COLUNA MG

11 de Agosto

Rede de Notícias Sindijori MG

Prefeituras do Vale do Aço sem expediente

As Prefeituras de Coronel Fabriciano, Dionísio, Ipaba, Jaguaraçu, Marliéria, Santana do Paraíso e Timóteo suspenderam o expediente na sexta-feira, 10. A paralisação dos serviços municipais faz parte do protesto contra os atrasos do Estado de Minas Gerais no repasse de recursos, em especial, para as áreas de saúde, educação e desenvolvimento social. A decisão de paralisação das prefeituras do Vale do Aço e do Leste de Minas foi tomada no Fórum Emergencial realizado no dia 27 de julho, em Governador Valadares, e reforçada no encontro de terça-feira, 7, em Caratinga. (Diário do Aço – Caratinga)

 

Lavouras sofrem efeitos da estiagem

A estiagem dos últimos meses no Sul de Minas deixou efeitos nas lavouras de café da região. Mesmo com a chuva de volta no mês de agosto, com volumes acima da média, produtores trabalharam com o solo seco. A chuva esperada para os meses de abril e maio não foi em quantidade suficiente nas principais regiões produtoras de café no Sul de Minas. A condição climática atípica pode interferir na produção de café em 2019. Na região, o café já foi colhido em pelo menos 70% das lavouras. No entanto, a preocupação é com a situação da planta. Entre as quatro maiores cidades do Sul de Minas, Pouso Alegre teve o maior volume de chuva neste mês até o momento – foram 18,2 milímetros. Em Varginha, o volume foi de 16,1 milímetros; Passos teve 12,6 e Poços de Caldas teve 11,2. (Gazeta de Varginha)

 

Pais não imunizam em Montes Claros

Ao contrário de outras cidades de Minas, Montes Claros não foi afetada pelo desabastecimento da vacina contra a meningite C –situação mostrada pelo O NORTE na edição do último dia 3. O setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde informou que todas as doses solicitadas foram entregues. No entanto, as vacinas estão sobrando nos postos de saúde da cidade e a cobertura vacinal de crianças de até um ano não chega a 64%. Índice muito mais crítico entre os adolescentes – 18,4% na faixa dos 12 anos e 5,44% nos de 13 anos –, idade em que é necessário dose de reforço. A situação preocupa porque é justamente no inverno que os casos de meningite bacteriana são mais comuns. (O Norte de Minas – Montes Claros)

 

Uberaba decreta emergência

Com contrato de coleta de lixo para vencer na próxima semana, a Prefeitura de Uberaba declarou situação de emergência e fará contratação emergencial da Limpebrás para continuar por seis meses no serviço até o fechamento da licitação para selecionar a nova empresa que executará o trabalho. Segundo o decreto, o contrato com a atual prestadora do serviço de coleta de lixo termina no dia 16 de agosto, mas a concorrência para selecionar a nova empresa ainda está em andamento. A administração também justifica que, devido aos trâmites e aos prazos regimentais da licitação, não há condições de finalizar o certame antes do fim do contrato. (Jornal da Manhã – Uberaba)

 

Kits de primeiros socorros serão obrigatórios

Projeto aprovado pelao Câmara Municipal, todos os estabelecimentos que atuam com atividades econômicas de ginásticas, musculação e afins de Muriaé terão que ter em local visível e adequado kits básicos de primeiros socorros durante todo seu período de funcionamento. Segundo a vereadora, a academia é um local que inspira saúde e bem-estar, entretanto, podem ocorrer pequenos acidentes no exercício das atividades, sendo comum no dia a dia as ocorrências de pequenas contusões, câimbras, escoriações, queda de pressão e entorses e tonteiras. (Gazeta de Muriaé)

 

Codemig interdita gêiser do Parque

O gêiser do Parque das Águas de Caxambu (MG) foi interditado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). A medida foi tomada após um buraco se abrir no chão. A atração é uma das principais do parque e lança jatos de água e vapor no ar. Com a interdição, a saída de água programada que acontecia uma vez por dia foi interrompida. Em nota, a Codemig disse que o buraco pode ter sido causado por uma infiltração ou um vazamento na estrutura do solo. O órgão assumiu a gestão do parque em outubro do ano passado. Para o secretário de Turismo de Caxambu, Filipe Condé, a gestão apresenta problemas e esses problemas recorrentes são atrelados à falta de manutenção. (Gazeta de Varginha)

 

Teófilo Otoni indeniza motociclista

O município de Teófilo Otoni deverá indenizar por danos morais e materiais um motociclista, que se acidentou ao bater em um animal em via pública. A decisão, negando recurso do município e confirmando sentença de primeira instância, é da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Os danos materiais foram mantidos em R$797 e os danos morais/estéticos em R$50 mil. Os desembargadores entenderam que faltou fiscalização por parte da municipalidade. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

 

Prefeitura de Manhuaçu inova na Educação

A Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem consolidado importantes inovações para um melhor aprendizado em sala de aula, para estudantes de todas as idades. Na EJA (Educação de Jovens e Adultos), o município é responsável pelo atendimento a centenas de pessoas que, embora fora da faixa etária convencional dos estudos, buscam novos horizontes para o presente e o futuro em suas vidas. Entre as inovações, a inclusão da disciplina Diversidade, Inclusão e Mundo do Trabalho (DIM) no currículo da EJA. Um tema trabalhado nas salas de aula foi Alimentação Saudável. (Diário de Manhuaçu)

Baixe o arquivo >>

© 2017 Folha da Manhã - Criado com o  Wix.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now