NM quer selo para transporte alternativo

Os prefeitos do Norte de Minas anunciaram durante a audiência da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados a criação de um Selo que vai permitir o fluxo de taxistas e veículos alternativos que fazem o transporte de passageiros. O projeto de iniciativa do prefeito José Prates proíbe que a Polícia Rodoviária ou Departamento Estadual de Estradas e Rodagens impeça a ação desse serviço. O assunto foi a principal atração da audiência publica e nos seus esclarecimentos, o prefeito mostrou que tem localidades sem opção de transporte de passageiros e, por isso, tomou a iniciativa de criar esse selo. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)

Empresário fica decepcionado com Zema

O empresário de Patrocínio, Dalmo Arvelos, da Onnet Telecom, não está nada satisfeito com o governador Romeu Zema. Em seu perfil no Facebook, registrou: “Não uso redes sociais para falar de política. Mas com uma notícia dessas vindo de um partido que pregou a redução de impostos a campanha toda e de se assustar. Novo sendo o mesmo dos outros. Lamentável.” – comentou. O empresário – um dos apoiadores das ideias do partido Novo em MG – não está nada satisfeito com a proposta do governo do Estado, aprovado nesta semana na Assembleia que prorroga a cobrança adicional de 2% no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). (Jornal de Patrocínio)

Praça de Esportes completa 70 anos

Neste ano a Praça de Esportes de Governador Valadares está completando 70 anos de fundação. E nada melhor para comemorar o aniversário do que contar sua história. Essa missão foi assumida pela escritora Silmeia Martins Moreira, a mesma autora do livro “Futsal Feminino Valadarense – vitória para além das quadras”. O novo livro vai contar com depoimentos de alunos, autoridades, pessoas da comunidade, entre outros. A previsão é de que seja publicado até o meio do ano que vem. (Diário do Rio Doce- Governador Valadares)

Alunos farão levantamento do perfil de idosos

Alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) farão coleta de dados para o projeto de pesquisa “Estudo longitudinal do perfil de saúde da população idosa dos municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba – Elsim”, do Programa de Pós-graduação em Atenção à Saúde da UFTM. Os alunos da graduação da UFTM foram convidados para participarem desta etapa que fará coleta de dados em municípios da região do Triângulo Sul. Os estudantes que moram em Uberaba, Ibiá, Araxá, Sacramento e Frutal, ou em cidades próximas ao estudo, devem fazer a coleta voluntariamente no período de férias. (Jornal da Manhã- Uberaba)

Livros em braile no acervo público

Já estão disponíveis na Biblioteca Pública de Varginha publicações literárias em braile recebidas gratuitamente da Fundação Dorina Nowill para Cegos. As primeiras edições chegaram em outubro e a perspectiva é que, a cada 15 dias, sejam recebidos novos livros por meio desta parceria. Já podem ser lidas as edições de “Uma vida no escuro”, “Ruth Rocha conta a Odisseia”, “Exercícios de ser criança”, “Marco Queria Dormir” e “Entre Quatro Paredes”. De acordo com a bibliotecária Eliana Costa, a parceria atende a um anseio das pessoas cegas de Varginha. (Correio do Sul- Varginha)

Barbacena terá escola cívico-militar

Nesta quinta-feira, 21, o Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista dos municípios selecionados para implementar o projeto-piloto das escolas cívico-militares, já para 2020. Minas Gerais vai ter instituições em três municípios e Barbacena é uma das cidades escolhidas. De acordo com o MEC, vão ser 54 escolas em 23 estados e no Distrito Federal (DF). Deste total, 38 são estaduais e 16 municipais. Elas vão ser geridas por militares da reserva das Forças Armadas, policiais militares e bombeiros da ativa. Em Minas Gerais, além de Barbacena, Belo Horizonte e Ibirité também vão receber o projeto-piloto das escolas cívico-militares. (Folha de Barbacena)

Memorial ao quilombo recebe identificação

Na semana que passou foi celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. Em alusão à data a Prefeitura de Formiga realizou, no Morro das Balas, a inauguração do memorial ao maior quilombo da região. Por volta de 1725, a região foi ocupada pelo Quilombo do Ambrósio. O local também foi alvo, de acordo com documentos históricos, da maior chacina da época. A cerimônia teve início às 9h e contou com apresentação de capoeira. Na ocasião, foi dado um simbólico tiro de morteiro, cuja munição foi uma pequena pedra que pode ser encontrada na localidade. (Jornal Nova Imprensa- Formiga)

Restrição urbanística feita pela internet

Os interessados em fazer o pedido do documento de restrição urbanística agora podem utilizar a ferramenta de forma online no site da Prefeitura de Uberlândia. Com o novo recurso, o contribuinte não precisa mais se deslocar até o Centro Administrativo Municipal para ter acesso ao documento que detalha as restrições de uso e ocupação do solo em uma determinada área da cidade. O pedido de restrição urbanística é feito quando a pessoa precisa construir ou reformar um imóvel. A ferramenta mostra se a área em que a edificação se encontra tem autorização para o exercício de uma atividade específica. (Diário de Uberlândia)