Conjuntivite avança no Norte de Minas

Um surto de conjuntivite vem sendo ocorrendo na cidade de Várzea da Palma, onde 232 casos já tinham sido registrados. Porém, a doença já fez várias vítimas em Montes Claros, que têm procurado as unidades de saúde em busca de tratamento. Em Minas Gerais, foram notificados 48 surtos de conjuntivite em 2018. Em 2017, foram 180 surtos notificados. Em relação à transmissão da doença, caso tenha sido causada por vírus e bactérias, ela ocorre de pessoa para pessoa, principalmente por meio de objetos contaminados como equipamentos oftálmicos, toalhas, travesseiros, lenços e copos. (Jornal de Notícias – Montes Claros)

Prefeitura arrecada a mais que em 2017

A Prefeitura de Uberaba arrecadou R$42,2 milhões em fevereiro deste ano. O resultado é 12,6% maior do que o montante registrado no mesmo período em 2017, quando R$37,5 milhões foram recolhidos pelos cofres municipais. O secretário municipal de Finanças, Wellington Fontes, posiciona que o desempenho foi puxado principalmente pelo ICMS. O repasse em fevereiro deste ano foi de R$15,89 milhões, enquanto no mesmo mês em 2017 o valor foi R$12,3 milhões. O FPM também apresentou alta no intervalo analisado. Conforme o relatório da Secretaria de Finanças, o município recebeu R$6,7 milhões do fundo em fevereiro deste ano. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Cefet tem trabalhos exibidos em SP

Alunos do Cefet de Varginha participaram dos dias 13 a 15 de março da 16ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, em São Paulo. Entre os 27 projetos de alunos de escolas mineiras, dois são de estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Cefet, Campus VIII de Varginha. O evento reúne, em São Paulo, estudantes de todo o país, para que apresentem trabalhos de pesquisa cientifica que desenvolvem em suas escolas. Participam as alunas Nycole Cunha de Mendonça e Sarah Evelyn Tiso Tana no trabalho “Aprendendo Química Orgânica Através de Aditivos Químicos Usados em Alimentos”. (Gazeta de Varginha)

Revisão de Plano de JF entra em votação

Oito anos após o fim da validade do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Juiz de Fora (PDDU) 2000/2010, um novo projeto parece, enfim, estar pronto para ser debatido e votado pelo plenário da Câmara, devendo aparecer na ordem do dia da sessão legislativa desta sexta-feira, 16. As discussões se darão em torno de um projeto de lei complementar (PLC) de autoria do Poder Executivo, que trata de Política de Desenvolvimento Urbano e Territorial, do Sistema Municipal de Planejamento do Território e da revisão do Plano Diretor. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Confirmado 1º caso de febre amarela em Divinópolis

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) recebeu, na terça-feira, 13, a confirmação do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES) do primeiro caso de febre amarela em Divinópolis. As informações são da Prefeitura. A suspeita, segundo a Semusa, é de que o paciente divinopolitano tenha contraído a doença na cidade de Macacos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Segundo a vigilância municipal, o caso foi acompanhado pela Superintendência Regional de Saúde (SRS), já que o paciente estava internado no Hospital Eduardo Menezes, em Belo Horizonte. ( Portal Agora – Divinópolis)

Hospital infantil volta a atender rede municipal

O Hospital Infantil Dom Bosco voltou a fazer atendimentos na manhã de hoje por meio de convênio com a Prefeitura de Uberlândia. O serviço estava suspenso desde a semana passada, o que pressionou ainda mais as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) com pediatria, conforme revelou o Diário de Uberlândia nesta quarta-feira, 14. O problema resolvido hoje, contudo, não foi o único pelo qual as partes tiveram que se entender, visto que repasses dos meses de novembro e dezembro de 2017 foram atrasados pelo Município e pagos apenas no último dia 8. (Diário de Uberlândia)

Produtores de Paraíso no Programa Rural

Sete agricultores familiares de São Sebastião do Paraíso conquistaram o benefício da aquisição da casa própria por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), que é integrado ao "Minha Casa Minha Vida Rural". O contrato que garantirá a construção dos imóveis familiares foi assinado na semana passada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro). "Foi um trabalho intenso que estamos realizando aqui na secretaria e que demandou empenho total das nossas equipes, ao longo de um ano, mas que agora temos a satisfação de ver concretizado", comenta a Secretária Yara de Lourdes Souza Borges. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)

15 de Março