29 de Julho

Ipaba tem melhorias no Sistema de água

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está investindo mais de R$ 1 milhão na ampliação e melhoria no sistema de abastecimento de água da cidade de Ipaba. Com a conclusão das obras, prevista para fevereiro de 2020, município contará com maior disponibilidade de água tratada, beneficiando mais de 12 mil pessoas na região. O empreendimento foi visitado pela equipe do governo municipal de Ipaba, juntamente com os diretores da Copasa, no último dia 10. Na ocasião, o superintendente operacional do Vale do Rio Doce e Vale do Aço da Copasa, Albino Campos, e o gerente do Distrito Regional Vale do Aço, Rodrigo Ferreira, apresentaram os detalhes técnicos da obra. (Jornal Classivale – Ipatinga)

Montes Claros cria festival de gratidão

A Sociedade Civil Organizada de Montes Claros tomou a iniciativa de criar o Festival da Gratidão, em evento para que as instituições que atuam em diversas causas importantes na cidade possam agradecer às pessoas que contribuem para que este trabalho seja realizado. Damaris Regina Fagundes Durães, diretora do ED Instituto, que participa do projeto, salienta que a iniciativa foi de Cibele Medrado, ex-presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA), e vai ser lançada durante a Feira Nacional da Indústria Comércio e Serviço de Montes Claros, a ser realizada em setembro. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)

Cerca de 400 alunos retomam o ensino integral

Após o Governo de Minas voltar atrás sobre a redução da oferta de vagas no ensino integral, cerca de 34 mil alunos devem iniciar as aulas nesta modalidade em todo o Estado nesta semana, quando tem início o segundo semestre letivo. Em Juiz de Fora, vão ser 415 vagas ofertadas em 11 escolas, como informou a Secretaria de Estado de Educação (SEE) à Tribuna na última sexta, 26. Desta forma, em relação ao ano passado, cerca de 600 alunos da cidade ainda continuam afetados pelos cortes no ensino de tempo integral oferecido pela rede estadual. Segundo a Superintendência Regional de Ensino, nos municípios sob a jurisdição de Juiz de Fora. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

Uberaba recebe 1° Festival das Flores

A Praça Dom Eduardo vai ser colorida com o 1° Festival das Flores de Holambra em Uberaba. O evento acontece entre os dias 7 a 11 de agosto, das 10h às 21h. Vão ser comercializadas mais de 200 espécies de flores em um ambiente propício para levar os amigos e familiares. Durante os dias de festival vai haver também uma feira gastronômica trazendo opções de comidas e bebidas para o público. Segundo um dos organizadores, Marcelo Morais, o evento vai contar com uma grande gama de flores, como orquídeas, plantas frutíferas, bonsais, rosas do deserto, rosas e diversas outras. (Jornal da Manhã- Uberaba)

MP recupera peça do século 18 para museu

O Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana tem uma nova peça rara. A estrutura recebeu, nesta quinta-feira, 25, o Florão do Arco Cruzeiro, que tudo indica ter sido esculpida no século 18. Antes de chegar no museu, a pela era vendida em um site de leilões na internet. O Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico do estado, recuperou o item. A Promotoria de Justiça de Piranga, na Região da Zona da Mata, também auxiliou na recuperação. As investigações tiveram início em fevereiro deste ano, depois que o MP recebeu uma representação sobre a suposta venda da peça pela internet. (Portal da Cidade- Mariana)

Candidatos ao Conselho têm Curso

A Casa dos Conselhos de Divinópolis realizou na última quinta-feira, 25, o Curso de Capacitação para os candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar. O curso ministrado por Carlos José Fortes (Promotor da Infância), Adriana Eva (Conselheira Tutelar) e por Carlos Roberto Beto, (Conselheiro Municipal da Criança e do Adolescente), aconteceu no auditório da Una Divinópolis e contou com a participação de 77 Candidatos. A Prefeitura de Divinópolis, por meio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, organiza o processo para a eleição do novo Conselho Tutelar Municipal. Na próxima etapa, os candidatos vão passar por uma prova que vai ser aplicada no dia 04 de agosto das 08 às 11h também na sede da Una Divinópolis. (Gazeta do Oeste- Divinópolis)

Biometria atinge 32,6% do eleitorado

Com o objetivo de identificar todos os eleitores brasileiros por meio das impressões digitais na hora do voto, a Justiça Eleitoral avança diariamente no cadastro biométrico. Na terça-feira, 23, o número alcançou 69,57% do eleitorado, ou seja, 101.709,041 dos 146.197.619 eleitores. Até o final de 2020, eleitores de 1.686 municípios de 16 estados devem realizar a biometria, de acordo com a lista de localidades que integram a etapa 2019/2020 do Programa de Identificação Biométrica. Esta etapa deve alcançar 35 milhões de eleitores. (Diário de Caratinga)