COLUNA MG

17 de Maio

Rede de Notícias Sindijori MG

Caratinga e região na Rede de Alimentos

A Rede Brasileira de Bancos de Alimentos acaba de ser fortalecida. A partir de agora, 23 unidades de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo e Ceará estão integradas para garantir uma alimentação adequada à população e diminuir o desperdício de alimentos. O trabalho em conjunto faz parte da estratégia lançada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em 2016 para fortalecer a atuação dos bancos de alimentos em todo o país. Caratinga e os municípios de Entre Folhas, São Sebastião do Anta, Inhapim, Piedade de Caratinga, Ubaporanga, Vargem Alegre, Córrego Novo e Santa Rita de Minas estão na lista de adesão. (Diário de Caratinga)

Carne clandestina invade açougues em MOC

Cerca de 80% da carne comercializada em Montes Claros vem de abates clandestinos, denuncia o coordenador regional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Marco Túlio Pelaquim. A irregularidade põe em risco a população: o consumidor pode contrair doenças como cisticercose, tuberculose e brucelose. Para o coordenador do IMA, falta atitude da Vigilância Sanitária do município para que a população tenha acesso a produtos de qualidade. As informações já foram repassadas à Câmara Municipal. O vereador Sóter Magno (PP) cobrou, na tribuna do Legislativo, providências. Ele chamou atenção para a possibilidade de transmissão, ao consumidor, da brucelose, doença infecciosa também conhecida por mal de Bang. (O Norte de Minas – Montes Claros)

 

Araguari participa do Seminário Esportivo

No Estado de Minas Gerais, a Lei n°18.030/2009 dispõe sobre a distribuição da parcela da receita do produto da arrecadação do ICMS pertencente aos municípios. O critério “Esportes”, popularmente chamado de ICMS Esportivo, é um dos 18 estabelecidos por esta Lei; cada município participante recebe recursos de acordo com as atividades esportivas que realiza. O colaborador Agnaldo Daniel da Silva representou a secretaria de Esportes e Juventude de Araguari, no evento realizado na semana passada, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Na oportunidade, os participantes receberam informações acerca da implantação do conselho municipal de esportes e da adesão ao mecanismo da Seesp. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

 

Aumento do IPTU voltará à Câmara

O reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) voltará à pauta na Câmara de Divinópolis. De acordo com o diretor de comunicação da Prefeitura, Evandro Araújo, o projeto que assombrou Divinópolis no fim do ano passado será apresentado à imprensa em uma coletiva, ainda sem data definida. A proposta deverá ser apresentada junto com o novo organograma do Executivo nas próximas semanas. Araújo não informou detalhes do texto. Em novembro do ano passado, o Executivo protocolou na Câmara os projetos de nova planta genérica de valores do Município para fins do lançamento do IPTU para o exercício de 2018, e o que previa alíquotas de 0,30% para imóveis com o valor venal de até R$ 400 mil; de 0,40% para imóveis com o valor venal acima de R$ 400 mil e alíquota única de 0,40% para os territoriais (lotes). (Portal Agora – Divinópolis)

 

Banco de Leite Humano incentiva doação

O Banco de Leite Humano do Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism), em Uberaba, realizou esta semana, uma ação de conscientização para incentivar a doação de leite. Atualmente, o banco conta com 15 mulheres que realizam a doação e, na semana que vem, mais três vão aderir ao grupo, porém, o ideal seriam 30. No sábado, 19, é celebrado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. Sendo assim, todos os bancos de leite, de todo o mundo, estão promovendo ações durante esta semana para incentivar a doação. Quanto à atual situação, Marcia Alves Pereira disse que o estoque não é satisfatório, pois ainda não é possível atender toda a demanda do Hospital de Clínicas. (Jornal da Manhã – Uberaba)

 

OAB Manhuaçu quer agilizar alvarás

A diretoria da 54ª Subseção da OAB/MG encaminhou ofícios aos juízes das comarcas de Manhuaçu, Ipanema, Lajinha e Mutum solicitando prioridade e agilidade na liberação de valores depositados judicialmente, como forma de injetar recursos financeiros no comércio, aquecendo assim a economia de Manhuaçu e região. De acordo com o presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos, “no momento em que o poder público sinaliza fragilidade para o desenvolvimento da economia, e demonstra nitidamente não ter condições de avaliar até quando o crescimento do desemprego e o prolongamento da recessão poderá ocorrer em nosso país, torna-se imperioso que busquemos implementar, de maneira célere e efetiva, medidas que suavizem este desagradável ambiente de insegurança econômica”. (Diário de Manhuaçu)

 

Equipe da UPA visita Coletek

Em uma ação inédita, a UPA de Varginha – que completa 6 anos em junho – vai até à população trabalhar a prevenção de doenças. Nessa quarta-feira, dia 16, profissionais de saúde foram à empresa Coletek para reforçar a importância de lavar as mãos várias vezes ao dia e corretamente. Seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde – OMS, a UPA quer que as pessoas se habituem a higienizar as mãos com o objetivo de diminuir as infecções. Graças ao apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a Coletek aceitou prontamente essa iniciativa. (Gazeta de Varginha)

 

SL promove Semana Contra o Abuso

Vai até esta sexta-feira, 18, a realização, em Sete Lagoas, da "Semana Contra o Abuso Sexual de Menores". O dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Motivado pela data, o Município, por meio de sua Secretaria de Assistência Social, promove a semana de ações de conscientização para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade na busca da prevenção contra esses crimes. . (Sete Dias – Sete Lagoas)

Baixe o arquivo >>

© 2017 Folha da Manhã - Criado com o  Wix.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now