Município espera reposição no Mais Médicos

O Programa Mais Médicos do Governo Federal não preencheu as vagas em Divinópolis. Dos 18 médicos estrangeiros que chegaram ao município no final do ano passado, oito deixaram o programa no começo de 2019. O município está empenhado em resolver esta situação o mais breve possível. Imediatamente entrou em contato com o setor responsável pelo programa no Governo Federal e solicitou a reposição desses médicos em todas as unidades de saúde, a resposta foi de que serão enviados, porém, sem data prevista. (Gazeta do Oeste- Divinópolis)

Hospital pode ir para a iniciativa privada

Passados cinco anos e dois meses do início da construção do Hospital Regional de Governador Valadares, a obra ainda segue sem conclusão. Na manhã de quinta-feira, 28, o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Marco Aurélio Barcelos, esteve em Valadares para visitar as obras do hospital, nas proximidades da BR-116, saída para Teófilo Otoni. Na oportunidade, Barcelos pontuou os desafios em um cenário de grave déficit nas contas do Estado, e revelou que a única alternativa para a conclusão das obras, iniciadas em abril de 2013, será buscar parcerias com a iniciativa privada. (Diário do Rio Doce- Governador Valadares)

Sistema começou a funcionar em Itaúna

Foi apresentada à comunidade no auditório da Associação dos Contabilistas de Itaúna (Aconita), na última segunda-feira, 25, a plataforma do Alvará Digital, implantado pela Prefeitura de Itaúna. Participaram do evento de apresentação da plataforma o prefeito Neider Moreira; a presidente da Aconita, Fabiana Xavier; o secretário de Finanças, Warlei Eustáquio de Souza; o superintendente regional da Fazenda, Eduardo da Silva Mendonça; o vice-presidente da Câmara, Hudson Bernardes; a chefe da agência local da Administração Fazendária, Marina Coutinho Rodrigues; servidores municipais, contabilistas e público em geral. (Jornal Folha do Povo Itaúna)

Esperado aumento de 40% nas estradas

O fluxo de veículos nas estradas da região deve aumentar cerca de 40% por conta do feriado de carnaval, conforme informações da Polícia Militar Rodoviária (PMR). Na BR-040, entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro, estima-se que 250 mil veículos irão passar pela rodovia pelos próximos dias, de acordo com a Concer, concessionária que administra o trecho. Já a Invepar-Via 040, responsável pelo trecho que liga Juiz de Fora a Brasília (DF), calcula que 479 mil veículos irão transitar pela via, o que representaria um aumento de 25% comparado ao tráfego em dias normais. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

Lagopratenses disputarão o brasileiro

Quatro atletas de Lagoa da Prata se destacaram na Seletiva da Federação Mineira de Karatê (FMK). Jeferson Monteiro, faixa preta na categoria 18/35 anos, Davi Rezende, faixa preta na categoria 14/15 anos, Enzo Amaral, faixa verde na categoria 14/15 anos, e Pedro Costa, faixa marrom na categoria 12/13 anos, são treinados pelo sensei Wagner Heleno. Todos os atletas lagopratenses conquistaram o 1º lugar na modalidade kata e um 3º lugar na modalidade shiai-kumitê. Agora ele vão participar do Campeonato Brasileiro, que acontece a partir do mês de março. (Jornal Cidade MG- Lagoa da Prata)

Cidade tem atividades para Dia da Mulher

Uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Leopoldina / Secretaria de Cultura de Leopoldina e Câmara Municipal de Leopoldina com o apoio da Plenarius / OAB Leopoldina / IEF - Instituto Estadual de Florestas / Faculdade Doctum e Isabela & Daniel Photography, o Dia Internacional da Mulher e o Mês da Mulher, em Leopoldina vai ser amplamente comemorado com diversas atividades de caráter educativo, informativo e recreativo que fazem parte da programação ‘Mulher em Foco’, tema escolhido pela prefeitura para celebrar o evento. (Jornal Leopoldinense)

Saúde de Mariana faz plantão no Carnaval

Dando suporte nos dias de folia, a Secretaria de Saúde tomou providências para o Carnaval Mariana 2019. Dentre as ações realizadas, foram distribuídos cerca de 10 mil preservativos. Durante os cinco dias de festa cerca de 130 profissionais da área vão atuar no atendimento à população e a Secretaria, através do Departamento de Vigilância, fará inspeções em ambulantes que irão fornecer alimentos aos foliões. No total, 16 ambulâncias vão ficar à disposição para emergências e atendimentos diversos. A campanha de conscientização e distribuição de preservativos iniciou no mês de fevereiro. (Jornal Ponto Final- Mariana)

Candidatos são barrados por banca de cota racial

Mais de um terço dos candidatos autodeclarados negros e aprovados no primeiro semestre da UFMG foram barrados pela banca de heteroidentificação racial, grupo que analisa as características físicas dos cotistas. Ao todo, dos 885 que tiveram aspectos como cor de pele e textura do cabelo analisados, 346 não conseguiram o aval para ingressar na universidade por meio do benefício. Os números englobam alunos de BH e de Montes Claros. Para o campus do Norte de Minas, dos 43 candidatos que compareceram para a análise, 24 tiveram o registro acadêmico confirmado, e 19, recusados – quase metade. (O Norte de Minas- Montes Claros)