COLUNA MG

03 de Janeiro

Rede de Notícias Sindijori MG

Ceasa Uberaba cresce 2,85% em 2018

Balanço divulgado pelo Departamento de Abastecimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio apontou crescimento de 2,85% no Valor Adicionado Fiscal (VAF) sobre a comercialização na Central de Abastecimento do Vale do Rio Grande (Ceasa) de Uberaba. De acordo com o diretor João Carlos Caroni, a unidade comercializou 136.619.051 quilos de mercadorias em 2017, o que representou um volume financeiro de R$219.757.130,90. Em 2018 o montante negociado foi de 140.519.708 quilos de hortifrutigranjeiros, o que movimentou uma cifra de R$239.871.875,93. (Jornal da Manhã – Uberaba)

 

Patrocínio entre os líderes da pecuária

Minas Gerais é uma potência pecuária. Está no primeiro lugar no ranking nacional em número de vacas ordenhadas, na produção de leite e na criação de equinos, de acordo a última Pesquisa Pecuária Municipal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município de Patrocínio está entre os municípios que se destacaram nas atividades pecuárias mais relevantes para Minas Gerais, sendo citado no item Vacas Ordenhadas ocupando o 8º lugar com rebanho de 29.000 mil; no item Leite ocupa o 2º lugar com produção de 144.432.000 litros de leite; no item Suínos ocupa o 6º lugar com rebanho de 150.600. (Jornal de Patrocínio)

 

Amams espera repasse às prefeituras

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), está esperançosa de que o Estado regularizará e normalizará o repasse às prefeituras, com a posse do novo governador Romeu Zema, que ocorreu na terça-feira, 1º de janeiro. O presidente da entidade, Marcelo Felix, prefeito de Januária, cita que o discurso do novo governador e suas entrevistas tem frisado o compromisso em resolver o problema da falta de repasses por parte do Estado, que desde 2017 passou a ser rotina em Minas Gerais. (Jornal de Notícias – Montes Claros)

 

Fasasete oferece bolsas de estudos

Foi publicado no Diário Oficial do Município do último dia 28 de dezembro o edital que abre novas oportunidades para interessados em concorrer a bolsas de estudos das Faculdades Santo Agostinho de Sete Lagoas (FASASETE). O benefício faz parte do programa de concessão de bolsas como contrapartida, já que a instituição de ensino superior recebeu doação de terreno do município. As bolsas são destinadas a quem vai ingressar nos cursos de Direito ou Administração e também para alunos que pretendem se transferir de outras instituições. (Jornal Sete Dias – Sete Lagoas)

 

Muriaé investe no setor de limpeza

A Prefeitura de Muriaé, por meio do Demsur, iniciou 2019 com o mesmo ritmo de trabalho que terminou o ano passado. As equipes de limpeza estão nas ruas e continuam a sequência de capina, roçada e caiação implantada em 2018, que inovou o trabalho de limpeza pública em Muriaé. Durante esta semana a capina será realizada nos bairros Santa Luzia, Gaspar, Jardim das Palmeiras, São Francisco e Alto do Castelo. (Gazeta de Muriaé)

 

Leopoldina teve maior índice de chuvas

O pluviômetro instalado na Chácara do Desengano S/A registrou de janeiro a dezembro de 2018 a marca de 1.419,80 mm de precipitação pluviométrica com média mensal de 118,32 mm e diária de 14,49 mm. A informação é de Paulo Cruz Martins Junqueira, diretor da CDSA, segundo o qual os números igualaram com as chuvas registradas no ano de 1992 em Leopoldina. A expectativa de Paulo Cruz é que tenhamos essa mesma precipitação em 2019. Segundo os registros, em 2018 Leopoldina teve um total de 98 dias de chuva (Jornal Leopoldinense)

 

Marco Maçônico é inaugurado em Sabará

O canteiro central da Avenida Expedicionário Romeu Jerônimo Dantas, na entrada da cidade de Sabará, ganhou uma bela obra de arte e um singelo jardim, após o Marco Maçônico e o jardim terem sido reformados. A obra foi idealizada e financiada pelo professor João Pedro Martins membro e fundador da Loja Maçônica Confidente do Rio das Velhas. O Marco é um ponto de referência para mostrar para outros irmãos que nessa cidade existe uma loja maçônica. Para haver uma congregação entre as lojas, explicaram os idelizadores. (Folha de Sabará)

 

Biblioteca promove programação especial

A Biblioteca Municipal Ataliba Lago promove atrações especiais nas férias escolares. Hora do Conto, oficinas e empréstimos de livros com prazo maior estão na programação. A Hora do Conto será realizada duas vezes em janeiro. No dia 23, a contadora Tatiana Fonseca estará presente às 15 horas, na Sala de Multimeios Adélia Prado. Os contadores Trem da História estão agendados para 30 de janeiro, às 15 horas, também na Sala de Multimeios. (Gazeta do Oeste – Divinópolis)

 

Univale abre inscrições para o vestibular

A Universidade Vale do Rio Doce (Univale) abriu as inscrições para o Processo Seletivo do curso de Medicina para o primeiro semestre de 2019. Os interessados deverão se inscrever pela internet no site www.univale.br até o dia 20 de janeiro. A seleção será exclusivamente por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos a uma das 30 vagas poderão concorrer utilizando um dos resultados obtidos no Enem nos anos de 2015, 2016, 2017 ou 2018. (Diario do Rio Doce – Governador Valadares)

© 2017 Folha da Manhã - Criado com o  Wix.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now