COLUNA MG
31 de Janeiro
Rede de Notícias Sindijori MG
-
Expediente no Fórum suspenso em Caeté
Os trabalhos no Fórum de Caeté estão suspensos, desde ontem, devido aos problemas causados pelas chuvas. A decisão partiu do presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, e do corregedor- -geral de Justiça, desembargador José Geraldo Saldanha da Fonseca. Conforme apurou a reportagem, as audiências marcadas para esta quinta- -feira, 30, em Caeté, estão canceladas. O TJMG não informou quando as atividades serão retomadas. OAB - Em decorrência da decisão do TJMG, os serviços da OAB Caeté também estão suspensos. (Jornal Opinião – Caeté)
-
Limpeza, no lugar de festa em Valadares
Ao invés de comemorações e solenidades, limpeza de ruas e atendimento em postos de saúde. Assim Governador Valadares completou 82 anos de emancipação política, na semana que passoua. Embora as celebrações tenham sido canceladas, por causa das chuvas e a enchente que atingiram a cidade, o prefeito André Merlo (PSDB) admite que o aniversário de Valadares, ainda, poderá ser festejado em outra data.. Até a noite de quarta-feira, segundo a Prefeitura, Valadares contabilizava cerca de 15 mil desalojados, e 425 pessoas atendidas em seis abrigos. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
-
Índice da dengue em Muriaé está em 1%
Levantamento realizado pela Prefeitura de Muriaé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mostra que o índice de infestação da dengue está em 1%, próximo ao ideal estipulado pelo Ministério da Saúde, que é de 0,9%. Com este percentual, Muriaé apresenta "risco médio" e está em alerta para epidemia da doença. Todos os bairros foram visitados na semana passada pelos agentes comunitários de saúde. (Gazeta de Muriaé)
-
Primeira eleitora de Ipatinga homenageada
O primeiro título de eleitor da cidade de Ipatinga pertence à Alexandrina de Araújo Silva. Conhecida como Dona Lôra, e hoje com 89 anos de idade, ela é então a precursora no exercício da cidadania do voto no município, emancipado em 29 de abril de 1964. Hoje aposentada e representando uma numerosa família, a pioneira foi homenageada, entre vários outros nomes de expressão da história local, na primeira edição de 2020 do evento “Pausa para uma Prosa”, do projeto “Reconhecer”. A cerimônia foi realizada na Estação Memória Zeza Souto, no Centro, e dá sequência ao projeto de Educação Patrimonial, Bens Tombados e Inventariados intitulado “Conexão Patrimônio”, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel) de Ipatinga. (Diário do Aço – Ipatinga)
-
Varginha recebe evento do Dia C 2020
Varginha será a primeira cidade mineira a receber o Workshop de Lançamento do Dia de Cooperar (Dia C) em 2020, movimento de voluntariado desenvolvido há 11 anos pelo Sistema Ocemg. O Dia C foi criado em 2009 pelo Sistema Ocemg, instituição que representa as cooperativas do Estado. Nacionalizado em 2014, o movimento de voluntariado cooperativista hoje é realizado nos 26 Estados e no Distrito Federal, e até 2019 foram beneficiadas mais de 9,6 milhões de pessoas por meio das as ações desenvolvidas por cooperativas de todo o Brasil. (Gazeta de Varginha)
-
21 mil títulos cancelados em Divinópolis
De acordo com informações da Justiça Eleitoral, 21.435 títulos estão cancelados na cidade de Divinópolis, incluindo eleitores em situação irregular ou que já faleceram. O município, atualmente, conta com 163.331 eleitores, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Quem não votou nem justificou a ausência às urnas nas últimas três eleições tem até o próximo dia 6 de maio para regularizar a situação. A causa mais costumeira de títulos cancelados é a ausência e não justificativa por três pleitos consecutivos. (Jornal Agora – Divinópolis)
-
Mil solicitações de falta de energia
As fortes chuvas que atingiram a região de Caratinga na semana que passou geraram cerca de mil solicitações de falta de energia. Esse número de ocorrências é quase oito vezes maior do que a média de um dia normal de atendimento da Cemig. Até o momento, a empresa já atendeu metade das solicitações. A companhia esclarece que, durante o final de semana de chuvas, aumentou sua força de trabalho na região em 40%. Cerca de 30 equipes trabalharam para restabelecer a energia. (Diário de Caratinga)