COLUNA MG

17 de Julho

Rede de Notícias Sindijori MG
  1. Cerca de 2 mil empresas fecharam
    O Dia do Comerciante foi celebrado na quinta-feira, 16, em todo o Brasil. Mas, devido à pandemia do novo coronavírus que está impactando diretamente o setor, os motivos para uma comemoração são pequenos ou quase nulos já que muitas empresas estão decretando falência e fechando as portas. Embora ainda não haja números oficiais, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia estima que cerca de 2 mil empresas já fecharam na cidade desde o início da pandemia.
     

  2. Prefeitos saem do plano
    A Prefeitura de Sete Lagoas recebeu prefeitos e representantes de 24 cidades que fazem parte da microrregião que tem como referência em Saúde o município de Sete Lagoas. O tema do encontro foi uma decisão judicial que obriga os municípios a aderiram à onda verde do plano “Minas Consciente”, do Governo de Minas, permitindo somente o funcionamento de serviços essenciais. A intenção é fazer a coalizão de todos os gestores para exigir do Governo de Minas uma nova recolocação regional, já que os índices relacionados à Covid-19 são melhores, comparando com várias regiões do Estado. (Jornal Sete Dias – Sete Lagoas)
     

  3. Estado vai reparar filha de detento
    O Estado de Minas Gerais vai ter que indenizar a filha de um detento que foi morto dentro de uma penitenciária na Comarca de São Sebastião do Paraíso. A 6ª Câmara Cível do Tribunal de Minas Gerais confirmou a sentença que determinou o pagamento de R$ 50 mil por danos morais. Causa da morte foi edema cerebral, hematoma subdural (lesão de vasos sanguíneos cerebrais) e traumatismo craniano encefálico. De acordo com os autos, o preso foi vítima de homicídio pelos companheiros dentro da cela. (Jornal do Sudoeste – S. S. do Paraíso)
     

  4. Pacientes recebem visitas virtuais
    O Hospital São Carlos  de Lagoa da Prata comunicou que os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão recebendo “visitas” online, através de vídeo-chamadas dos familiares e amigos com os pacientes do hospital. A iniciativa partiu da equipe de psicologia da instituição. A psicóloga Carol Cássia destacou que os profissionais da instituição sempre estimaram pelas visitas presenciais, no entanto, devido a pandemia da covid-19 elas tiveram que ser intensificadas através das “visitas on-line”, pois além de fortalecer o vínculo dos pacientes com suas famílias. (Jornal da Cidade MG- Lagoa da Prata) 
     

  5. Criada a Comissão de Enfrentamento
    Dois atos oficiais, um Decreto e uma Portaria, do prefeito José Roberto de Oliveira criaram, regulamentaram as competências e nomearam os integrantes da Comissão de Enfrentamento, Prevenção e Acompanhamento da Ameaça do covid-19 do Município de Leopoldina, com competência extraordinária para acompanhar a evolução do quadro epidemiológico, além de adotar e fixar medidas de saúde pública necessárias para a prevenção e controle do contágio e o tratamento das pessoas afetadas. (Jornal Leopoldinense- Leopoldina) 
     

  6. Funepu apresenta sistema antifraude
    A Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), gestora das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município, lançou nesta semana mais uma novidade com foco na transparência dos processos desenvolvidos durante os atendimentos. Trata-se da criação de um novo modelo de atestado médico com a inclusão de QR Codes. A tecnologia, semelhante a de um código de barras, autentica o documento e também permite à empresas e empregadores a possibilidade de checarem a originalidade do mesmo. (Jornal de Uberaba) 
     

  7. Polícia inicia utilização de bafômetro  
    A Polícia Militar Rodoviária iniciou nesta semana a utilização do aparelho “Etilômetro Passivo” (bafômetro) em Teófilo Otoni e outras cidades da região, com objetivo de aumentar a fiscalização de motoristas embriagados e assim potencializar a segurança viária. Esse tipo de equipamento propicia vários benefícios para o Estado e para a sociedade, tendo em vista que ele reduz a quantidade de gastos com bicos do etilômetro convencional e desgaste deste aparelho, proporciona celeridade nas abordagens, além de evitar contato mais próximo do agente de trânsito com o condutor do veículo, fator importante nesse momento da pandemia do Coronavírus. (Diário Tribuna - Teófilo Otoni) 
     

  8. Equipamento para testagem é adquirido 
    A equipe do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 de Juruaia está trabalhando incansavelmente para controlar e amenizar a transmissão do vírus no município e todas as ações necessárias de acordo com o planejamento da equipe, têm sido realizadas pela administração municipal, através da Secretaria de Saúde. A administração municipal se empenhou na aquisição de um aparelho, o SD Biosensor, usado na testagem de pacientes com sintomas de coronavírus e com o resultado pronto em 30 minutos. (A Folha Regional- Muzambinho) 
     

  9. Adicional de insalubridade é aprovado 
    Os vereadores de Itabirito aprovaram Projeto de Lei que concede adicional de insalubridade para servidores municipais da Prefeitura atuantes no combate à Covid-19 (doença provocada pelo coronavírus). Servidores da saúde já recebem adicional de insalubridade por causa da pandemia. Agora, o benefício deve ser estendido a demais funcionários públicos municipais na mesma situação, isso se a lei for sancionada pelo prefeito. O PL já está nas mãos do Poder Executivo. Para ter direito ao benefício, o servidor será avaliado por um Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho. (Jornal O Liberal Net- Itabirito) 
     

© 2017 Folha da Manhã - Criado com o  Wix.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now