COLUNA MG

22 de Março

Rede de Notícias Sindijori MG

Paralisação da mineração traz prejuízos

O PIB mineiro pode fechar 2019 com recuo de 4% com a perda de 851 mil empregos. A estimativa está em um estudo que a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) acaba de lançar, no qual analisa os efeitos da paralisação das atividades minerárias no estado. O trabalho considera três diferentes cenários no horizonte de três anos (2019-2021): "pessimista", com a interrupção de 70% das atividades do setor, "otimista", com a retomada gradual da mineração, e "atual", marcado pela paralisação de aproximadamente 50% da produção minerária estimada para 2019. A atividade em algumas minas no estado foi interrompida após o rompimento da Barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, no dia 25 de janeiro. (Rede Sindijori)

 

Azul estuda jatos na rota Varginha-BH

A Azul Linhas Aéreas está estudando a colocação de jatos ou o aumento da frequência de aviões de Varginha para Belo Horizonte (Confins). Toda semana, cerca de 30 passageiros entram na fila de espera. Segundo o coordenador do Aeroporto Major Brigadeiro Trompowsky, Rogério Evaristo, a Azul está fazendo levantamento técnico para substituir as atuais aeronaves ATR 72-600, de 70 passageiros por jatos Embraer modelos 190 (100 passageiros) ou 175 (86 passageiros). A Prefeitura de Varginha está pleiteando, na verdade, é o aumento da frequência de voos, de dois para três semanalmente, pelo menos, como antes. A companhia alega que está em estudos e faltam aviões. (O Correio do Sul - Varginha)

 

Ineps prepara 1ª turma de psicólogos

A equipe do Instituto de Neurociências Elza dos Passos Silva (Ineps), em Uberaba, concluiu a preparação da primeira turma de psicólogos para o credenciamento junto à Polícia Federal. A providência respalda o profissional para oferecer serviços de excelência em Avaliação Psicológica para o porte e manejo de armas de fogo. A equipe iniciou esta jornada no mês de fevereiro com o curso introdutório. Depois passou por um fim de semana de aprofundamento em técnicas de avaliação de personalidade. A doutora Liliane Além-Mar, que faz parte da diretoria do Ineps, acrescenta que os trabalhos foram fechados com o curso avançado e análises práticas de diversas aplicações reais dos instrumentos estudados. (Jornal de Uberaba)

 

Entrega de remédio deve se regularizar

O abastecimento de Insulina NPH - medicamento usado para o controle de açúcar no sangue em pacientes diabéticos - deve ser regularizado até a primeira semana de abril, depois que a Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MG) notificar o Município que devido a atrasos no repasse do Ministério da Saúde, a entrega dos medicamentos seria reduzida a 38%. De acordo com a Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB), a Farmácia Central passou a distribuir o medicamento aos usuários de forma parcial, orientando a procura das redes credenciadas pelo Programa Farmácia Popular para que possam receber o restante da medicação indicada. (Folha de Barbacena)

 

Menores terão acesso gratuito a jogos

A Lei Municipal 9.309, publicada no Diário Oficial de Poços de Caldas na quarta-feira, 20, estabelece a gratuidade de acesso a ginásios e estádios municipais a menores de 12 anos de idade. A iniciativa visa incentivar as famílias a frequentarem eventos esportivos, possibilitando o acesso das crianças de forma gratuita. A lei foi sancionada pelo prefeito Sérgio Azevedo, após aprovação na Câmara de Vereadores. "Com este benefício, estamos criando o torcedor do futuro, incentivando o hábito de frequentar o estádio desde criança e participar de eventos esportivos, promovendo saúde e maior convivência entre as famílias", ressalta o prefeito. (Folha Regional- Muzambinho)

 

Servidores têm reajustes salarial de 3,43%

Como ocorre anualmente, o servidores municipais de Muriaé têm seus salários revisados de acordo com o índice oficial aplicado pelo INPC acumulado de janeiro a dezembro de 2018, em acordo já efetuado com o Sindicato dos Servidores Municipais. O objetivo da revisão de 3,43% foi preservar o valor aquisitivo da moeda e recompor as perdas ocasionada pelo processo inflacionários nos 12 meses de 2018. O projeto do Executivo foi aprovado e, após ser sancionado, entra em vigor retroativo a 1º de janeiro. Com a revisão, o salário básico do município de Muriaé passa a ser R$ 998,00 mensais. (Gazeta de Muriaé)

 

Audiência Pública marca início da cobrança

Na noite de quarta-feira, 20, o Centro de Convenções de Mariana recebeu a audiência pública que tratou sobre a implantação da Tarifa Básica Operacional (TBO) no município. Com a presença do Saae Mariana, prefeito Duarte Júnior e alguns vereadores, o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básicoda Zona da Mata, como órgão regulador dos serviços de água e esgoto no município, apresentou à população o estudo que foi realizado, onde chegou-se aos valores das tarifas que serão aplicadas. Vencidas as fases de apresentação do estudo para o Conselho de Controle Social e Saneamento Básico de Mariana, Conselho de Regulação do CISAB, abertura de Consulta Pública e a audiência, agora o Saae Mariana trabalhará na informação à população sobre os valores a serem cobrados pela autarquia. (Jornal Ponto Final- Mariana)

© 2017 Folha da Manhã - Criado com o  Wix.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now