28 de Agosto

Poços pode receber indústria farmacêutica

Minas vai receber até 2021 pelo menos cinco novos grandes empreendimentos da indústria farmacêutica, que vão investir, juntos, R$ 737 milhões no Estado e gerar cerca de 2.800 empregos diretos. Os aportes serão feitos em Montes Claros, no Norte, com duas unidades, Pouso Alegre, também com duas novas empresas, e Poços de Caldas, com uma. A fábrica a se instalar em Poços será a Myralis, que prevê investimento de R$ 28 milhões até 2021 e geração de mil vagas de emprego nos próximos três anos. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

Novas hidrelétricas entram em operação

Já estão em funcionamento, desde julho desse ano, as nove unidades que compõe o novo parque gerador da Guanhães Energia S.A. localizado no leste de Minas. O complexo é composto por quatro PCHs: Dores de Guanhães (14 MW), Senhora do Porto (12 MW) e Jacaré (9 MW), situadas em Dores de Guanhães, , e Fortuna II (9 MW), situada nas cidades de Virginópolis e Guanhães. A Guanhães Energia, responsável pela implantação, exploração, operação e manutenção das PCHs, conta com a participação acionária de 49% da Cemig GT e de 51% da Light Energia S.A. Das noves unidades geradoras, duas estão instaladas na PCH Senhora do Porto, duas na PCH Dores de Guanhães, duas na PCH Jacaré e três na PCH Fortuna II. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Divinópolis avança no Mapa do Turismo

O município de Divinópolis subiu de categoria no Mapa do Turismo Brasileiro. Nesta segunda-feira, 26, o Ministério do Turismo (MTur), divulgou a lista e a cidade ficou na categoria B. A ascensão é relacionada as boas ações econômicas e turísticas desenvolvidas em 2018 pela prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. A cidade faz parte da região turística Campo das Vertentes e a partir do relatório pode solicitar ao Ministério, investimentos em ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e em projetos que já ocupam o cronograma da secretaria. A mudança de categoria é uma oportunidade para fomentar o turismo em Divinópolis. (Gazeta do Oeste- Divinópolis)

Comissão estuda solução para atendimento

Uma nova tentativa de retomar o atendimento de urgência e emergência no Hospital João Penido se desenha em um esforço conjunto de diversos setores da sociedade. A reivindicação completou cinco anos em 2019, e uma solução definitiva não foi acordada ainda. Como forma de pensar propostas que possam ser levadas a uma audiência pública sobre o tema na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), marcada pelo deputado estadual Roberto Cupolillo (Betão, PT) para o próximo dia 4, quarta-feira, foi realizada uma reunião na Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, nesta segunda. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

Estacionamento para ônibus será cobrado

A cidade de São Lourenço-MG vai poder ter em breve um estacionamento para ônibus de turismo. A medida deve aliviar o trânsito de São Lourenço que fica sobrecarregado com a presença destes gigantes, manobrando e estacionando em vias de grande fluxo de veículos na cidade, conforme mostrado recentemente em matéria do Popular.net. A boa notícia foi dada durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de São Lourenço na última segunda-feira, 26, quando entrou em pauta o projeto de lei complementar 71/2019, que autoriza o Poder Executivo a firmar uma parceria de concessão para uso remunerado de estacionamento, por meio de licitação. (O Popular Net- São Lourenço)

6° Torneio de Truco está sendo preparado

A Secretaria de Esportes de Lagoa da Prata, em parceria com os organizadores do Festival do Peixe, vai realizar no dia 8 de setembro o 6º Torneio de Truco. Os prêmios vão da 1ª a 4ª colocação, sendo 1º lugar R$ 4 mil, 2º lugar R$ 1 mil, 3º R$ 350 e 4º R$ 250, além de uma bicicleta como prêmio para a repescagem. Este ano, o torneio acontece no Umuarama Clube a partir de 10h e conforme a organização, o campeonato reúne pessoas de 30 cidades do Centro-Oeste. O torneio é um campeonato sério e todos podem participar. (Jornal Cidade MG- Lagoa da Prata)

Corrida para ter ‘Saúde na Hora’

Montes Claros é a terceira cidade do Norte de Minas a ingressar no programa “Saúde na Hora”, criado pelo governo federal com o objetivo de ampliar o horário de funcionamento de unidades de atenção básica em cidades brasileiras. A proposta, no município, é estender a jornada de trabalho de 14 unidades de saúde da família (USF). No entanto, a população questiona se a prefeitura vai conseguir cumprir o compromisso assumido, pois a falta de profissionais da saúde, principalmente de médicos, é um problema recorrente na cidade e na zona rural. (Jornal o Norte- Montes Claros)

Campanha cadastra doadores de sangue

A Associação Sangue Bom, Hospital Dom Bosco e secretaria municipal de Saúde, em parceria com o Hemocentro de Uberaba, realiza Campanha de Doação de Sangue com uma excursão no próximo sábado, 31. A viagem para Uberaba está marcada para às 7h com saída da porta do Estádio Fausto Alvim e retorno previsto até às 14h. O transporte é gratuito e os doadores devem realizar seus cadastros pelo telefone (034) 98876.6920. Para doar sangue uma pessoa deve ter e estar com boa saúde. (Diário de Araxá)