COLUNA MG

07 de Janeiro

Rede de Notícias Sindijori MG

Uberaba abre portas para investimentos

Com empresas inauguradas e ou ampliadas no rol de investimentos consolidados, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação está otimista para 2019. Segundo o prefeito Paulo Piau, Uberaba está preparada, pois o município fez sua lição de casa, mesmo neste período de recessão, com o PIB em baixa ou mesmo negativo. O secretário José Renato lembrou que, enquanto o Estado de Minas Gerais, no governo de Fernando Pimentel, fechou a porta de entrada para investimentos, Uberaba fez o contrário. “Sabemos receber investidores. Transformamos a Sedec em um grande receptivo e captador de investimentos no Estado”, destacou. (Jornal da Manhã – Uberaba)

 

IEF Nordeste incentiva reflorestamento

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) Regional Nordeste está convocando a população de Teófilo Otoni e região para o plantio de árvores e informa que as mudas – ornamentais ou frutíferas – podem ser requeridas na sede do órgão. A analista ambiental do IEF, Janaína Mendonça explica que podem requerer as mudas a população do meio rural, pois a zona urbana é de responsabilidade da Prefeitura e do Codema. Ela informa que no viveiro florestal, tem espécies nativas como o Jequitibá, ipês, dentre outras, e mudas frutíferas. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

 

Controle alerta sobre Aedes

O Centro de Controle de Endemias divulgou o cronograma de Aplicação do UBV Costal e Veicular (Fumacê). A medida faz parte do Plano de Contingência, elaborada pela Secretaria de Saúde do Estado e firmado pelos Municípios. A liberação do UBV Veicular está relacionada a parâmetros de ações de acordo com cada fase dentro deste mesmo plano, assim o UBV Veicular só seria disponibilizado, uma vez que, o município atingisse, ainda que de forma negativa, a fase 2 (dois) do plano, que tem por divisão as fases 0, 1, 2 e 3. (Correio Centro Oeste – Arcos)

 

Centro de Reabilitação implanta método

O Centro de Reabilitação (Crer) da Secretaria Municipal de Saúde implantou o Método Mackenzie para agilizar o atendimento. São 5,2 mil atendimentos coordenados por 40 profissionais. O Crer é um espaço para a reabilitação física indicado a pacientes com dificuldade locomotora que presta assistência em todas as etapas, desde a prevenção, a recuperação e o acompanhamento à enfermidade, seja temporária, seja permanente. (Gazeta do Oeste – Divinópolis)

 

Cresce demanda nos aeroportos

Na contramão do cenário nacional, que mostrou queda da demanda por voos em 2018, os aeroportos da Zona da Mata viram as atividades crescerem ao longo do ano, dada as devidas especificidades. O número de passageiros no Aeroporto Presidente Itamar Franco, localizado entre Goianá e Rio Novo, foi de 139.344 entre 1º de janeiro e 15 de dezembro. O total representa aumento de 7,15% em comparação com os 130.035 embarques e desembarques ocorridos em 2017. Já o Aeroporto Francisco Álvares de Assis (Serrinha), em Juiz de Fora, registrou 8.306 operações, entre pousos e decolagens de voos particulares e de instrução, até o último dia 15. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

 

Remédio para doença rara é ofertado

Pacientes gestantes e que desejam engravidar terão acesso pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ao dicloridrato de sapropterina, medicamento a quem é portador da fenilcetonúria (FNC). Doença rara e genética, a FNC provoca anomalias no fígado, que tem dificuldade para processar proteínas presentes em animais e vegetais. Conforme se acumulam no organismo, as moléculas podem provocar intoxicações. O remédio é associado a uma dieta restritiva e à introdução de vitaminas e minerais para combater as consequências da anomalia. Testes clínicos com a medicação indicaram que ela é mais eficaz em mulheres. (Vigilante Online – Leopoldina)

 

Grupos se apresentam ao longo deste mês

Tradição vinda da Europa e que é mantida por mais de mil grupos em Minas Gerais, através da persistência, fé e muita raça dos festeiros. É assim que acontece em janeiro de cada ano a apresentação dos grupos de folias de reis que em Itaúna conta com várias representações. Geniplo Martins de Oliveira, que comanda a Folia de Reis Santa Edwiges, anunciou que o seu grupo se apresenta “até o dia 27 de janeiro na região dos bairros Cidade Nova, Morada Nova e Parque Jardim”. (Jornal Folha Povo Itaúna)

Vacinação atualizada é fundamental

Com o início do verão e das férias escolares, chega também um dos momentos mais esperados por muitas pessoas: a viagem. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) orienta sobre os riscos e cuidados importantes com a saúde antes de arrumarem as malas e tirarem alguns dias de folga. Para a diretora de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Janaína Almeida, é importante, ao planejar um destino, se informar sobre os riscos que a região a ser visitada oferece. (Gazeta de Muriaé).

© 2017 Folha da Manhã - Criado com o  Wix.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now