COLUNA MG

07 de Agosto

Rede de Notícias Sindijori MG

Prefeituras do Norte de Minas entram em greve

Pelo menos quatro prefeituras do Norte de Minas vão parar as atividades em protesto contra os atrasos no repasse de verbas obrigatórias por parte do governo de Minas. Os serviços públicos de Padre Carvalho, Catuti, Bocaiuva e Patis não irão funcionar a partir de 21 de agosto – permanecem apenas os considerados básicos, como saúde. A expectativa é a de que mais cidades façam parte do protesto. A medida foi decidida em Belo Horizonte, durante uma reunião da Associação Mineira dos Municípios (AMM). A greve tem o intuito de mostrar à sociedade a caótica situação financeira das prefeituras mineiras com os constantes atrasos no repasse de verbas pelo governo do Estado. (O Norte de Minas – Montes Claros)

 

Congresso em Poços debate apicultura

O 15º Congresso Nacional de Meio Ambiente, que acontecerá nos dias 25 a 28 de setembro, no Espaço Cultural da Urca, prepara, dentre outras atrações, o II Simpósio de Apicultura, que fará parte da programação oficial do evento. O Simpósio de Apicultura teve sua primeira edição realizada em 2010 e teve neste ano a ideia de ser resgatado e realizado novamente, visto ser uma área com poucas oportunidades de debates e palestras sobre o tema. A biodiversidade do Brasil está refletida diretamente na apicultura nacional simbolizando produtos únicos e diferenciados como um mel rico em cores, aromas e sabores. (Jornal da Ciade – Poços de Caldas)

 

Agosto Dourado conta com atividades especiais

Celebrado no mundo todo para lembrar a importância da amamentação nos primeiros meses de vida, o Agosto Dourado tem como um dos destaques em Araxá por meio da Lei 7.171/2017, de autoria do vereador Raphael Rios, que institui a Semana Municipal de Amamentação e Incentivo ao Parto Normal e Humanizado. O Agosto Dourado conta com várias atividades promovidas pela Fundação de Assistência à Mulher Araxaense (Fama), através do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), e pela Prefeitura Municipal de Araxá. (Diário de Araxá)

 

Suspeita de febre maculosa é registrada

Foi notificado o falecimento de mais uma pessoa no último final de semana, com suspeita de Febre Maculosa. A doença, que é transmitida pela picada do carrapato, quando não tratada rapidamente, pode ser fatal. Já é o terceiro caso de suspeita da doença reportado desde julho. No caso mais recente, a vítima visitou o Parque da Ilha, que é considerado área de risco, já que, devido à proximidade com o Rio Itapecerica, há grande incidência de capivaras, que são consideradas como um dos principais hospedeiros do carrapato estrela, transmissor da doença. (Gazeta do Oeste – Divinópolis)

 

Impasses em contratação afetam escolas

Após a homologação do resultado de licitação realizada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para definir a nova empresa prestadora de serviços gerais responsável pela limpeza das escolas do Município, na última quinta-feira, 2, o processo de contratação dos auxiliares de limpeza foi iniciado na sexta-feira, 3. Entretanto, impasses acerca do processo licitatório continuam afetando o funcionamento de escolas municipais, já que nem todas as unidades receberam os profissionais que vão prestar o serviço. Conforme a Secretaria de Educação, o procedimento de contratação se estendeu nos últimos sábado e domingo em caráter de urgência, comandado pela empresa vencedora da licitação, para que a situação de limpeza das unidades de ensino fosse regularizada ainda nesta segunda. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

 

Legislativo derruba veto a nome afetivo

A Câmara Municipal de Uberaba (CMU), durante a primeira reunião ordinária do mês de agosto, derrubou o veto total do prefeito Paulo Piau (MDB) à proposição que dispõe sobre o uso do nome afetivo nos cadastros das instituições escolares, de saúde, cultura e lazer para crianças e adolescentes que estejam sob guarda de família adotiva. A proposição, aprovada pela CMU, é de iniciativa do vereador Alan Carlos (PEN). A justificativa para o veto é, segundo o Executivo, baseada na Constituição Federal. Ainda segundo a mensagem enviada à CMU, a Carta Magna diz que o tema é de competência legislativa da União. (Jornal da Manhã – Uberaba)

 

Leopoldina enfrenta falta de manutenção

A precariedade de quadras poliesportivas no município de Leopoldina é notória nos bairros e distritos, sendo um problema que necessita de intervenções do Poder Público. Em diversas situações, a Prefeitura Municipal de Leopoldina informa que os recursos são escassos, devido à crise financeira, sofrendo com a falta de repasses para atender todas as demandas da população. No entanto, a julgar por algumas imagens registradas por nossa reportagem e pelas reclamações nas redes sociais, algumas manutenções simples poderiam amenizar a angústia de muitos usuários que utilizam esses espaços. Recentemente, um vídeo viralizou nas redes sociais, mostrando crianças e adolescentes com pás, enxadas e carrinho de mão limpando a quadra poliesportiva do Bairro Eldorado. (Leopoldinense)

Baixe o arquivo >>

© 2017 Folha da Manhã - Criado com o  Wix.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now