Alunos de medicina da Uemg paralisados

Estudantes do curso de medicina da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Unidade Passos, paralisaram suas atividades na tarde de ontem, quinta-feira, 16, em protesto contra o descaso da reitoria e da administração, em âmbito estadual, com o curso em Passos. De acordo com os alunos, a indiferença com o curso surgiu desde a sua implantação. Os protestantes destacaram que, mesmo com a intenção de manter aulas com qualidade por parte da coordenação, todas as demandas solicitadas à reitoria não recebiam resposta, sendo assim, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) retirou-se da coordenadoria. Para os alunos, a única maneira de chamar a atenção da reitoria, em Belo Horizonte, é com a paralisação das aulas (Folha da Manhã – Passos)

Secretários da região traçam ações

A Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) reuniu secretários de Desenvolvimento Social para a primeira reunião técnica do ano em Uberaba. A pauta inclui o planejamento de ações até 2021. A diretora administrativa da Amvale, Vanessa Faria, explicou que o objetivo do encontro era apresentar orientações técnicas na área de Assistência Social e articular estudos para o planejamento dos serviços, programas e projetos governamentais nos municípios da região. A diretora ressaltou ainda que as reuniões de planejamento são ferramentas para se organizar processos e gerar soluções para os problemas comuns enfrentados pelas prefeituras. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Pegada Literária movimenta Flipoços

Abrindo o calendário brasileiro de festas literárias e com o tema “A Literatura & os Outros Saberes”, o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços, que ocorre entre os dias 28 de abril e 6 de maio, traz na programação desta 13ª edição oficinas, workshops e várias atrações que vão além do Espaço Cultural da Urca, onde acontecem algumas palestras e a feira de livros. As oficinas estão programadas para ocorrer a partir do dia 2 de maio, e as pessoas interessadas devem se inscrever antecipadamente. Estão confirmadas oficina de contos e de poesia e música com a escritora Kátia Pino, e a oficina “Mão em Mosaico”, com a escritora Fátima Coelho. (A Folha Regional – Muzambinho)

Recreio sanciona Lei de Estágios

Foi sancionada no dia 13 de março pelo prefeito de Recreio, José Maria Barros, a lei que dispõe sobre a contratação de estagiários na Prefeitura Municipal. O estágio poderá ser remunerado ou não. Se for remunerado, o estagiário terá uma bolsa-auxílio de meio salário mínimo, atualmente, R$ 477. Serão admitidos para a realização de estágio profissionalizante estudantes matriculados e com frequência efetiva em curso de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e nos anos finais do ensino fundamental na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. (Leopoldinense)

Cobrança de taxa de lixo terá alterações

O Ministério Público Estadual (MPE) recomendou que Prefeitura de Uberlândia e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) não façam a cobrança da taxa de coleta de lixo na conta de água, como estava previsto para acontecer neste ano. A recomendação partiu de uma representação feita pelo vereador Adriano Zago (MDB), que apontou uma série de problemas em um decreto do Executivo que regulamentava o lançamento e a arrecadação do tributo. De acordo com o pedido do legislador, o decreto 17.413, de dezembro de 2018, previa que a taxa de coleta seria recolhida por meio do Dmae, mas em um documento de cobrança único, o que aconteceria neste mês. (Diário de Uberlândia)

Faculdade auxilia população divinopolitana

Instituições de ensino superior que têm Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) prestam serviço de orientação gratuita para o preenchimento e entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF), que vai até abril. Em Divinópolis, o atendimento é feito na Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis de Divinópolis (Faced), de segunda a quinta-feira, das 17h30 às 19h. O núcleo é um projeto desenvolvido pela Receita Federal para auxiliar na qualificação de futuros profissionais dos cursos de ciências contábeis e de comércio exterior e a prestação de serviços fiscais a contribuintes, microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos. (Portal Agora – Divinópolis)

Shopping e UFJF promovem vacinação

O Shopping Jardim Norte vai promover mutirões de vacinação contra a febre amarela em horários alternativos. O objetivo é disponibilizar a vacina para os trabalhadores fora do horário comercial, durante a noite ou no horário de almoço. A ação teve início nesta sexta-feira, 16, e acontece também nos dias 19, 21, 22 e 23 de março. Os mutirões são resultado de parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora e o Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, para aumentar a cobertura vacinal no município. A imunização estará disponível para o público em geral, além de lojistas e funcionários. Podem se vacinar pessoas com idades entre 9 meses e 59 anos, que ainda não receberam nenhuma dose da vacina. A orientação da Secretaria de Saúde é que os interessados apresentem o cartão de vacinação. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

17 de Março