COLUNA MG

24 de Junho

Rede de Notícias Sindijori MG

Timéteo tem diagnóstico para coleta seletiva

O diagnóstico das propostas para a escolha alternativa a ser adotada na Coleta Seletiva em Timóteo foi apresentado no auditório da prefeitura. A engenheira ambiental e analista do Instituto Gesois, Josiana Gonçalves de Souza, explicou que o diagnóstico foi precedido de um estudo gravimétrico feito na sede da Associação os Catadores de Materiais Recicláveis de Timóteo (Ascati), parceira da iniciativa. O estudo apontou a quantidade de resíduos gerados e qual o potencial de recuperação. Do material coletado foi constatado que 54% dos resíduos gerados podem ser tratados ou destinados à reciclagem. (Diário do Aço – Ipatinga)


 

Uberaba sedia encontro de Educadores

Vai acontecer nos dias 25, 26 e 27 de junho, no Colégio Cenecista Dr. José Ferreira e anexos, o Encontro de Educadores Superintendência Regional de Ensino com o tema, Os desafios das metodologias ativas de acordo com a nova BNCC. Este é um evento coordenado pela Superintendência Regional de Ensino de Minas Gerais, pelo EAD CNEC, pelo Colégio Cenecista Dr. José Ferreira e pela Faceub – Faculdade CNEC de Educação de Uberaba. O evento vai contemplar cerca de 400 professores da rede estadual de ensino nos diversos níveis e aproximadamente 200 alunos do EJA das escolas estaduais. (Jornal da Cidade- Uberaba)


 

Tempo Integral nas escolas deve voltar

Diversas escolas de Divinópolis vão voltar a ter o “Tempo Integral” a partir de agosto de 2019. O deputado Estadual Cleitinho esteve reunido na manhã da última quarta-feira, 19, com a Secretária Estadual de Educação, Júlia Sant’anna e a volta do projeto foi um dos assuntos em pauta. O assunto já havia sido abordado logo no início do mandato, quando o programa havia sido suspenso e Cleitinho, ao lado da Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara de Divinópolis, a vereadora Janete, estiveram reunidos com a Secretária. (Gazeta do Oeste- Divinópolis)


 

Jogos escolares têm abertura oficial

Os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG/2019) chegam à etapa regional. Cerca de 12 mil estudantes-atletas em cinco modalidades esportivas vão disputar uma vaga para a etapa estadual da competição, que vai ser realizada em Uberlândia. Por todo o Estado, os mineiros das escolas públicas e particulares se encontram em seis cidades-sede, no período de 24 a 29 de junho, para disputas no basquetebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez. Os municípios de Além Paraíba (Zona da Mata), Baependi/Caxambu (Sul), Governador Valadares (Vale do Aço), Pitangui (Centro), Três Marias (Norte) e Uberaba (Triângulo) já estão preparados para receber os jovens de 12 a 14 anos. Governador Valadares é sede da Regional Vale do Aço e faz a abertura oficial do evento nesta terça-feira, 25. (Diário do Rio Doce- Governador Valadares)


 

JF está recebendo menos do Bolsa Família

Mensalmente, os municípios recebem repasses do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) para gerir o Cadastro Único (CadÚnico) e o programa Bolsa Família baseados no indicador denominado Índice de Gestão Descentralizada (IGD). Os valores dos índices obtidos pelos municípios são diretamente relacionados aos resultados alcançados pelos municípios na gestão do Bolsa Família. Embora possa alcançar até R$ 125.682,70, Juiz de Fora recebeu, em maio último, apenas R$ 63.430,97. Enquanto o Ministério da Cidadania aponta a baixa execução dos recursos para justificar a quantia repassada a Juiz de Fora, a Prefeitura indica cautela ao empregar os valores, uma vez que o Governo federal tem atrasado os repasses desde fevereiro. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)


 

Combate ao assédio sexual é aprovado

Uma importante medida foi tomada pelo legislativo marianense durante a 20ª Reunião Ordinária da Casa. Foi aprovado o Projeto de Lei de autoria do vereador Cristiano Vilas Boas, que dispõe sobre medidas de prevenção e combate ao assédio sexual de mulheres nos meios de transporte coletivo no âmbito da cidade de Mariana. A medida vai contemplar, sem custo para os cofres públicos, políticas de conscientização através de cartazes e instrumentos de publicidade para que as práticas criminosas sejam coibidas e informando sobre a importância das denúncias se efetivarem. “Acreditamos que esta medida seja de extrema relevância para toda a sociedade. As mulheres merecem todas as políticas que promovam a igualdade e o respeito e vamos cobrar que esta lei seja fiscalizada para seu cumprimento integral”, ressaltou o vereador Cristiano Vilas Boas. (Portal da Cidade- Mariana)


 

Mil novas árvores serão plantadas até 2020

Essa Árvore é Minha. Esse é o nome do projeto ambiental criado pela Prefeitura de Capelinha, através da Secretaria Geral de Administração – com o apoio do Departamento Municipal de Meio Ambiente, para plantio de árvores em diversos pontos da cidade. A iniciativa visa, além de plantar árvores de diversas espécies em toda a Capelinha, despertar na população o cuidado com a preservação do meio ambiente e do patrimônio público. O projeto Essa Árvore é Minha” pretende plantar 1.000 árvores até o final da atual gestão (dezembro de 2020). A primeira fase de plantio, com 100 mudas, começa agora neste mês de junho. (Gazeta dos Vales- Capelinha)

© 2017 Folha da Manhã - Criado com o  Wix.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now