COLUNA MG

19 de Dezembro

Rede de Notícias Sindijori MG

Justiça condena três por ''Rachadinha''

O vereador Weverton Júlio de Freitas Limões, conhecido como Nenzinho, o ex-diretor administrativo da Câmara Municipal de Itabira, pastor Ailton Francisco de Moraes, e a ex-mulher dele, Marilene Cristina Costa Silva Moraes, foram condenados por recebimento de vantagem indevida em razão da função. O Ministério Público os acusou de praticar a chamada “rachadinha”, pela qual o servidor é obrigado a devolver parte do salário para o contratante. A juíza da 1ª Vara Criminal e da Infância e da Juventude de Itabira, Dayane Rey da Silva, condenou Weverton e Ailton a seis anos de detenção cada um, em regime semiaberto. Marilene foi condenada a um ano e cinco meses de detenção, em regime aberto. (Diário do Aço – Itabira)

 

Radares sem equipamentos em JF

A reportagem da Tribuna esteve em todos os 23 pontos com radares registrados pelo portal da Secretaria de Transportes e Trânsito da Prefeitura de Juiz de Fora (Settra/PJF) e verificou a ausência dos equipamentos de fiscalização eletrônica em 11 deles. Os radares controlam avanço de semáforo, parada de veículos sobre faixa de pedestre ou velocidade acima do permitido na via, podendo, dependendo da localidade, verificar simultaneamente os três tipos de infração. O problema se dá em função da transição de empresas contratadas por meio de licitação. O certame, que ocorre desde setembro de 2018, sofreu atraso pelas recorrentes interposições de recursos. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

 

Valadares sediará 1ª etapa do Parapente

O ano de 2020 ainda nem começou, mas os bons ventos já estão soprando em Valadares. É que o Pico da Ibituruna vai ser palco da 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente. E mais: essa primeira etapa vai ser um Pré-PWC (Paragliding World Cup) – uma espécie de Copa do Mundo de Paraglider, na qual é decidido quem vai representar o Brasil em competições internacionais. A etapa do Brasileiro vai acontecer entre 26 de abril e 2 de maio e vai contar com a participação de cerca de 120 pilotos, sendo considerado o maior campeonato de voo livre do país. (Diário do Rio Doce- Governador Valadares)

 

Estado recebe verba federal para o Samu

A portaria que habilita o Samu Triângulo Norte pelo Ministério da Saúde (MS) foi publicada nesta quarta-feira, 18, no Diário Oficial da União, após quase um ano e seis meses de funcionamento do serviço. A contrapartida federal vai ser de mais de R$ 420 mil por mês, valor que estava sendo custeado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) desde o início das operações do atendimento 192 na região. O serviço já está disponível para mais de 612 mil pessoas de 26 dos 27 municípios que compõem a Região Ampliada de Saúde do Triângulo Norte. (Diário de Uberlândia)

 

Barbacena ocupa a 235ª no ranking do estado

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na última semana, o PIB per capita dos municípios brasileiros, que mede o grau de desenvolvimento das cidades. O cálculo leva em consideração o Produto Interno Bruto (PIB) pelo número de habitantes. O PIB per capita de Barbacena é de R$ 19.631,86. Isto faz com que o município ocupe a 235ª posição no ranking do estado, entre 853 cidades de Minas Gerais. Os números levam como base o ano de 2017. No ranking nacional, Barbacena ocupa a 2341º posição, entre 5570 cidades. Se levar em consideração apenas os 12 municípios da microrregião, Barbacena fica atrás das cidades de Ressaquinha e Carandaí. Já se levar em consideração todas as cidades do Campo das Vertentes, Barbacena está na 13ª posição entre 35 municípios. (Folha de Barbacena)

 

Projeto de lei institui o Dezembro Verde

Foi aprovado nesta quarta-feira, 18, pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Ipatinga, o PL 149/2019, de autoria do vereador Adiel Oliveira (PV), que institui o Dezembro Verde no calendário oficial de eventos no município. O objetivo é conscientizar a população contra o abandono de animais e o incentivo à adoção. O Projeto agora está apto a ser votado em plenário e aguarda entrar na pauta. A iniciativa do Projeto de Lei é uma demanda de diversas ONG’s protetoras dos animais. Para o vereador, a questão dos animais abandonados nas ruas é muito preocupante. (Diário do Aço- Ipatinga)

 

Prédio da 1ª Câmara de Minas restaurado

O prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Marina, hoje Câmara Municipal de Vereadores de Mariana, vai ser restaurado. O edital que visa a contratação de empresa especializada na execução das obras civis de restauração foi publicado e o patrimônio sede da Câmara mais antiga de Minas Gerais vai ter sua estrutura preservada. A licitação está sob responsabilidade do Executivo Municipal e a obra é parte integrante da ação número 172 do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC Cidades Históricas, do Governo Federal, apresentado pelo município em conjunto com a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Minas Gerais. (Portal da Cidade- Mariana)

© 2017 Folha da Manhã - Criado com o  Wix.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now