26 de Julho

Representantes discutem gasoduto

Representantes de quatro cidades do Centro-Oeste de Minas Gerais se reuniram em Divinópolis para discutir a implementação de um gasoduto na região. O encontro foi realizado no Espaço Coworking do Grupo Educação, Ética e Cidadania (Geec). As negociações para a implantação começaram em 2014 e as discussões sobre o assunto em 2015. Na época, foi anunciada uma previsão de cerca de R$ 4 bilhões em investimentos que beneficiariam cidades do Centro-Oeste de Minas, do Alto Paranaíba e do Triângulo Mineiro, mas, desde então, o projeto seguiu sem continuidade na região de Divinópolis. (Nova Imprensa- Formiga)

Plano Diretor Participativo vai ser revisado

A Lei Complementar n.º 09, de 10 de Outubro de 2006, que Instituiu Plano Diretor Participativo do Desenvolvimento Urbano do Município de Leopoldina, vai passar por uma revisão, nos termos da nossa Carta Magna CF/88 - Constituição Federal de 1988 e o Estatuto das Cidades. O Estatuto das Cidades - que destaca a relevância da matéria - prevê que a propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor, assegurando o atendimento das necessidades dos cidadãos quanto à qualidade de vida, à justiça social e ao desenvolvimento das atividades econômicas. (Jornal Leopoldinense- Leopoldina)

Biblioteca recebe mostra de artista visual

A Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães vai promover, dia 03 de agosto, às 9h, um café de abertura da mostra “Natureza Morta e outros estudos”, da artista visual Cláudia Lessa. A recepção vai ser na Galeria de Arte Anatê, na Biblioteca e vai ficar disponível para visitação até o dia 17 de agosto. A mostra de quadros é um compilado dos estudos da artista, que é formada em artes visuais e, também, atua como arte-educadora e assistente social e começou a pintar como forma de executar os estudos que realizou. Através da exposição “Natureza morta e outros estudos” ela propõe um novo olhar para os detalhes cotidianos através de uma estética mais pessoal, íntima. (Jornal da Cidade- Uberaba)

MOC terá Plano de Resíduos Sólidos

A Prefeitura de Montes Claros está contratando uma empresa de consultoria para elaborar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que é um documento que compreende todas as ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos sólidos gerados no município. O Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos estabelece princípios, procedimentos, normas e critérios referentes à geração, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos, contribuindo para a redução da geração de resíduos sólidos e promoção ao desenvolvimento sustentável do município. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)

Versão de Protocolo Eletrônico é criado

No intuito de garantir mais transparência aos procedimentos da administração pública, tanto no repasse de informações a fornecedores e prestadores de serviços, quanto na localização de notas fiscais durante as etapas necessárias até a efetivação do pagamento, a Secretaria Municipal de Controle Interno, através da servidora Juliana Pereira de Souza Barros, elaborou uma versão do Protocolo Eletrônico voltada à tramitação de notas fiscais, bem como requereu a implantação do mesmo dentro do sistema Conam, que desenvolveu a ferramenta sem custo para a Prefeitura. “A partir de então, dentre as prefeituras atendidas pela Conam, somos pioneiros em utilizar este sistema que nada mais é que uma ferramenta digital de gerenciamento do trâmite das notas fiscais ou similares que substituirá o habitual ‘caderno de protocolo’, trazendo mais lisura e agilidade aos procedimentos”, explica Juliana Pereira. (Diário Correio do Sul- Varginha)

Aterro Sanitário recebe mais de 1000 toneladas

O aterro sanitário, localizado entre João Monlevade e Rio Piracicaba, recebeu, no último mês, 1089 Toneladas de resíduos, apenas de João Monlevade. O local tem vida útil prevista para cerca de 18 anos e funciona sob critérios e normas operacionais específicas que permitem uma disposição final segura e adequada do lixo domiciliar. O aterro é gerenciado pelo Consórcio Público de Gestão de Resíduos Sólidos (CPGRS) e é presidido pelo prefeito de Bela Vista de Minas, Wilber José de Souza. Diariamente, o aterro sanitário recebe cerca de 70 toneladas de resíduos de oito cidades. (A Notícia- João Monlevade)

Parque Cavernas do Peruaçu ganha selo

O rio São Francisco, desde a sua nascente em Minas até a foz, entre Alagoas e Sergipe, possui grande importância econômica e histórica. No Vale do Peruaçu ele carrega ainda a responsabilidade de consolidar o Extremo Norte de Minas como polo turístico. E foi com base na importância do Velho Chico para a cultura ribeirinha e em suas riquezas naturais, com destaque para o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, que o governo federal concedeu, nesta semana, o Selo + Turismo para Itacarambi, “por considerar a proposta apresentada pela prefeitura alinhada com o Plano Nacional de Turismo 2018-2022”, condição que prioriza o município na análise para obtenção de recursos. (O Norte- Montes Claros)