Sindijori MG apresenta cadastro positivo

Em encontro realizado na terça-feira, 19, em Belo Horizonte, o Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais – Sindijori MG, apresentou a autoridades governamentais o Cadastro Positivo da imprensa do interior mineiro que conta com 106 jornais semanais e 35 jornais diários, em cerca de 400 órgãos impressos existentes nos 853 municípios mineiros. Com o Cadastro Positivo do Sindijori vai ser possível ao setor de publicidade estabelecer critérios mais justos para a distribuição de investimentos no Estado. (Rede Sindijori)

Governo do Estado elogia a iniciativa

O subsecretário de Comunicação do Estado, Roberto Bastianetto, afirmou na ocasião que o Governo de Minas vai passar a observar o Cadastro Positivo, atendendo a solicitação do Sindijori, para a distribuição de verbas publicitárias nas campanhas governamentais a partir de agora, e elogiou a iniciativa que cria um elemento de apoio para os órgãos públicos. Conforme o presidente do Sindijori, Rodrigo Silva Fernandes a elaboração do Cadastro Positivo mostra que a imprensa do interior mineiro é vigorosa, atinge um grande público e trabalha com seriedade e dedicação há várias décadas e que precisa ser valorizada. (Rede Sindijori)

Araxá mobiliza setores para campanha

A Prefeitura Municipal de Araxá mobilizou as Unidades Básicas de Saúde e as equipes que desenvolvem o Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) para a campanha Novembro Azul. Anualmente, o penúltimo mês do ano é reservado pelo Ministério da Saúde para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Palestras, orientações nutricionais, atendimento médico, aferição de pressão arterial e alongamento estão no cronograma de atividades ofertadas ao longo do mês nas unidades de saúde. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e ESF estarão com salas de espera ao público masculino para falar sobre a prevenção do câncer de próstata. (Diário de Araxá).

Sociedade organizada em prol dos municípios

Uma plataforma digital com o objetivo de promover o diálogo e a articulação entre sociedade e governos em prol do desenvolvimento do Estado. Esses são os objetivos da Rede Horizonte Fiemg, lançada na sede da Federação. “O Brasil está passando por um período de transformação e para que elas se consolidem é necessária a mobilização de todos. Iniciativas como a criação da Rede veem ao encontro com a necessidade de transformar a sociedade”, afirmou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, durante a abertura do evento. (Ascom Fiemg)

Programa de revitalização chega a Mariana

Com o intuito de recarregar os lençóis freáticos e abastecer os mananciais, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), irá realizar mais um projeto de revitalização das nascentes nas comunidades da região de Mariana. O convênio entre a Secretaria e a Embrapa já foi assinado e, agora, serão definidas as comunidades contempladas pelo projeto, nomeado “Disseminação das Tecnologias Sociais - Lago de Múltiplo Uso e Barraginhas no Seminário, Sertão do São Francisco e Zona Urbana”. No total, foram construídas cerca de 11 mil barraginhas. (Jornal Ponto Final - Mariana)

Lagoa da Prata adquire Unidade Móvel

A prefeitura de Lagoa da Prata, através do Programa Brasil Sorridente, adquiriu uma Unidade Odontológica Móvel, que irá atender a Atenção Básica com dentistas, auxiliares e técnicos da área profissional. O Odontomóvel estará atendendo as unidades básicas de saúde, além das comunidades da zona rural, onde não tem consultório odontológico. Haverá procedimentos de restaurações e cuidados bucal, que irão trabalhar principalmente a saúde bucal preventiva, com orientações de higienização, orientações de escovação e no diagnóstico de possíveis lesões, que podem levar ao câncer bucal. (Jornal Cidade - Lagoa da Prata).

Municípios recebem veículos para a saúde

Começaram ontem, 21, os atendimentos da unidade móvel MedSesc Oftalmologia, instalada no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas Dr. Ovídio Nogueira Machado, na avenida Manoel da Custódia, 1.119, no bairro Morada Nova, em Itaúna. O projeto vai estar na cidade até o dia 14 de dezembro para a realização de exames oftalmológicos, como consultas, exames e procedimentos de tonometria computadorizada (para diagnóstico do glaucoma), exame de auto refração computadorizada (para aferição do grau), exame de refração (para confirmação de grau), exame de fundo de olho e outros. (Folha Povo Itaúna).