COLUNA MG

23 de Maio

Rede de Notícias Sindijori MG

Municípios têm programa de Turismo

Carangola, Divino, Faria Lemos, Caparaó, Antônio Prado de Minas, Espera Feliz, Eugenópolis, Pedra Dourada, Tombos, Muriaé, Rosário da Limeira e Patrocínio de Muriaé: esses municípios formam regiões com grande capacidade para o turismo e vão ter suas potencialidades trabalhadas nos próximos meses por meio do programa Agente de Turismo Rural. Oferecido pelo Sistema Faemg/Senar Minas, o intuito é qualificar profissionais para ações integradas na área e estimular a visão empreendedora. Dividido em módulos, o treinamento aborda segurança, condução de turistas, alimentação, hospedagem e planejamento de eventos. O programa já começou nas regiões de Carangola e Muriaé, em parceria com os Sindicatos de Produtores Rurais de Carangola, Caparaó e Divino. (Gazeta de Muriaé)

 

Revista publica pesquisa de MOC

A revista científica internacional “Computers and Electronics in Agriculture” publicou a pesquisa cujo algoritmo estima o volume de madeira em inventários florestais, realizada pelo professor Eugênio Monteiro, analista de Tecnologia da Informação e coordenador do setor no Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais em Montes Claros. Os experimentos resultaram em um método automatizado e confiável para estimar o volume em empreendimentos florestais. O algoritmo, chamado “cOptBees”, foi desenvolvido pelo professor Renato Dourado, e os dados utilizados para os experimentos foram extraídos de pesquisas desenvolvidas anteriormente pelo professor Christian Cabacinha. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)

 

Infestação do Aedes aegypti continua alta

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) divulgou, nesta quarta-feira, 22, os números do levantamento de índice rápido do Aedes aegypti (LIRAa) realizado no município no período de 13 a 17 de maio de 2019. Foram visitados 4.677 imóveis, e o índice de infestação foi alto: 5,1%, de acordo com o parâmetro técnico do Ministério da Saúde. No primeiro índice do ano, foi de 5,9%. O resultado apresenta as Regiões Central (11,3%), Sudeste (6,9%), Norte (6,7%) e Nordeste (6,2%) com alto índice de infestação da doença e as Regiões Oeste (2,5%) e Sudoeste (1,2%) com médio risco, segundo os parâmetros técnicos definidos pelo Ministério da Saúde. (Gazeta do Oeste- Divinópolis)

 

Poços recebe Megacycle em junho

Poços de Caldas vai receber a 41ª edição do Megacycle de 7 a 9 de junho. O evento, que deve trazer cerca de 8 mil motociclistas, vai acontecer no entorno do “Ronaldão”. Haverá desfile de motos, shows, exposição de motocicletas, bike show, premiações especiais e área de expositores. O evento vai ter o Campeonato Brasileiro de Wheeling, com pilotos de carreira internacional e muitos brasileiros que ousam em cada manobra. A cada edição os garotos e garotas de wheeling com suas motos preparadas, sem as rodas da frente, ou com fogo, fazem bonito na quebra de recordes. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

 

Câmara Sênior é iniciada em Varginha

A Câmara Municipal de Varginha, através da Escola do Legislativo, iniciou as oficinas da 2ª edição do projeto Câmara Sênior. Implantado em 2018, o projeto visa proporcionar um espaço de convivência, troca de conhecimentos e debates sobre diversos temas de relevância social que são trabalhados em encontros que neste ano vão ser realizados no Centro de Convivência do Idoso, no bairro Corcetti e na Câmara de Varginha. Para o presidente da Câmara, vereador Dudu Ottoni a continuidade do projeto reforça a atuação do legislativo municipal no desenvolvimento de políticas públicas para a melhor idade. (Correio do Sul- Varginha)

 

Municípios vão passar revisão do eleitorado

A Justiça Eleitoral convoca a todos os eleitores dos municípios de Caratinga, Piedade de Caratinga, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas e Ubaporanga para a revisão eleitoral. É preciso comparecer pessoalmente e se apresentar de segunda a sexta-feira, no Cartório da 71ª Zona Eleitoral, situado à Avenida Presidente Tancredo Neves, 135; ou na Central de Atendimento ao Eleitor, no período de 04 de junho de 2019 a 21 de fevereiro de 2020, de 12h às 18h, sem intervalo. Não será obrigatório novo comparecimento dos eleitores já atendidos com a coleta dos dados biométricos, a partir da data em que se iniciou o atendimento biométrico, em 29 de setembro de 2015. (Diário de Caratinga)

 

Associação das Mulheres ganha terreno

Foi aprovado nessa segunda-feira, 20, pela câmara de vereadores de Capelinha o projeto de lei que autorizou a doação de um terreno no Bairro Nações para a Associação de Mulheres da cidade que desde 2003, quando criaram a associação, lutam para conseguirem um espaço próprio. A associação atende atualmente pouco mais de 100 mulheres, que tem a oportunidade de produzirem quitandas, lingeries, roupas de cama, sabão e venderem na cidade, uma forma de complementar a renda da família que em muitos casos é a única forma de ganhar dinheiro. De acordo a presidente da associação, Maria do Carmo Soares, das pessoas que são associadas ao projeto, somente três possuem salários fixos. (Gazeta dos Vales- Capelinha)

© 2017 Folha da Manhã - Criado com o  Wix.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now