COLUNA MG

03 de Agosto

Rede de Notícias Sindijori MG

Estação Stevenson reaberta no Triângulo

Após 16 anos desde seu tombamento como Patrimônio Histórico, Estação Ferroviária Stevenson, situada entre os municípios de Araguari e Uberlândia, foi reaberta nessa sexta-feira, 3. O evento aconteceu na Estação, localizada no km 050 da rodovia BR-050, como iniciativa da prefeitura e da empresa “Estação Stevenson Ltda.”, responsável pela concessão. A cerimônia é realizada pelo Executivo juntamente com a abertura oficial do restaurante e do museu. A estação deveria ter sido inaugurada em maio, após cerca de cinco meses de atraso na reabertura do local. O investimento em melhorias na infraestrutura ficou em mais de R$ 400 mil. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

 

Falta de repasses pode parar serviços

Pelo menos 92 cidades do Norte de Minas estão sob o risco de suspender serviços essenciais à população, como transporte escolar e exames médicos, devido à retenção dos recursos destinados aos municípios, principalmente nas áreas de educação e saúde. O alerta foi feito pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), que relata uma dívida superior a R$ 145 milhões do governo do Estado com os municípios cadastrados na associação. A Amams alega que a situação é caótica em várias prefeituras e que existe a possibilidade de um caos financeiro em várias cidades, pois a principal receita de muitos municípios da região vem de repasses do Estado, como Fundeb, ICMS, IPI e IPVA, que não têm chegado. (O Norte de Minas – Montes Claros)

 

Prefeitura de JF contrata nova empresa

A contratação da nova prestadora de serviços gerais para as escolas do Município foi homologada pela Secretaria de Educação de Juiz de Fora (PJF) nesta quinta-feira, 2. Conforme a secretária de educação, Denise Vieira Franco, o quadro de limpeza das unidades escolares deve ser normalizado já na próxima semana, após a efetivação do contrato. Os impasses são decorrentes dos trâmites do processo licitatório para escolha de nova prestadora – já que o contrato da empresa licitada anteriormente havia terminado e, com o pedido de recurso impetrado por uma participante da nova licitação, o processo não foi finalizado a tempo da volta às aulas. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

 

Codau monta transposição no rio Claro

Codau iniciou esta semana a montagem do sistema de transposição do rio Claro, para garantir vazão do rio Uberaba suficiente para abastecer a cidade durante o período seco. Nos meses de junho e julho não foi registrada chuva em Uberaba, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até quarta-feira, 1º, Uberaba completou 73 dias sem chuvas. Na manhã de quinta a cidade amanheceu com umidade relativa maior e uma leve chuva, mas a precipitação registrada ficou em apenas 0,2mm (Inmet). Esse quadro já era previsto e exige a montagem do sistema de transposição da bacia do rio Claro para complementar a vazão do rio Uberaba, principal manancial que abastece a cidade. (Jornal da Manhã – Uberaba)

 

Exposição na Casa de Leitura recebe visitas

Para levar atividades socioeducativas às comunidades e fortalecer a participação cidadã, os Centros de Referência de Assistência Social - CRAS, Bela Vista, Quinta Residência e Alto do Cemitério, equipamentos sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social, procuram oferecer dinâmicas diferentes em seus grupos. Sendo assim a equipe técnica, juntamente com os grupos de mulheres e os facilitadores das oficinas com os grupos de crianças e adolescentes de 07 a 18 anos, que acontecem diariamente nos respectivos serviços, realizaram visitas à Casa de Leitura Lya Maria Muller Botelho, onde está sendo realizada a exposição, "Asas – o sonho de voar". (Leopoldinense)

 

Capacitação leva conhecimentos de ostomia

Enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede municipal de saúde de Muriaé passaram por capacitação na tarde de quarta-feira, 1º, para adquirirem novos conhecimentos sobre cuidados com pessoas que passaram pelo procedimento cirúrgico ostomia. Promovido pela Prefeitura e empresa Coloplast, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas, o evento abordou sobre a assistência e cuidados aos pacientes, a fim de aprimorar atendimento. Ostomia é uma cirurgia em que se realiza para uma abertura no abdômen em função de algum problema no intestino ou na bexiga para eliminação de fezes ou urina. (Gazeta de Muriaé)

 

Grupo Unis articula intercâmbio

Com o objetivo de aumentar as relações internacionais, tratar de oportunidades de negócios e promover uma integração entre culturas, a Cooperativa Agrária de Machado (Coopama) recebeu duas alunas da Universidade Bernardo O’Higgins (UBO) do Chile. As recém-formadas fizeram um estágio na cooperativa durante o mês de julho e puderam entender bastante sobre o agronegócio brasileiro e principalmente sobre o cooperativismo. Paola Pardo e Lorena Quinteros, que estudaram engenharia comercial e nutrição, respectivamente, foram muito bem recebidas pelos colaboradores da cooperativa e em um mês aprenderam muito conteúdo em suas áreas. (Gazeta de Varginha)

Baixe o arquivo >>

© 2017 Folha da Manhã - Criado com o  Wix.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now