobre o rio Jequitinhonha, mais precisamente no distrito de Itira. No decorrer da inauguração, estava previsto uma doação da ponte à Prefeitura Municipal de Araçuaí, que vai ficar responsável pela manutenção e conservação da obra, a qual vai beneficiar diretamente os moradores da margem esquerda do Jequitinhonha. Em implemento, a uma imposição ambiental da Licença de Operação da Usina Hidrelétrica Irapé, a construção da ponte faz parte das ações socioambientais da Cemig. (Gazeta dos Vales- Capelinha)

Definido fluxo emergencial de atendimento

O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora divulgou o fluxo emergencial para atendimento à microrregião de Caratinga, após a suspensão dos atendimentos no HNSA e na maternidade. De acordo com o documento, inicialmente, na maioria dos casos, as pessoas devem buscar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento de Caratinga (UPA 24 horas). O paciente receberá os cuidados, caso esteja apto, será liberado para alta médica. Do contrário, aqueles que necessitarem de internações para cuidados especiais, serão regulados entre CASU Hospital Irmã Denise e Hospital Márcio Cunha. (Diário de Caratinga)

Evento de Empreendedorismo Feminino

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, através da Casa do Empreendedor, vai realizar no próximo dia 28 o seu 1º Seminário de Empreendedorismo Feminino. O evento, promovido em parceria com o Sebrae, conta com o apoio do grupo Damas de Negócios, possui entrada gratuita e vai ter início às 18h30, no auditório da Câmara Municipal. O seminário vai contar com a participação da empreendedora Thais Ferreira, que falará sobre sua experiência no varejo de moda e como enfrentou os desafios até alcançar o sucesso. (Jornal O Norte- Montes Claros)

Atividade na Mina de Timbopeba suspensa

Após pedido do Ministério Público de Minas Gerais, a Juíza Ana Paula Lobo de Freitas determinou, na última quinta-feira, 14, a suspensão das atividades da Vale na Mina de Timbopeba, em Ouro Preto, devido ao risco de rompimento da barragem do Doutor, que recebe rejeitos da Mina. A Ação Civil Pública emitida pelo Ministério foi motivada após a empresa Tuv Sud rever os fatores de segurança da barragem e informar à Vale a necessidade de medidas imediatas para evitar risco social e ambiental. (Jornal Portal da Cidade- Mariana)

Sebrae e Associação se unem pelo turismo

Pensando em melhorar o turismo regional, o Sebrae Minas, em parceria com a Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas e as prefeituras integrantes do Circuito, realizam, neste mês de março, as “Oficinas Redes de Turismo”. O evento tem como objetivo qualificar os municípios e os empreendedores sobre a importância da atividade turística, tendo em vista as vocações locais e regionais, além da organização e da atuação integrada para desenvolver a economia da região. (Gazeta de Araçuaí)