Rede de Notícias Sindijori MG

Alunos de medicina da Uemg paralisados

Estudantes do curso de medicina da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Unidade Passos, paralisaram suas atividades na tarde de ontem, quinta-feira, 16, em protesto contra o descaso da reitoria e da administração, em âmbito estadual, com o curso em Passos. De acordo com os alunos, a indiferença com o curso surgiu desde a sua implantação. Os protestantes destacaram que, mesmo com a intenção de manter aulas com qualidade por parte da coordenação, todas as demandas solicitadas à reitoria não recebiam resposta, sendo assim, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) retirou-se da coordenadoria. Para os alunos, a única maneira de chamar a atenção da reitoria, em Belo Horizonte, é com a paralisação das aulas (Folha da Manhã – Passos)

 

 

Secretários da região traçam ações

A Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) reuniu secretários de Desenvolvimento Social para a primeira reunião técnica do ano em Uberaba. A pauta inclui o planejamento de ações até 2021. A diretora administrativa da Amvale, Vanessa Faria, explicou que o objetivo do encontro era apresentar orientações técnicas na área de Assistência Social e articular estudos para o planejamento dos serviços, programas e projetos governamentais nos municípios da região. A diretora ressaltou ainda que as reuniões de planejamento são ferramentas para se organizar processos e gerar soluções para os problemas comuns enfrentados pelas prefeituras. (Jornal da Manhã – Uberaba)

 

Pegada Literária movimenta Flipoços

Abrindo o calendário brasileiro de festas literárias e com o tema “A Literatura & os Outros Saberes”, o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços, que ocorre entre os dias 28 de abril e 6 de maio, traz na programação desta 13ª edição oficinas, workshops e várias atrações que vão além do Espaço Cultural da Urca, onde acontecem algumas palestras e a feira de livros. As oficinas estão programadas para ocorrer a partir do dia 2 de maio, e as pessoas interessadas devem se inscrever antecipadamente. Estão confirmadas oficina de contos e de poesia e música com a escritora Kátia Pino, e a oficina “Mão em Mosaico”, com a escritora Fátima Coelho. (A Folha Regional – Muzambinho)

 

Recreio sanciona Lei de Estágios

Foi sancionada no dia 13 de março pelo prefeito de Recreio, José Maria Barros, a lei que dispõe sobre a contratação de estagiários na Prefeitura Municipal. O estágio poderá ser remunerado ou não. Se for remunerado, o estagiário terá uma bolsa-auxílio de meio salário mínimo, atualmente, R$ 477. Serão admitidos para a realização de estágio profissionalizante estudantes matriculados e com frequência efetiva em curso de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e nos anos finais do ensino fundamental na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. (Leopoldinense)

 

Cobrança de taxa de lixo terá alterações

O Ministério Público Estadual (MPE) recomendou que Prefeitura de Uberlândia e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) não façam a cobrança da taxa de coleta de lixo na conta de água, como estava previsto para acontecer neste ano. A recomendação partiu de uma representação feita pelo vereador Adriano Zago (MDB), que apontou uma série de problemas em um decreto do Executivo que regulamentava o lançamento e a arrecadação do tributo. De acordo com o pedido do legislador, o decreto 17.413, de dezembro de 2018, previa que a taxa de coleta seria recolhida por meio do Dmae, mas em um documento de cobrança único, o que aconteceria neste mês. (Diário de Uberlândia)

Faculdade auxilia população divinopolitana

Instituições de ensino superior que têm Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) prestam serviço de orientação gratuita para o preenchimento e entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF), que vai até abril. Em Divinópolis, o atendimento é feito na Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis de Divinópolis (Faced), de segunda a quinta-feira, das 17h30 às 19h. O núcleo é um projeto desenvolvido pela Receita Federal para auxiliar na qualificação de futuros profissionais dos cursos de ciências contábeis e de comércio exterior e a prestação de serviços fiscais a contribuintes, microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos. (Portal Agora – Divinópolis)

 

Shopping e UFJF promovem vacinação

O Shopping Jardim Norte vai promover mutirões de vacinação contra a febre amarela em horários alternativos. O objetivo é disponibilizar a vacina para os trabalhadores fora do horário comercial, durante a noite ou no horário de almoço. A ação teve início nesta sexta-feira, 16, e acontece também nos dias 19, 21, 22 e 23 de março. Os mutirões são resultado de parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora e o Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, para aumentar a cobertura vacinal no município. A imunização estará disponível para o público em geral, além de lojistas e funcionários. Podem se vacinar pessoas com idades entre 9 meses e 59 anos, que ainda não receberam nenhuma dose da vacina. A orientação da Secretaria de Saúde é que os interessados apresentem o cartão de vacinação. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Baixe o arquivo >>

COLUNA MG

17 de Março

© 2017 Folha da Manhã - Criado com o  Wix.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now