COLUNA MG

02 de Agosto

Rede de Notícias Sindijori MG

Prefeituras fecham as portas hoje

Um movimento liderado por diversas entidades regionais que representam os municípios planejam um pedido de intervenção federal no estado de Minas Gerais. O motivo, segundo nota distribuída à imprensa pela Associação dos Municípios do Vale do Aço (Amva), é o descumprimento de deveres constitucionais do governo do Estado em relação aos repasses de recursos da saúde, educação e assistência social para os municípios. As prefeituras de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso não deverão abrir as portas nesta sexta-feira. A maioria dos municípios do Vale do Aço confirma, por meio da publicação de decreto, a adesão ao movimento. (Diário do Aço – Ipatinga)

Servidores adiam aposentadoria

Servidores da educação de Montes Claros que já estariam aptos a requerer a aposentadoria estão adiando o pedido porque a Prefeitura não estaria incorporando benefícios previstos em lei aos salários destes funcionários. Eles pedem explicações ao Executivo. Um servidor que pediu para manter a identidade em sigilo afirma que há cerca de quatro meses aguarda o pagamento da gratificação devida após 25 anos de serviço que ainda não chegou. A suspeita é a de que o município estaria postergando o repasse do benefício para conter gastos e adiar o pedido de aposentadoria. (O Norte de Minas – Montes Claros)

Patos recebe máquinas para cursos

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social recebeu da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), 15 kits de máquinas de costura. Os equipamentos têm o intuito de incentivar o empreendedorismo e a geração de renda nos municípios contemplados. Os kits são compostos por máquinas de costura, mesas para corte, tesouras, tecidos, fitas métricas, dentre outros materiais. Com os equipamentos, a SMDS está realizando o curso de corte e costura básico para a população do distrito de Major Porto, dentro das atividades do trabalho social do Programa Minha Casa, Minha Vida. (Folha Patense)

 

Eleitorado jovem tem retração de 35% em JF

Juiz de Fora tem 397.841 eleitores aptos a votar na eleição geral deste ano, um crescimento de 1,3% em relação à consolidação dos votantes registrados nas últimas eleições gerais em 2014. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 1º, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante o lançamento do Centro de Divulgação das Eleições (CDE). Segundo o TSE, 147.302.354 eleitores brasileiros estão em condições de irem às urnas para escolher os futuros ocupantes dos cargos de presidente, governadores, senadores, suplentes e deputados federais e estaduais. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

 

A Hora do Mamaço estimula mulheres

Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba, realizou "A Hora do Mamaço". Nesta quarta-feira, 1o, foi celebrado o Dia Mundial da Amamentação e, para marcar e enfatizar a importância de amamentar em qualquer lugar, dependendo da necessidade da criança, foi realizado o mamaço. Este ano a Semana Mundial da Amamentação traz como tema “A amamentação, a base da vida” e marca o início do Agosto Dourado, para conscientizar as mulheres sobre o assunto. O dia do mamaço aconteceu em vários locais do mundo para expressar gestos de incentivo ao aleitamento materno e às mães que amamentam para que façam doação. (Jornal da Manhã – Uberaba)

 

Araxá oferece qualificação para jovens

Estão abertos treinamentos variados para jovens de 16 e 17 anos em Araxá que visam despertar os adolescentes para o empreendedorismo e para a possibilidade de ser dono do próprio negócio. Os cursos gratuitos serão oferecidos pelo projeto Primeira Chance que visa proporcionar estágio, trabalho e renda para adolescentes. As aulas serão nos Centros de Referencia de Assistência Social (CRAS) e Núcleos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de sete bairros da cidade, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Ação Social e o Instituto Apreender, com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. (Diário de Araxá)

 

Cia Fofocas de Teatro homenageia professoras

Na última segunda feira, 30, a Cia Fofocas de Teatro, grupo cultural da cidade de Barroso, fez a estreia da apresentação Teatral “Cunversa de Cumprades” no Teatro Municipal Professora Iracema Rocha. A apresentação abriu a programação da Semana de Educação organizada pela Semed (Secretaria Municipal de Educação de Barroso). Cerca de 300 professoras e convidados assistiram e se divertiram com os dois personagens da história, Zé (Juninho Severo) e Nhô (Matias da Silva) que com muita irreverência e reflexões, mostraram o valor e a importância das professoras na educação e na vida de todos.. (Jornal Primeira Página – Barroso)

 

Prefeitura regulamenta projetos

Considerando a manutenção da obrigatoriedade de apresentação do projeto arquitetônico completo e de todos os seus projetos complementares, bem como a necessidade de regulamentar os respectivos procedimentos de aprovação dos mesmos, objetivando a agilidade na emissão de alvarás de construção e correlatos, e ainda de estimular a redução de construções irregulares no município, a Prefeitura de Varginha baixou Decreto regulamentando a legislação de aprovação de projetos de construção civil no município. Caberá aos responsáveis técnicos observarem obrigatoriamente na elaboração dos projetos e execução das obras, o cumprimento integral das demais disposições legais relativas às edificações previstas na legislação Federal, Estadual e Municipal. (Gazeta de Varginha)

Baixe o arquivo >>

© 2017 Folha da Manhã - Criado com o  Wix.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now