16 de Fevereiro

Fundo contemplará municípios norte-mineiros

A Secretaria de Política Agrícola autorizou o pagamento de benefícios relativos à safra 2017/ 2018 aos agricultores de 26 municípios do Norte de Minas, entre eles Montes Claros, que aderiram ao Programa Garantia-Safra. A Portaria publicada no Diário Oficial da União, na quinta-feira (14/2). A SPA informa que os pagamentos de benefícios seguem às condições vigentes na data de adesão do agricultor. Os pagamentos serão realizados a partir deste mês de fevereiro, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamento de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. (Jornal de Notícias – Montes Claros)

Ceasa de Caratinga movimentou R$105 mi

A comercialização da Central de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa), unidade de Caratinga, registrou resultados expressivos na comercialização do ano de 2018. O balanço aponta que foram comercializadas 58.772 toneladas de mercadorias em 2018, o que representou um volume financeiro de R$ 105 milhões. Já em 2017, o registro foi de 54.748 toneladas e uma cifra de R$ 98 milhões. (Diário de Caratinga)

Sindicato vai contra fi m da GM em Pouso Alegre

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pouso Alegre protocolou uma representação contra a proposta de extinguir a Guarda Municipal na cidade. O documento foi entregue à Procuradoria Geral de Justiça, em Belo Horizonte. Com alegação do sindicato de que o prefeito Rafael Simões (PSDB) comete crime de responsabilidade ao negar a execução da lei federal 10.322, de 2014, que criou o Estatuto Geral das Guardas. Na semana passada a Câmara aprovou uma emenda que possibilita a extinção da Guarda Civil na cidade. A aprovação, no entanto, ainda não determina o fim da guarda municipal. Uma nova votação está prevista para o dia 18 de fevereiro. (Correio do Sul – Varginha)

Zona Azul vigora em Patos de Minas

Começou a vigorar a cobrança obrigatória para o estacionamento rotativo Zona Azul em Patos de Minas. Motoristas que estacionarem em vagas sinalizadas sem a devida habilitação de créditos já poderão ser multados.Com o início da operação efetiva, usuários pedem alterações no sistema. O vereador Cabo Batista enviou ao Executivo Municipal, nesta semana, um ofício pedindo o cumprimento da Lei 6.007/08, que assegura aos idosos e portadores de deficiência a reserva de vagas nos estacionamentos públicos e privados no Município, com direito à gratuidade pelo prazo de duas horas. (Folha Patense)

MG ganhou 69 supermercados

O segmento supermercadista de Minas Gerais encerrou 2018 com 7.242 lojas em funcionamento, com a abertura de 69 unidades. As projeções da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) no início do ano eram de que 60 lojas seriam inauguradas. O que também superou as previsões foram os investimentos em expansão. A entidade previa que R$ 440 milhões seriam investidos ao longo de 2018 e o montante chegou a R$ 514 milhões. Houve crescimento também nas vendas em 2018. (Jornal de Uberaba)

Manhuaçu recompõe mais perdas

Em reunião realizada com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal, Jaime Ferreira, a prefeita Cici Magalhães anunciou a revisão de 3,43% e a recomposição salarial de 2,82%. Estas perdas salariais atingiram o patamar de 11,28%. Na ocasião, ficou definido que o acerto seria parcelado em quatro anos. A primeira recomposição ocorreu naquele mesmo ano (2017). A segunda foi devidamente liberada ano passado, e, agora, a terceira reposição com o percentual (2,82%) foi liberada já neste vencimento correspondente a janeiro. (Diário de Manhuaçu)

Acidentes com mortes caem na MG-050

A empresa responsável pelo Sistema MG-050/BR265/BR-491 apresentou balanço sobre o número de acidentes na estrada ao longo de 2018. De acordo com a concessionária, foi constatada a redução de 35% das ocorrências com vítimas fatais, na comparação com 2017. No geral, os índices caíram 4%. A organização credita esse resultado aos investimentos feitos nas rodovias, com ampliações de capacidade e melhorias como duplicações de pistas, implantações de terceiras faixas, correções de curvas e dispositivos de retorno, e também serviços de conservação rotineira.