02 de Agosto

Prefeituras fecham as portas hoje

Um movimento liderado por diversas entidades regionais que representam os municípios planejam um pedido de intervenção federal no estado de Minas Gerais. O motivo, segundo nota distribuída à imprensa pela Associação dos Municípios do Vale do Aço (Amva), é o descumprimento de deveres constitucionais do governo do Estado em relação aos repasses de recursos da saúde, educação e assistência social para os municípios. As prefeituras de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso não deverão abrir as portas nesta sexta-feira. A maioria dos municípios do Vale do Aço confirma, por meio da publicação de decreto, a adesão ao movimento. (Diário do Aço – Ipatinga)

Servidores adiam aposentadoria

Servidores da educação de Montes Claros que já estariam aptos a requerer a aposentadoria estão adiando o pedido porque a Prefeitura não estaria incorporando benefícios previstos em lei aos salários destes funcionários. Eles pedem explicações ao Executivo. Um servidor que pediu para manter a identidade em sigilo afirma que há cerca de quatro meses aguarda o pagamento da gratificação devida após 25 anos de serviço que ainda não chegou. A suspeita é a de que o município estaria postergando o repasse do benefício para conter gastos e adiar o pedido de aposentadoria. (O Norte de Minas – Montes Claros)

Patos recebe máquinas para cursos

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social recebeu da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), 15 kits de máquinas de costura. Os equipamentos têm o intuito de incentivar o empreendedorismo e a geração de renda nos municípios contemplados. Os kits são compostos por máquinas de costura, mesas para corte, tesouras, tecidos, fitas métricas, dentre outros materiais. Com os equipamentos, a SMDS está realizando o curso de corte e costura básico para a população do distrito de Major Porto, dentro das atividades do trabalho social do Programa Minha Casa, Minha Vida. (Folha Patense)

Eleitorado jovem tem retração de 35% em JF

Juiz de Fora tem 397.841 eleitores aptos a votar na eleição geral deste ano, um crescimento de 1,3% em relação à consolidação dos votantes registrados nas últimas eleições gerais em 2014. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 1º, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante o lançamento do Centro de Divulgação das Eleições (CDE). Segundo o TSE, 147.302.354 eleitores brasileiros estão em condições de irem às urnas para escolher os futuros ocupantes dos cargos de presidente, governadores, senadores, suplentes e deputados federais e estaduais. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

A Hora do Mamaço estimula mulheres

Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba, realizou "A Hora do Mamaço". Nesta quarta-feira, 1o, foi celebrado o Dia Mundial da Amamentação e, para marcar e enfatizar a importância de amamentar em qualquer lugar, dependendo da necessidade da criança, foi realizado o mamaço. Este ano a Semana Mundial da Amamentação traz como tema “A amamentação, a base da vida” e marca o início do Agosto Dourado, para conscientizar as mulheres sobre o assunto. O dia do mamaço aconteceu em vários locais do mundo para expressar gestos de incentivo ao aleitamento materno e às mães que amamentam para que façam doação. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Araxá oferece qualificação para jovens

Estão abertos treinamentos variados para jovens de 16 e 17 anos em Araxá que visam despertar os adolescentes para o empreendedorismo e para a possibilidade de ser dono do próprio negócio. Os cursos gratuitos serão oferecidos pelo projeto Primeira Chance que visa proporcionar estágio, trabalho e renda para adolescentes. As aulas serão nos Centros de Referencia de Assistência Social (CRAS) e Núcleos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de sete bairros da cidade, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Ação Social e o Instituto Apreender, com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. (Diário de Araxá)

Cia Fofocas de Teatro homenageia professoras

Na última segunda feira, 30, a Cia Fofocas de Teatro, grupo cultural da cidade de Barroso, fez a estreia da apresentação Teatral “Cunversa de Cumprades” no Teatro Municipal Professora Iracema Rocha. A apresentação abriu a programação da Semana de Educação organizada pela Semed (Secretaria Municipal de Educação de Barroso). Cerca de 300 professoras e convidados assistiram e se divertiram com os dois personagens da história, Zé (Juninho Severo) e Nhô (Matias da Silva) que com muita irreverência e reflexões, mostraram o valor e a importância das professoras na educação e na vida de todos.. (Jornal Primeira Página – Barroso)

Prefeitura regulamenta projetos

Considerando a manutenção da obrigatoriedade de apresentação do projeto arquitetônico completo e de todos os seus projetos complementares, bem como a necessidade de regulamentar os respectivos procedimentos de aprovação dos mesmos, objetivando a agilidade na emissão de alvarás de construção e correlatos, e ainda de estimular a redução de construções irregulares no município, a Prefeitura de Varginha baixou Decreto regulamentando a legislação de aprovação de projetos de construção civil no município. Caberá aos responsáveis técnicos observarem obrigatoriamente na elaboração dos projetos e execução das obras, o cumprimento integral das demais disposições legais relativas às edificações previstas na legislação Federal, Estadual e Municipal. (Gazeta de Varginha)