Fabriciano terá novo Centro Administrativo

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio das Secretarias de Governança de Obras e Serviços Urbanos, e Planejamento e Meio Ambiente, iniciou ontem as obras de reforma do antigo prédio da Fundação de Ação Social de Fabriciano, onde será o novo Centro Administrativo da Prefeitura. O prédio vai abrigar 4 secretarias, 2 almoxarifados e 1 auditório, garantindo economia para os cofres públicos. Durante o ato de assinatura da ordem de serviço o prefeito Marcos Vinicius anunciou que o local também será uma das bases do Samu Regional, ainda em implantação. O antigo prédio terá R$ 1,4 milhão de investimento com recursos da própria administração. O local já abrigou a Gerência Regional de Saúde e Superintendência Regional de Educação. (Jornal Classivale – Fabriciano)

Estado atrasa ICMS dos municípios

Apesar de todos os esforços da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a regularização dos repasses constitucionais, que é de direito dos municípios como entes federados, o governo do estado de Minas gerais continua não efetuando ou atrasando o repasse integral do ICMS e Fundeb. Nesta semana, o ICMS foi depositado em duas vezes, nos dias 6 e 7 de março, enquanto o valor devido do Fundeb ainda não foi repassado integralmente. (Boca do Povo – Sete Lagoas)

Professoras vão à Câmara cobrar salários

Professoras readaptadas do município de Divinópolis cobraram o pagamento de seus salários em dia durante a reunião ordinária de quinta-feira, 8, e denunciaram possíveis desvios na verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). De acordo com a professora Renata Camargos de Oliveira Duarte, todas as profissionais que foram readaptadas para bibliotecas e secretarias das escolas municipais devido a problemas de saúde e receberam laudo médicos estão recebendo os seus salários só depois do dia 25 de cada mês.. (Portal Agora – Divinópolis)

Simpósio de Atenção à Saúde é promovido

A secretaria de Saúde de Araguari em parceria com o Imepac – Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos, recebeu profissionais da área no Ópera Hall, durante o 1º Simpósio das Redes de Atenção à Saúde. Conforme o secretário da pasta, Rafael Guedes, o objetivo do Simpósio é apresentar aos profissionais da cidade, toda a Rede de Atenção à Saúde. Abrindo os trabalhos, a médica Marislene Nunes, forneceu detalhes sobre as Redes de Atenção à Saúde e Atenção Básica. Também falaram na ocasião, membros das equipes da Saúde Bucal; de Nutrição; Programa Humanizado de Atenção Domiciliar; Núcleo de Apoio à Saúde da Família; Centro de Apoio Materno Infantil; Saúde Mental e Redução de Danos. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Juiz-forana lança aplicativo mundo pet

Para facilitar a vida de muitos tutores, ou candidatos a adoção de algum animal, chega às lojas virtuais, neste domingo, 11, o aplicativo APPets, criado pela estudante de medicina veterinária de Juiz de Fora Lídia Meggiolaro. A proposta da ferramenta é reunir todos os serviços relacionados aos animais domésticos, bem como clínicas veterinárias, laboratórios, petshops, pet sitters, dog walkers, hospedagens e farmácias, por exemplo. Outro mecanismo do app é agregar instituições que ofertam animais para adoção, por meio de um catálogo. Também será disponibilizado nele uma espécie de “classificados”, para divulgação de animais perdidos ou achados. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Norte de Minas terá usina solar flutuante

Minas Gerais terá uma usina solar flutuante. A estrutura será conectada à hidrelétrica Santa Marta, em Grão Mogol, no Norte de Minas. Painéis fotovoltaicos serão instalados no espelho d’água, possibilitando a união das duas formas de geração de energia dentro do mesmo sistema. Serão beneficiadas 1.250 famílias com a redução de tarifa e outras 9 mil de forma indireta, em 21 municípios da região. O projeto faz parte de um convênio entre a Cemig e a Associação Estadual de Desenvolvimento Ambiental e Social (Aedas). Serão investidos R$ 24,4 milhões. (O Norte de Minas – Montes Claros)

Uberaba espera 1,6 milhão do Governo

O presidente Michel Temer (MDB) sancionou nesta segunda-feira, 12, a matéria referente ao Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), que autoriza o repasse de R$2 bilhões às prefeituras. Uberaba aguarda a transferência de, aproximadamente, R$1,6 milhão de auxílio federal. A expectativa dos gestores é de que o repasse, prometido pelo governo federal em 2017, seja efetuado aos cofres municipais o mais rápido possível. O Protejo de Lei que viabilizou o pagamento do AFM foi aprovado no dia 20 de fevereiro pelo Congresso Nacional. De acordo com o texto aprovado, parte do recurso do AFM (R$600 milhões) será destinado à Educação; outra parcela (R$1 bilhão) para a Saúde, e o restante (R$400 milhões) para a Assistência Social. Na cerimônia, o presidente também assinou os primeiros convênios para a implantação do Programa Internet para Todos nos municípios. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Prefeitura de Varginha vai fazer nova licitação

A Prefeitura de Varginha não vai prorrogar o contrato da Autotrans, a empresa que atualmente presta o serviço de transporte coletivo na cidade. Para nortear a licitação foi contratada uma empresa especializada e criada uma comissão para discutir a reestruturação do sistema de transporte coletivo da cidade. Para colher sugestões da população, no Theatro Capitólio aconteceu audiência pública. Presidida pelo servidor Marcos Batista, Presidente da Comissão de Licitação, participaram vereadores, secretários municipais e autoridades civis e militares, e do juiz Morvam Rabêlo de Rezende, Diretor do Fórum da Comarca de Varginha. (Gazeta de Varginha)

12 de Março