Prefeituras terão ajuda para habitação

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), se prontificou a ajudar as prefeituras do Norte de Minas a elaborarem seus projetos para casas urbanas e rurais, viabilizadas com recursos do Ministério das Cidades. O presidente José Reis, prefeito de Bonito de Minas, fez a proposta durante a reunião realizada na manhã dessa sexta-feira, no auditório da entidade em Montes Claros. O Norte de Minas está concorrendo com todo Sudeste para receber as 30 mil casas que serão construídas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, ao custo máximo de R$ 85 mil. No caso das casas rurais, foram selecionados 21 municípios. (Jornal de Notícias – Montes Claros)

Ala do MDB faz ato contra Pimentel

A ala do MDB que defende o rompimento com o governador Fernando Pimentel (PT) a candidatura do deputado federal Rodrigo Pacheco ao Palácio da Liberdade faz uma nova movimentação no dia 17 de março. Eles vão pedir novamente para a legenda virar oposição no estado e ter candidatura própria. A data escolhida para as prévias partidárias pelo presidente do MDB, vice-governador Antônio Andrade, era 17 de março. No entanto, a ala ligada a Pimentel conseguiu adiar para 1º de maio a definição sobre ter candidato próprio, deixando Rodrigo Pacheco de malas prontas para mudar para o DEM. (Boca do Povo – Sete Lagoas)

Quase 800 imóveis isentos de IPTU em Curvelo

Isenção de impostos a quase 800 imóveis. Este é um dos aspectos da lei aprovada pela Câmara Municipal de Curvelo. Também o decreto 3.289 concede benefícios sobre o IPTU da cidade a partir deste ano. Entre as vantagens do novo código, está o desconto de 20% para o pagamento integral de IPTU que, caso contrário, poderá ser pago em oito parcelas. Os imóveis em construção poderão ter desconto de até 30% na alíquota obedecendo os requisitos constantes do mesmo decreto. A reforma tributária também adotou a planta genérica de valores. Com isso, a avaliação feita de cada imóvel realizada em 2011, ainda na administração 2009-2012, apesar de já estar defasada, recebeu uma redução de 50%. (Jornal Centro Minas – Curvelo)

Mais um asilo é interditado em Divinópolis

A Vigilância em Saúde da Prefeitura de Divinópolis interditou na semana que passou a segunda Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), no Centro. A entidade tinha um histórico de longa data de pendências em relação à vigilância. A instituição não administrava dietas e medicações dos internos, de acordo com prescrições médicas. A ILPI está com 14 internos e já havia sido orientada pela fiscalização para regularizar as pendências. Em 10 dias, os parentes precisam buscar os idosos. A instituição fica responsável em informar aos familiares dos internos sobre a interdição do local. (Gazeta do Oeste – Divinópolis)

Câmara de vereadores afasta prefeita

Após uma tarde cansativa no plenário da Câmara de vereadores, com um placar de 10 votos a favor do afastamento e 3 contra nas duas votações que ocorreram na audiência na semana que passou, a primeira mulher eleita para administrar a prefeitura de São Lourenço, Celia Cavalcanti (PR) foi cassada, após denúncias de corrupção durante seu mandato. A Câmara entendeu que a prefeita foi omissa no caso do escândalo do Saae, alvo de investigações do Gaeco onde 5 pessoas foram presas, dentre elas membros da diretoria. Com a decisão, o vice-prefeito Leonardo Sanches assume o cargo. (O Popular Net – São Lourenço)

Varginha debate transporte coletivo

A Prefeitura de Varginha realizou audiência pública para tratar do Plano de Reestruturação do Sistema de Transporte Coletivo do Município. Ação tratou sobre a abertura de licitação visando à delegação, de uma empresa para prestação do serviço de transporte coletivo urbano, distrital e rural. Presidida pelo servidor Marcos Batista, Presidente da Comissão de Licitação, a audiência contou com a presença do público formado por munícipes, vereadores, secretários municipais, autoridades civis e militares, além do juiz MorvamAcayaba de Rezende, diretor do Fórum da Comarca de Varginha. O presidente da Câmara de Vereadores de Varginha, Leonardo Ciacci falou em nome do Legislativo, que acompanha de perto essa situação da nova licitação. (Correio do Sul – Varginha)

2ª Queima do Alho acontece em abril

Acontecerá no dia 07 de abril, no Parque de Exposições Agenor Lemos a 2ª Queima do Alho da Expoaraxá. Sucesso na edição do ano passado, o evento reúne comitivas de peões que revivem a tradição culinária da cultura boiadeira preparando pratos típicos com muita fartura, sabor e alegria. Este ano, dez comitivas participação da Queima do Alho em Araxá, o dobro comparado com a primeira edição. A Arap – Associação dos Ruralistas do Alto Paranaíba também se prepara para receber um público muito maior e por isso, a estrutura, as equipes de trabalho, a segurança e todo o aparato necessário estão sendo ampliados. (Diário de Araxá)

Câmara realizará ‘Audiência Pública’

A Câmara Municipal de Leopoldina realizará uma audiência pública para discutir sobre cirurgias eletivas, por proposição dos vereadores Kélvia Raquel, José Ferraz Rodrigues e Rogério Campos Machado. No documento, foi sugerido que fossem convidados representantes da Secretaria Municipal de Saúde, dos Programas de Saúde da Família, da Casa de Caridade Leopoldinense e do Cisum. Ao justificarem a proposição, os vereadores informaram que uma parcela da população leopoldinense está com problema de saúde e precisa fazer uma cirurgia eletiva pela rede pública, mas não consegue. (Leopoldinense)