06 de Setembro

Novo Cruzeiro dá início ao Festival da Cachaça

O charmoso e tradicional Festival da Cachaça de Novo Cruzeiro, em sua edição de número 25, começou na última quinta-feira, 6, e será finalizada no domingo, 9. Em um total de quatro dias de atrações, o evento envolve além das fabricantes de cachaça do município e região, eventos esportivos, beneficentes e festivos para toda a cidade e público visitante. Segundo o governo municipal, milhares de pessoas chegam a Novo Cruzeiro durante o festival para conferir as atrações, que acontecem de dia e a noite, até a sua finalização. Neste ano de 2018, a festa foi aberta pela cantora Mariana Fagundes, sucesso de animação por onde passa com o melhor do sertanejo universitário. Além da estrela, outras atrações estão no calendário dos shows na arena festiva, entre eles o cantor Osnir Alves e várias pratas da região, como Rayan Carlos e Farley Tito. (Diário de Teófilo Otoni)

Desfile de MOC traz a paz como tema

O tradicional desfile cívico-militar do Dia da Independência promete atrair centenas de pessoas para a avenida Deputado Esteves Rodrigues, em Montes Claros, nesta sexta-feira, feriado de Sete de Setembro. A cerimônia está prevista para começar às 8h em frente ao prédio da Prefeitura. Além das forças militares, do Corpo de Bombeiros e das fanfarras, o desfile, que tem como tema neste ano “Paz amada Brasil”, contará com grupos folclóricos, escolas municipais e estaduais, universidades e hospitais. Entre os que irão desfilar estão a Funorte/Fasi e o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro, que traz novidades neste ano. A Funorte, juntamente com a Fasi, colégio Indyu, colégio Impar, todas as atletas e todos os cursos representados pelos seus estudantes – promete levar mais uma vez uma bela apresentação para a avenida. Atletas da academia Markinhos karatê também irão desfilar. (O Norte de Minas – Montes Claros)

UFU alerta sobre risco de bactéria em frango

Enquanto nos países europeus e norte-americanos há uma grande preocupação em relação à bactéria Campylobacter, comumente encontrada no intestino dos animais, principalmente aves, e que pode causar graves problemas de saúde aos humanos, no Brasil não há lei específica como forma de coibir a comercialização de alimentos contaminados pelo micro-organismo. Mas, um estudo desenvolvido na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) pela bióloga e doutora em medicina veterinária Roberta Torres de Melo é um grande passo para que a legislação brasileira seja modificada. Roberta Melo e a orientadora, a professora de veterinária da UFU Daise Rossi, analisaram amostras colhidas em uma empresa exportadora de frango e em cerca de 20% das amostras foram encontradas a Campylobacter. (Diário de Uberlândia)

Uberaba inaugura Complexo Esportivo

A diretoria do Uirapuru Iate Clube (UIC) comemorou a entrega de mais uma ampla e moderna área esportiva para os seus associados, e mais ainda, de poder ter tido a oportunidade de agradecer e homenagear a família Detoni pela constante presença no clube, dando o nome do complexo ao grande empresário Walter Paulo Detoni – in memoriam. A presença do prefeito municipal Paulo Piau, da primeira dama Heloisa Piau, do presidente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel), Luiz Alberto Medina, do deputado federal e candidato a vice-governador na chapa de Antonio Anastasia, Marcos Montes e de várias outras autoridades fizeram com que a festa fosse ainda mais glamorosa. Homenagens foram prestadas aos diretores de esportes André Detoni e Zico, e aos pais de Lalazinho (melhor jogador do mundo de futevôlei), Laerte e Cristiane. (Jornal de Uberaba)

Alunos participam de Campeonato Kung Fu

Acontece entre os dias 5 e 9 de setembro o XXIX Campeonato Brasileiro de Kung Fu Wush que será realizado em Londrina, no Paraná. Entre os alunos que deverão representar São Sebastião do Paraíso na disputa estará Yago Carismunde, André Naves, Yago Lovo e Victor Hugo. De acordo com o mestre em Artes Marciais, Márcio Zaqueu, os jovens partiram de viagem na última quarta-feira, 5, para se integrarem a Seleção Mineira. “As chances de conquistar medalhas são promissoras, já que eles vêm treinando com muita garra, disciplina e dedicação. É certo que todos que lá estiverem irão estar com o mesmo objetivo de conquistar boas classificações, mas acredito que esses alunos têm potencial de serem medalhista pelo esforço que tiveram em suas preparações”, destaca o professor. Segundo ele, este é um evento de nível nacional onde se aguardam em torno de mais de 800 atletas de 23 estados. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)

Homem recebe homenagem na Feira Arte & Aroma

O serviço prestado pelo Pronto Socorro de Assistência Social Jacques leva o nome de um homem que durante toda a sua vida ajudou ao próximo e escolheu viver de maneira humilde. Por tudo isto recebe o reconhecimento e gratidão de muita gente. Jacques Rodrigues de Carvalho foi homenageado na última quarta-feira, 05 no Complexo Cultural da Urca durante a abertura da Feira de Artesanato Arte & Aroma. Uma exposição de fotos foi instalada e está aberta à visitação até o próximo domingo, 9, no sentido também de estimular as pessoas a contribuírem com as ações do Pronto Socorro. São fotos de família e textos da jornalista Rose Lino. Jacques Rodrigues de Carvalho nasceu em Campestre-MG, tem hoje 88 anos de idade, 60 deles dedicados à assistência social em Poços de Caldas. O dom da caridade, da doação de seu tempo e solidariedade, Jacques recebeu vendo sua mãe também ajudar as pessoas que os procuravam com as mais diferentes necessidades quando ele ainda era criança. (A Folha Regional – Muzambinho)

Muriaé abre Escola Municipal de Futebol

Com o objetivo de promover a inclusão social e a promoção da educação por meio do esporte, a Escola dará oportunidade a diversos adolescentes de se profissionalizar, sem deixar os bancos da escola. Seus coordenadores além de ensinar a prática esportiva, realizam um acompanhamento rigoroso do desempenho dos estudantes em suas escolas. A frequência e o bom desempenho são quesitos fundamentais para a permanência do adolescentes na "Jovens Atletas". A Escola funcionará no Estádio Municipal Osório Cardilo, de segunda a sexta-feira, com horários diferenciados ao das escolas e turmas Sub-13, Sub-15 e sub-17. Os professores Marlon Pereira e Henrique Artimus serão responsáveis pelo seleção, treinamento, e acompanhamento dos jovens atletas. Esta escola é iniciada após o sucesso da Escola Municipal de Futsal de Patrocínio do Muriaé, voltada a crianças de 4 a 12 anos que já funciona a cerca de um ano no Poliesportivo Dinar Silva Lima, com mais de 100 alunos. Segundo Silvane Silva, secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, hoje a escola de futsal já recebe visita de olheiros de outras regiões. (Gazeta de Muriaé)

Construção de pista de skate será iniciada

A valorização do esporte é fundamental para o crescimento social de uma cidade e, levando em consideração as modalidades urbanas, a questão chega a ser cultural. Poder praticar esportes urbanos em Mariana será uma realidade diária, com a construção da pista de skate, que terá início ainda no mês de setembro. A área da construção faz parte do complexo onde hoje está a Arena Mariana. Inicialmente, o local seria abrigo de várias quadras, piscinas e pista de atletismo, mas somente o poliesportivo foi construído após a demolição do ginásio, onde hoje é o Centro de Convenções. A gestão da Secretaria de Obras afirma que é apenas o primeiro passo na busca da realização do complexo, que atenderá toda a comunidade. “Essa primeira intervenção é pensada diretamente nas pessoas que andam de skate e patins, por exemplo, e sabemos que irá atender uma gama de praticantes muito grande. Essa é uma demanda antiga e muito cobrada e desde que assumi a Secretaria de Obras trabalho em parceria com o Desporto para que chegássemos a esse ponto”, afirma o secretário de Obras, Fábio Vieira. (Jornal Ponto Final – Mariana)

Projeto aproxima alunos da leitura e escrita

Cerca de 1500 alunos de 16 escolas municipais de Cataguases vão participar do 2º Encontrão Escrevendo o Escritor. Voltado para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das escolas públicas, o projeto faz uso das mídias digitais e das artes para estimular a leitura e a escrita entre os estudantes, com o objetivo de aproximá-los das obras lidas em sala de aula. Em novembro, após terminar o trabalho pedagógico feito em sala de aula, os participantes terão a oportunidade de conhecer os autores durante um encontro com a comunidade escolar. Idealizado pela professora da rede municipal, Andrea Toledo, o projeto conta com o patrocínio da Energisa e da Lei Estadual de Cultura de Minas Gerais. Neste mês de setembro as oficinas pedagógicas com os estudantes envolvidos no projeto serão iniciadas, o que inclui a apresentação dos autores, das histórias e a realização de atividades de leitura, para prepará-los para a realização de apresentações que serão realizadas na culminância. (O Vigilante – Leopoldina)

Desfile Cívico reúne 6 mil pessoas em Benfica

O Dia da Independência do Brasil, comemorado nessa sexta-feira, 7, foi antecipado para centenas de alunos que participaram, na quarta-feira, 5, da 35ª edição do Desfile Cívico do Bairro Benfica, na Zona Norte. A ocasião, realizada pela Associação de Moradores do Bairro Benfica (AMBB), teve início por volta das 9h e seguiu até o meio-dia. A solenidade, que contou com a participação de estudantes oriundos de dez escolas públicas e particulares da região, reuniu um público de aproximadamente seis mil pessoas. O evento, que teve palanque montado na Rua Henrique Dias, contou ainda com a presença do secretário de Segurança Urbana e Cidadania, José Armando da Silveira, representando o prefeito Antônio Almas, e de integrantes da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Lideranças do bairro também marcaram presença. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

EducaTrânsito orienta 273 alunos

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans) realiza diversas ações durante o ano para a educação no trânsito. Com o Projeto EducaTrânsito, a secretaria leva conhecimento e orientação a 273 alunos da Escola Municipal São Geraldo e toda comunidade escolar. A escola recebe visita dos agentes duas vezes por semana. O Projeto EducaTrânsito é voltado aos alunos do 1º ao 5º ano, e a Escola São Geraldo é uma escola piloto. De acordo com a educadora de trânsito, Consuelo Toledo, toda a comunidade é envolvida nas ações de orientação. “Trabalhamos o trânsito entre os alunos, os professores, os pais e a comunidade escolar, trazendo reflexões, atividades, participando das reuniões na escola”, explicou. Com as palestras, a comunidade escolar é levada a refletir sobre os cuidados e os deveres no trânsito. “O objetivo do projeto é trabalhar a educação no trânsito dentro e fora da escola, na comunidade escolar, com o objetivo de sensibilizar a todos a sermos mais cidadãos no trânsito”, afirmou. (Gazeta do Oeste – Divinópolis)

Baixe o arquivo >>