25 de Julho

Cruz de Todos os Povos é apresentado

Esteve presente em Divinópolis a Coordenadora-geral de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano do Ministério do Turismo, Thaís Amaral Moura, em uma reunião para tratar sobre a construção da Cruz de Todos os Povos, na tarde desta terça-feira, 23, no Centro Administrativo da Prefeitura. Anunciado em 2016 , projeto vai ser no Morro da Gurita, em Santo Antônio dos Campos. O executivo já realizou obras de melhorias no acesso ao local, para a entrada do maquinário utilizado nos trabalhos e busca auxiliar o andamento das obras. As cruzes se referem à Trindade Santa (Pai, Filho e Espírito Santo). (Gazeta do Oeste- Divinópolis)

Festival Gastronômico é aprovado

O Festival Gastronômico de Córrego Fundo foi aprovado para participar da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. A inscrição do evento é parte das ações para a pontuação do município no ICMS Cultural, um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado de Minas Gerais. A Jornada é uma ação promovida pela Secretaria de Cultura do Estado, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG). De acordo com o Iepha-MG, o objetivo é mobilizar municípios, entidades e agentes culturais para a realização de atividades que sensibilizem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural. (Jornal Nova Imprensa- Formiga)

Casu comunica redução de atendimentos

A Fundação Educacional de Caratinga, por meio do Hospital Irmã Denise (Casu), enviou nota à imprensa esclarecendo que, conforme acordo firmado entre a Funec e a Prefeitura de Caratinga, por decisão do município, desde a data de segunda-feira, 22, os atendimentos do convênio SUS foram reduzidos na unidade hospitalar que vai deixar de atender a cirurgias em geral, ortopedia, gestantes de alto risco e UTI neonatal. O Casu vai permanecer atendendo pelo Sistema Único de Saúde na forma de porta aberta em atendimento a gestantes classificadas como risco habitual, e internação de pediatria e de UTI adulto via SUS Fácil. (Diário de Caratinga)

IFMG recebe doação de rochas e minerais

Estudantes dos cursos técnicos e de graduação do Ifmg-GV vão ser beneficiados com a doação de amostras de rochas e minerais de todo o Brasil, feita pelo Departamento de Geologia da Universidade Federal de Ouro Preto (Degeo/Ufop). O material didático inclui gemas preciosas da região de Governador Valadares, como turmalina e água marinha. A solicitação do material foi feita pelo professor do campus Rafael Madureira, engenheiro geólogo e mestrando pela Ufop. O docente explica como se dar o aproveitamento do material nas atividades acadêmicas: “Vamos criar um laboratório expositivo de petrografia macroscópica para ser utilizado como material didático em várias disciplinas”. (Diário do Rio Doce- Governador Valadares)

Montes Claros e Janaúba ganharão Apacs

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) vai liberar cerca de R$ 10,7 milhões para a construção, reformas e ampliação de 19 associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs). Esse valor inclui as construções de Apacs em Montes Claros e Janaúba. Atualmente, no Norte de Minas, só os municípios de Salinas e Pirapora dispõem da instituição financiada pelo governo. Em Januária há uma em funcionamento, mas é mantida com recursos próprios e pela sociedade civil. Os valores são originados dos fundos de penas pecuniárias. A expectativa é a de que mais de mil vagas sejam criadas e que as obras de ampliação e construção sejam inauguradas até o início de 2020. (Jornal O Norte- Montes Claros)

Hospital assina para implantar hemodinâmica

A última segunda-feira, 22, foi mais uma data histórica para o Hospital São Lourenço. Tudo porque firmou-se, oficialmente, o início da implantação do serviço de hemodinâmica na Instituição - cujas obras vão ter início em menos de 60 dias. O contrato do novo serviço foi assinado pelos presidentes da Diretoria Executiva do Hospital, Márcio Santiago e do Conselho Curador, Gilson Belém - juntamente com representantes da empresa parceira do serviço de Hemodinâmica: Dr. Giovani de Almeida Dias e Marcelo Paiva Rodrigues Canut de Souza. (O Popular Net- São Lourenço)