COLUNA MG

24 de Maio

Rede de Notícias Sindijori MG

Trem é paralisado como medida preventiva

Com a possibilidade de rompimento da barragem Sul Superior da Vale, na Mina de Gongo Soco, como medida preventiva, a Vale paralisou o transporte de carga no ramal de Belo Horizonte, entre Sabará e Barão de Cocais, que é atendido pela Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). A empresa está avaliando alternativas para minimizar os impactos decorrentes dessa paralisação. O trem circula nas imediações da cava da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), onde foram identificadas recentemente movimentações no talude Norte da estrutura. A medida segue em alinhamento com a Agência Nacional de Mineração (ANM), busca preservar a segurança. (A Notícia- João Monlevade)

 

Audiência reivindica volta de trem

Na última quarta-feira, 22, a Câmara de Ouro Preto sediou uma Audiência Pública promovida pela Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O objetivo foi reivindicar a reativação do trecho ferroviário de Belo Horizonte a Mariana. Deputados, prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas e sociais participaram da discussão. O trecho ferroviário em pauta é parte da chamada Linha Mineira e passa também por Rio Acima, Itabirito e Ouro Preto, antes de chegar à Mariana. São cerca de 100 quilômetros que foram abandonados na década de 90 pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA), da Vale, e devolvidos à União. (Jornal Voz Ativa- Mariana)

 

Ipatinga perdoa até 99% de juros da dívida

A administração municipal de Ipatinga anuncia que vai encaminhar ao Legislativo um projeto de lei de Recuperação Fiscal (Refis) que assegura condições especiais para quitação das dívidas. Os valores devidos poderão ser saldados por pessoas físicas e jurídicas, em prazo alongado, diferentemente dos anos anteriores, e com direito a perdão de juros. A informação é do prefeito Nardyello Rocha. Para o pagamento à vista será concedido perdão de 99% dos juros, a partir da data de inscrição do débito na Dívida Ativa. (Diário do Aço – Ipatinga)

 

Guarda faz patrulhamento com bicicletas

Já está em vigor, desde o início da semana, o novo serviço de patrulhamento utilizado pela Guarda Municipal de Mariana, o Bike Patrulha. Na nova proposta, guardas municipais trabalham em duplas e de bicicleta para garantir o policiamento em regiões mais planas da cidade, como o Centro, pistas de caminhada e bairros como Vila Aparecida, Vila Maquiné, Barro Preto, Estrela do Sul, São Cristóvão e parte da Colina. Entre as vantagens do policiamento com bicicletas, estão o baixo custo dos equipamentos, o maior contato com a comunidade, ampliação da cobertura policial, além do fácil deslocamento. (Portal da Cidade- Mariana)

 

Receita e PRF apreendem produtos ilegais

A Receita Federal e a Polícia Rodoviária Federal deflagaram a Operação Xangai em Poços de Caldas na semana que passou. O objetivo da Operação Xangai é combater a comercialização de produtos importados de forma irregular. A operação vem sendo planejada há alguns meses, tendo em vista o modus operandis de alguns estabelecimentos comerciais de Poços de Caldas. A operação apreendeu cerca de R$ 500 mil em mercadorias nas lojas fiscalizadas. (Jornal A Cidade – Poços de Caldas)

 

4ª Exposição Nacional de Orquídeas começou

Começou nesta sexta-feira, 24, a 4ª Exposição Nacional de Orquídeas, no ginásio do Colégio Dom Bosco. A feira, realizada pela Associação Círculo Orquidófilo do Planalto de Araxá (Acopa), é uma excelente oportunidade para admiradores e colecionadores de orquídeas e suculentas. Cerca de 30 colecionadores, de várias cidades, vão expor suas orquídeas, totalizando cerca de 1 mil plantas expostas. O visitante que levar 1 litro de leite ou óleo pode trocar a doação em uma muda. A troca é única, limitada a uma por pessoa, enquanto durarem os estoques. (Diário de Araxá)

 

Comida raiz é destaque na Divinaexpo

A essência e a originalidade da comida de raiz são destaques na primeira semana da Divinaexpo. O Prato Rural, concurso gastronômico que exalta a simplicidade e o sabor da comida do campo, chega a sua oitava edição e promete dar um gosto todo especial ao maior rodeio de Minas Gerais. Comida de qualidade, música boa e muita diversão garantem a festa no evento que acontece entre os dias 24 e 26 de maio. Ao longo dos três dias de festa, 12 comunidades rurais de Divinópolis e Carmo do Cajuru vão levar para o Parque Divinaexpo pratos deliciosos da cozinha mineira. O cardápio traz receitas como carne de panela, feijão tropeiro, frango a passarinho, costelão, baião e muito mais. (Gazeta do Oeste)

 

Feira de Saúde é realizada

Anualmente, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, presente em Formiga, realiza um evento destinado à população formiguense. Neste ano, a terceira edição da “Feira de Saúde” vai acontecer neste sábado, 25, na Praça Ferreira Pires, a partir das 8 horas. De acordo com Carlos Alberto Pereira Silva de Souza, pastor e organizador do evento, a atividade vai apresentar aos participantes “simples hábitos que melhoram a qualidade de vida”: alimentação saudável; consumo regular de água; ar puro; exposição moderada à luz solar; prática de atividade física; repouso; equilíbrio no trabalho, no lazer e nas relações pessoais; confiança. (Jornal Nova Imprensa- Formiga)

© 2017 Folha da Manhã - Criado com o  Wix.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now