16 de Novembro

UPA de Divinópolis normaliza atendimentos

O corpo clínico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto em Divinópolis concordou em normalizar os atendimentos nesta quarta-feira, 15, após a Prefeitura prometer pagar os salários atrasados. No dia anterior os profissionais passaram a atender apenas a casos considerados como de urgência e emergência, em forma de protesto contra os atrasos nos pagamentos. A decisão foi tomada durante a manhã, em uma reunião com os vereadores Renato Ferreira (PSDB) e Janete Aparecida (PSD) e o deputado federal Domingos Sávio (PSDB), que garantiu uma emenda de R$ 1 milhão para a UPA, que deverá ser liberada até o próximo dia 30. Como o repasse de R$ 500 mil do governo federal já foi depositado, o salário referente a agosto deverá ser pago até a próxima quarta-feira, 22. (Portal Agora – Divinópolis)

Ação marca implantação de 800 rampas

O prefeito, Sérgio Azevedo, fez a entrega simbólica de uma das 800 rampas de acessibilidades, que estão sendo implantas em Poços de Caldas, através da Secretaria de Projetos e Obras. A cerimônia, que aconteceu na manhã da terça-feira, 14, na Avenida Justino Ribeiro, no bairro Jardim dos Estados, faz parte da programação de aniversario de Poços. De acordo com Sérgio, não é uma inauguração, e sim um ato simbólico para marcar está ação que visa trazer mais conforto à população. Estiveram presentes na ação, representantes da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (ADEFIP), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), também os secretários de Projetos e Obras, Luís Cortezano; de Saúde, Carlos Mosconi e o adjunto, Flávio Lima e Silva; e os vereadores, Álvaro Cagnani e Ricardo Sabino. (A Folha Regional - Muzambinho)

UPedal Rock Beer é realizado em prol do HNSG

A UPedal Aventuras promove último domingo de novembro, 26, o UPedal Rock Beer, na Praça Dom Carmelo Motta, em Sete Lagoas. Shows, gastronomia, cerveja artesanal e rua de lazer para a criançada são algumas das atrações do evento, para quem não participará dos circuitos de Mountain Bike. Todos que participarem também estarão ajudando a Pediatria do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), que precisa passar por reforma, uma vez que continua com a mesma estrutura desde que foi criado o setor. Idealizado pelo educador físico Sávio Janssen, o UPedal Rock Beer é uma proposta que une atividade física, lazer e envolvimento social. O evento é marcado pela solidariedade ao Hospital Nossa Senhora das Graças. (Sete Dias – Sete Lagoas)

São Lourenço recebe Festival de Artes Cênicas

São Lourenço recebeu nos dias 09, 10 e 11 de novembro o Festival de Artes Cênicas, que buscou valorizar grupos teatrais do Sul de Minas e promover momentos de contemplação para os moradores e visitantes da cidade. O evento foi realizado no Centro de Convenções do Hotel Granada e a entrada do público foi gratuita. Durante os dois dias de evento estiveram presentes 7 grupos teatrais das cidades de Varginha, Itamonte, São Lourenço e Alfenas. Os espetáculos concorreram a premiações em 12 categorias, que contaram com a avaliação cautelosa e competente de Daniela Bacha, Lucas Marques e Zé Pedro Baroni. O evento é uma realização do ator, diretor e produtor Zé Pedro Baroni e para ser concretizado, o Festival contou com muitos apoiadores. (Correio do Papagaio – São Lourenço)

Hospital Regional realiza a primeira cirurgia

Hospital Regional José de Alencar realizou sua primeira cirurgia nesta terça-feira (14), conforme cronograma da implantação do hospital. O paciente foi transferido pela Central de Regulação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Benedito, com uma fratura no fêmur. Neste início de atividade do bloco cirúrgico, o foco será a clínica cirúrgica na ortopedia. Atualmente, o HR conta com uma média de 30 pacientes internados, esse número oscilando a cada dia, conforme recebem alta e novos pacientes chegam. De acordo com o superintendente do HR, Dr. Murilo Antônio Rocha, aos poucos os pacientes começarão a ser encaminhados até que sejam realizadas quatro cirurgias por dia, duas no período da manhã e duas à tarde. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Escola estadual de inclusão pode fechar

A única escola estadual especializada no atendimento a alunos com necessidades especiais em Uberlândia corre o risco de fechar as portas caso a política de educação inclusiva, que visa integrar estudantes com deficiências em escolas regulares, não seja flexibilizada ou ao menos revista pelo Governo do Estado. É o que constataram representantes da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A Escola Estadual de Educação Especial Novo Horizonte, em Uberlândia, atende hoje cerca de 250 alunos, sendo que 90% têm alguma deficiência intelectual ou múltipla (deficiência intelectual associada a outras dificuldades motoras). A unidade funciona em sistema compartilhado, com uma direção para o ensino fundamental e outra para o ensino médio, atendendo tanto o aluno regular quanto o especial. (Diário do Comércio – Uberlândia)

Obras paradas terão andamento retomado

O Governo Federal lançou na última quinta-feira, 9, o “Programa Avançar” que pretende retomar obras paradas nos últimos anos no país. Em Varginha são oito obras em parceria que serão terminadas até 31 de março de 2018. O site do programa lista também três obras de coberturas de quadras esportivas em escolas estaduais em convênio com o Governo Federal. Uma delas com 100% do aporte financeiro feito e 92% em obra iniciada em 2012. Outra, iniciada em 2014 tem previsão de término no ano que vem, com aportes de R$ 82.168,44. E uma terceira, iniciada em 2014, com apenas 40% concluída, também com previsão de aportes de R$ 82.168,44. Com cerca de 13% concluído, no site do programa consta ainda uma obra do programa Minha Casa Minha Vida, o Residencial Portal Jardim do Sol II, um investimento de R$ 42,8 milhões. (Gazeta de Varginha)