COLUNA MG

25 de Maio

Rede de Notícias Sindijori MG

Cisdoce é proibido de cobrar dos usuários

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) conseguiu uma liminar judicial proibindo o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Doce (Cisdoce), com sede em Governador Valadares, de cobrar dos usuários do SUS qualquer valor relativo a serviços de saúde. O Cisdoce também deve, segundo a decisão, realizar a adequação dos preços dos procedimentos de saúde às tabelas do SUS, de modo a não sobrecarregar os municípios que fazem parte do consórcio. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

 

Acesso à hemodiálise é garantida

A Justiça deferiu liminar, a pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), determinando que o Estado de Minas Gerais e o Município de Juiz de Fora garantam, no prazo de dez dias, tratamento de hemodiálise em caráter ambulatorial a dez pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que se encontram internados para fins exclusivos do tratamento renal substitutivo. O pedido foi feito em ação civil pública proposta pelo MPMG, com o objetivo de garantir tratamento adequado a pacientes que sofrem de doença renal crônica. Em inquérito civil instaurado pela promotoria foi identificada a dificuldade de acesso de pacientes renais crônicos do SUS a tratamento de hemodiálise em caráter ambulatorial. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

 

Hospital do Câncer realiza captação

Na quarta-feira, 22, equipes da Santa Casa de Juiz de Fora e do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, estiveram no Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella para uma captação de órgãos. A retirada dos órgãos foi realizada no centro cirúrgico por equipes treinadas e capacitadas especificamente para esse tipo de procedimento cirúrgico. O doador é um homem de 45 anos que sempre manifestou o desejo dessa boa ação, estava internado desde o dia 08 de maio e teve o protocolo de morte encefálica encerrado. Foram captados os rins, fígado, córneas e o coração. (Jornal O Vigilante Online- Leopoldina)

 


Uberaba é uma das cidades-sedes do Jemg

O Governo de Minas definiu as seis cidades-sedes da etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais – Jemg 2019, bem como o município que vai abrigar a fase estadual da competição. A etapa regional, que vai ser entre 24 e 29 de junho, vai ter como sede as cidades de Pitangui (região Central), Três Marias (Norte), Baependi e Caxambu (Sul de Minas), Uberaba (Triângulo), Governador Valadares (Vale do Aço) e Além Paraíba (Zona da Mata). Já o município de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, vai ser a sede da etapa estadual, que acontece de 29 de julho a 3 de agosto. Destinados a jovens de 12 a 17 anos das escolas públicas e particulares do estado, os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) têm se tornado o maior evento esportivo-social do país. (Jornal da Manhã- Uberaba)

 

SL recebe Casamento Comunitário

A Defensoria Pública de Minas Gerais em Sete Lagoas vai promover o Casamento Comunitário para 50 casais. A celebração, que acontece pela primeira vez na cidade, vai ser na sexta-feira, 31, às 19 horas, no Ginásio Poliesportivo do Centro Universitário de Sete Lagoas (Unifemm). A cerimônia vai contar com tapete vermelho, benção ecumênica, marcha nupcial executada pela Banda da Polícia Militar e sorteio de presentes doados por empresários e políticos locais. São parceiros do evento o município de Sete Lagoas, o Cartório de Registro das Pessoas Naturais e o Unifemm. O defensor público Gilson Maciel, que atua na comarca e está à frente da ação, destaca o aspecto inclusivo da iniciativa. (Jornal Sete Dias- Sete Lagoas)

 

Mineradora realiza simulado de evacuação

A Nexa vai realizar em sua unidade Morro Agudo, em Paracatu, na próxima sexta-feira, 31, um simulado de evacuação de emergência. Trata-se da etapa final da elaboração do Plano de Ações de Emergência para Barragens de Mineração, em cumprimento à exigência legal. O simulado de evacuação é uma ação preventiva, e tem por objetivo preparar a comunidade para eventuais situações críticas. Para os moradores é uma oportunidade de conhecer, na prática, os sinais sonoros, as rotas de fuga e os pontos de encontro. Nos últimos meses foram promovidas reuniões de preparação com moradores, prefeitura, órgãos de defesa civil, equipe de segurança da barragem e empregados da empresa. (Jornal Paracatu News)

 

Autistas contam com gratuidade

Os autistas de Montes Claros passam a contar com o direito da gratuidade para usarem os ônibus de transporte público na cidade. O prefeito Humberto Souto publicou nesta quarta-feira, 22, a Lei 5.146, que assegura esse benefício a quem se enquadra nesse cenário. Os interessados vão ter que requerer a concessão da gratuidade, depois de fazerem o cadastro na Empresa Municipal de Trânsito e Transporte. Essa lei altera a lei 4.226, de 12 de maio de 2010. A presidente da Associação Norte Mineira dos Autistas (Anda) Vanda Amaral, espera que na próxima quinta-feira, 30, o prefeito participe de evento na instituição, de entrega simbólica da primeira carteira de gratuidade. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)

© 2017 Folha da Manhã - Criado com o  Wix.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now